Lista de biografias e livros sobre: Pelé.

Lista de biografias e livros sobre Pele literatura e futebol leo lyra

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir todos os livros escritos por e sobre grandes personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores, e claro, valorizar aqueles que escrevem sobre o nosso esporte bretão!

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre futebol no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Edson Arantes do Nascimento, nascido em Três Corações-MG, dia vinte e três de outubro de 1940, mais conhecido como Pelé, é o maior atleta da história do futebol, e hoje, recebe dentre várias homenagens, em comemoração aos seus 80 anos, essa lista de livros publicados sobre ele!

Durante a sua longa carreira, vestiu apenas 3 camisas: Santos Futebol Clube, New York Cosmos (EUA) e seleção brasileira! Disputou quatro Copas do Mundo e levou o nome do Brasil para os 4 cantos do planeta, através do seu talento!

Durante a sua vitoriosa trajetória, o Rei conquistou: 6 Campeonatos Brasileiros Série A, 2 Copas Libertadores da América, 2 Copas Intercontinentais, 1 Recopa dos Campeões Intercontinentais, 10 Campeonatos Paulistas, 3 Torneios Rio–São Paulo, 1 North American Soccer League, além, claro, de 3 Copas do Mundo FIFA.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o Craque, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre o vida do Rei!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos grandes craques! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o Rei Pelé, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Pra frente, Brasil! Do Maracanazo aos mitos de Pelé e Garrincha, a dialética da ordem e da desordem (1950-1983).
capa do livro pra frente brasil do maracanazo aos mitos de pele e garrincha a dialetica da ordem e da desordem 1960 1983
Ano: 2018.
Autor:  Denaldo Alchorne de Souza.
Editora: Intermeios.
ISBN: 9788584991198.
Páginas: 320.
Sinopse: “Na Copa do Mundo da Suécia, em 1958, dois jogadores de futebol se consolidaram como mitos forjados pelos trabalhadores, numa espécie de síntese das diversas representações de identidade nacional que se confrontavam e coexistiam num mesmo contexto. Estamos falando dos mitos de Pelé e de Garrincha. A popularidade desses dois mitos não devia somente às suas excepcionalidades com a bola no pé ou por conta de seus inúmeros títulos conquistados. Devia também a postura que ambos tiveram com contexto social em que viveram após a Copa da Suécia até o início da década de 1980. Nesse período, os mitos de Pelé e Garrincha foram frutos de constantes lutas materiais e simbólicas efetivadas por diferentes atores sociais que buscavam o enquadramento ou o silenciamento dessas simbologias aos seus interesses político-ideológicos. Assim, o objetivo aqui proposto é estudar como o futebol e, particularmente, os mitos de Pelé e de Garrincha foram utilizados simbolicamente por diferentes atores sociais – com destaque para o Estado, a grande imprensa comercial e os trabalhadores – na construção da identidade nacional no Brasil.”.

– Pelé: A importância do futebol.
capa do livro pele a importancia do futebol
Ano: 2014.
Autores: Pelé e Brian Winter.
Editora: Realejo.
ISBN: 9788599905647.
Páginas: 224.
Sinopse: “Antes de Messi, antes de Ronaldo, antes de Beckham, o mundo do futebol conhecia sua estrela maior: Edson Arantes do Nascimento, ou, simplesmente, Pelé. E pela primeira vez, em lançamento mundial, ele explora sua visão muito particular de como o esporte que encanta a todos evoluiu desde 1950. Nas palavras do próprio Rei: Neste livro eu tento descrever algumas das mudanças incríveis que vi e os acontecimentos que tornaram a minha jornada possível. Também falo de como o futebol ajudou a fazer do mundo um lugar um pouco melhor, unindo comunidades e dando a crianças carentes, como eu mesmo, um objetivo na vida e um sentimento de orgulho. Esta não é uma biografia nem um livro de memórias tradicional, nem tudo que aconteceu na minha vida está nestas páginas. Em vez disso, tentei contar histórias que estão interligadas e que mostram como evoluí como uma pessoa, como um jogador e também mostram um pouco de como o futebol se desenvolveu pelo mundo. Para fazer este livro, eu me concentrei em cinco Copas do Mundo, começando com a Copa de 1950, realizada aqui, quando eu era só uma criancinha, e terminando com o evento que o Brasil volta a sediar mais uma vez, em 2014. Por diferentes motivos cada um desses torneios é um marco na minha vida.”.

– Os dez mais da Seleção Brasileira.
capa do livro os dez mais da selecao brasileira
Ano: 2014.
Autor: Roberto Sander.
Editora: Maquinária.
ISBN: 9788562063596.
Páginas: 144.
Sinopse: “Depois da edição dos livros dos principais clubes brasileiros, chegou a vez do livro mais aguardado da Coleção Ídolos Imortais. Em Os dez mais da Seleção Brasileira, o leitor conhecerá as glórias e dramas de dez craques inigualáveis que ajudaram o Brasil a construir a mística da famosa Amarelinha. Na verdade, alguns dos craques aqui focalizados são de um tempo em que o branco ainda era a cor da nossa camisa. Foram craques como Leônidas da Silva, o grande Diamante Negro, artilheiro da Copa de 1938. Além dele, desfilam pelo livro nomes como Pelé, Nilton Santos, Garrincha, Zico, Romário, Ronaldo, entre muitos outros gênios da bola.”.

– As joias do Rei Pelé.
capa do livro as joias do rei pele
Ano: 2013.
Autor:  Celso De Campos Jr.
Editora: Realejo.
ISBN: 9788599905623.
Páginas: 184.
Sinopse: “Existe apenas um grande rei, acima de tudo, acima de todos. Seu reinado é o planeta Terra, é o planeta bola, é o planeta em que somos seus fiéis súditos. Mas este rei é generoso. Todos fazemos parte de sua família real. E suas riquezas agora podem ser nossas riquezas. Em duas décadas de carreira, brilhando com as camisas do Santos, do New York Cosmos e da Seleção Brasileira, Pelé dividiu com os torcedores seu maior tesouro – as obras-primas do esporte que até hoje encantam fãs das mais diversas gerações nos cinco continentes. Há, contudo, um outro conjunto de relíquias que, tanto quanto os lances inesquecíveis, ajuda a contar a história do maior jogador de todos os tempos – mas que foi reunido e preservado, em grande parte, longe dos olhos dos admiradores. Abrangendo desde a década de 1940 até seus passos mais recentes, o acervo particular de Pelé é tão vasto, eclético e exclusivo quanto foi seu repertório dentro de campo. São peças de todos os tipos e tamanhos, vindas de todas as partes do globo, que refletem a importância do Atleta do Século não apenas na esfera esportiva, mas também política, econômica e social das nações. Neste livro, o leitor terá o privilégio de conhecer cerca de cento e cinquenta desses objetos, muitos deles trazidos a público pela primeira vez. Há troféus, medalhas, condecorações, cetros e coroas, como convém a um soberano. Mas estes não ficam nada a dever aos fragmentos da vida do plebeu: um velho rádio, uma rudimentar caixa de engraxate, uma enferrujada e solitária moeda. Porque a grandeza das joias deste rei não se mede em quilates – e sim na capacidade de arrebatar o coração dos súditos. Todo amante do esporte terá esta oportunidade única de conferir de perto um material exclusivo, nunca antes reunido em livro. São mais de 180 páginas de fotos inéditas, textos escritos pelo autor best-seller Celso de Campos Jr. e depoimentos do próprio Pelé, que fazem desta obra uma relíquia incomparável – e um presente perfeito para todas as idades.”.

– Os dez mais do Santos.
capa do livro os dez mais do santos
Ano: 2012.
Autor: Thiago Arantes.
Editora: Maquinária.
ISBN: 9788562063299.
Páginas: 184.
Sinopse: “Neste livro estão reunidas as histórias de dez ídolos que representam o que se considera o melhor que foi produzido pelo futebol brasileiro, desde Feitiço, passando por Pagão, Zito, Pepe, Pelé e Carlos Alberto Torres, até a geração de Robinho e Neymar. Ilustrado com fotos históricas e caricaturas dos ídolos do Peixe.”.

– Pelé 70.
capa do livro pele 70
Ano: 2010.
Autor: Vários Autores.
Editora: Realejo.
ISBN: 9788599905326.
Páginas: 160.
Sinopse: “Com ilustrações, esta obra bilíngue é uma homenagem à comemoração dos 70 anos de Pelé. Eleito o atleta do século, o ex-jogador de futebol completa 70 anos de vida no aniversário de 40 anos da conquista da Copa de 1970 no México. Sumário – A estrela que ilumina; Entre Ministros; Pelé, mito e astro pop; Pelé; O menino; O homem de branco; O dia em que virei santista; O Rei; Índice iconográfico; Créditos. A imagem da sobrecapa do livro foi desenvolvida em dez versões, contou Saad. Buscamos também uma narrativa diferente sobre o mito. O lado estético, é claro, também pesou, até porque o Pelé é um personagem que ajuda nisso, já que sempre mostrou uma perfeição nos movimentos”.

– Pelé: Minha vida em imagens – A trajetória do Rei do futebol em depoimento ilustrado por fotos raras e itens de colecionador.
capa do livro pele minha vida em imagens
Ano: 2010.
Autor: Pelé.
Editora: Cosac & Naify.
ISBN: 9788575038826.
Páginas: 150.
Sinopse: “Com um sincero depoimento autobiográfico, pontuado por mais de 70 imagens, entre raras e inéditas, o livro Pelé – minha vida em imagens condensa a narrativa mítica do garoto franzino de Três Corações que se transformou no maior jogador de futebol de todos os tempos. Em formato de scrapbook, o volume traz uma série de itens de colecionador que podem ser destacados e guardados pelo leitor, como ingressos dos principais jogos, o cartaz da Copa do Mundo de 1958, recortes de jornais da época e até um ofício da Casa Branca que trata da visita de Pelé ao presidente Nixon. As imagens são um espetáculo à parte e retratam lances memoráveis do jogador: a sequência do gol de número 1.000, o retrato de Pelé feito por Andy Warhol e o abraço no amigo Muhammad Ali na cerimônia de sua despedida definitiva do futebol. A edição traz ainda um apêndice que elenca todos os gols que Pelé marcou no decorrer da carreira, divididos por ano, data, time e adversário.”.

–  Os 11 maiores camisas 10 do futebol brasileiro.
capa do livro os 11 maiores camisas 10 do futebol brasileiro
Ano: 2010.
Autor: Marcelo Barreto.
Editora: Contexto.
ISBN:  9788572444644.
Páginas: 256.
Sinopse: “Quem é camisa 10 de verdade? Antes de mais nada, quem não é: grandes armadores como Didi e Gérson começavam sua tarefa lá atrás, não jogavam como Pelé ou Zico. Roberto Dinamite vestia a 10, mas era centroavante. Sócrates e Juninho Pernambucano atuavam um pouco mais atrás do que os autênticos camisas 10, enquanto Jairzinho, Edmundo e até Bebeto, talvez um pouco mais à frente… A conclusão é que camisa 10, por paradoxal que pareça, não é uma camisa, mas uma posição que é a cara do futebol brasileiro. Neste livro escrito com competência e paixão, Marcelo Barreto ousa listar aqueles que considera os 11 maiores dentre os maiores autênticos camisas 10: ninguém menos que Zizinho, Pelé, Ademir da Guia, Rivellino, Dirceu Lopes, Zico, Raí, Neto, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Não concorda? Quem sabe depois de ler o livro você venha a concordar.”.

– Pelé: Estrela negra em campos verdes.
capa do livro pele estrela negra em campos verdes
Ano: 2007.
Autora:  Angélica Basthi.
Editora: Garamond.
ISBN: 9788576171478.
Páginas: 196.
Sinopse: “Os dribles, as jogadas geniais, o enorme talento com a bola e os gols inesquecíveis fizeram de Pelé um mito. O menino pobre que nasceu Edson Arantes do Nascimento e era carinhosamente chamado de Dico na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, alçou voos inimagináveis para um garoto negro da época. Aqui, podemos acompanhar uma história de glórias, de alguém que brilhou intensamente como estrela negra em campos verdes, mas também uma história humana, de uma pessoa como todas as outras, com os altos e baixos que a vida impõe. Pelé enfrentou dificuldades de ordem econômica, familiar, afetiva. Teve problemas com os filhos, sofreu baques comerciais, viveu o fim de dois casamentos e alguns tórridos romances públicos. Saiu-se, como todo mundo, às vezes melhor, às vezes pior. Na média, uma trajetória digna e bonita, com alguns tropeços e muitas grandezas. Pelé é um personagem múltiplo e complexo, idolatrado por milhões de admiradores ao redor do mundo e profundamente brasileiro – sempre fiel ao menino negro que, ainda conhecido como Dico, saiu com a família de Três Corações para conquistar o mundo. É o que este livro relata, com graça e leveza, a partir de uma vasta e rigorosa pesquisa documental.”.

– Pelé: A autobiografia.
capa do livro pele a autobiografia
Ano: 2006.
Autor: Pelé.
Editora: Sextante.
ISBN: 9788575422243.
Páginas: 160.
Sinopse: “Pelé é o brasileiro mais conhecido do planeta, sem dúvida, mas quem conhece de verdade o Pelé? Neste livro, o maior jogador de futebol da história conta com sua própria voz, de forma simples como num bate-papo, um inacreditável conto de sucesso e transformação – de criança pobre a adulto milionário, das peladas com bola de meia nas ruas de Bauru às partidas épicas nos estádios mais glamorosos do mundo, de ladrão de amendoim a Cavaleiro condecorado pela Rainha, de ‘pestinha’ ajoelhado no milho a ministro de Estado – de homem a lenda. Mas nem só de triunfos é feita essa história. O leitor vai se surpreender ao descobrir que nenhum assunto é tabu para Pelé. Ele expõe suas angústias, inseguranças e erros, as brigas com João Havelange e o centroavante Ronaldo, a fama de chorão, o desencanto com a elite política brasileira, a religiosidade, o apego à família. Não deixa de comentar os casos extraconjugais que lhe deram filhos só reconhecidos mais tarde, nem foge da maior dor que já sentiu na vida – a prisão de seu filho Edinho por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas.”.

– Pelé: O Rei da bola.
capa do livro pele o rei da bola
Ano: 2006.
Autor: Maciel de Aguiar.
Editora: Memorial.
ISBN: 9788599257142.
Páginas: 191.
Sinopse: “Este livro procura retratar através de emocionantes crônicas em português, alemão e inglês a história de um dos maiores ídolos do futebol mundial: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, conhecido como O Rei do Futebol, entitulado O Atleta do Século XX.”.

– Manual de futebol: Dicas do Pelé – Manual Disney.
capa do livro manual de futebol dicas do pele
Ano: 2005.
Autor: .
Editora: Melhoramentos.
ISBN: 9788506035573.
Páginas: 120.
Sinopse: “O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo e este guia oferece a você a possibilidade de aprender todos os seus detalhes na companhia dos personagens Disney e do maior jogador de todos os tempos: Pelé. Com os conselhos do Rei, você vai melhorar sua técnica e sua habilidade no jogo em equipe. Você aprende e se diverte ao mesmo tempo.”.

– Pelé: O atleta do século.
capa do livro pele o atleta do seculo
Ano: 2000.
Autor (Organizador): Sérgio Xavier Filho.
Editora: Abril.
ISBN: 9788587710383.
Páginas: 216.
Sinopse: “O livro traz a biografia de Pelé, ricamente ilustrado com fotos coloridas e em preto e branco.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autor dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

Categorias Sem categoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close