Lista de biografias e livros de: Tostão.

Lista de biografias e livros de Tostao

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir todos os livros escritos por e sobre grandes personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores, e claro, valorizar aqueles que escrevem sobre o nosso esporte bretão!

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre futebol no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Eduardo Gonçalves de Andrade, mais conhecido como Tostão, nascido em Belo Horizonte-MG, dia vinte e cinco de janeiro de 1947, figura entre os maiores jogadores da história do Brasil,  e no pós carreira, tem igual destaque, como cronista esportivo.

Quando atleta profissional de futebol, Tostão, que estreou na temporada de 1962, pelo América Futebol Clube-MG, passou também pelo Cruzeiro Esporte Clube, onde fez história e figura entre os maiores jogadores da história celeste e pelo Club de Regatas Vasco da Gama, equipe em que atuava quando precocemente teve que abandonar os campos de futebol, por conta de um problema na retina.

Por muitos anos defendeu também a amarelinha, fazendo parte dos convocados para a Copa da Inglaterra em 1966 e do tri campeonato de 1970, no México, sendo titular de uma das, se não, a maior, seleção de todos os tempos.

Após a precoce aposentadoria, passou a atuar na área em que era graduado, medicina, e, anos depois, na década de 90, estreou como colunista e comentarista esportivo, se tornando também, um dos maiores nomes da crônica esportiva nacional, de todos os tempos. Um craque dentro e fora de campo!

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, escritos sobre e por ele, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida e trabalho dele!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos grandes personagens! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos (por ordem do ano de lançamento), escritos por e sobre o nosso querido Tostão, são:

– Analítica da Midiatização Esportiva: Estratégias discursivas das colunas/istas Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo de 2014 na Folha de S. Paulo.
capa do livro analitica da midiatizacao esportiva estrategias discursivas das colunas istas juca kfouri e tostao sobre a copa do mundo de 2014 na folha de s paulo
Ano: 2019.
Autor: Gilson Piber.
Editora: Appris.
ISBN: 9788547328603.
Páginas: 171.
Sinopse: “Esta obra examina a analítica da midiatização esportiva, por meio das estratégias discursivas das colunas redigidas por Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo de 2014 no jornal Folha de S.Paulo. O autor dimensiona a importância dos estudos sobre midiatização associada às diferentes práticas sociais que funcionam no âmbito da organização social e como ela afeta, especificamente, as práticas jornalísticas, de acordo com o trabalho de várias operações tecno-discursivas. Ainda enfatiza a coluna, que é uma das instâncias do ambiente do jornal, por meio do qual se dão também operações de midiatização do jornalismo. A análise resulta que a analítica ocorre em torno de marcas de enunciação e de estratégias discursivas, realizadas pelo trabalho das colunas/colunistas no complexo universo do jornalismo. Entende-se, portanto, a analítica da midiatização como modos de dizer, apontar e avaliar um determinado acontecimento na perspectiva e iniciativa de sujeitos. O livro volta-se para o interesse dos vorazes leitores das colunas. Nesse caso, o estudo do autor ajuda-os a elegerem pistas de como ler as colunas segundo outras “chaves de leitura”, que vão além dos preconceitos e das preferências pessoais, esportivas e clubísticas. Em segundo lugar, para leitores que estudam o funcionamento dos discursos sociais, como os de natureza jornalística, e que estão situados em diferentes “janelas” de disciplinas e áreas de conhecimentos. Especificamente, os pesquisadores, estudantes em comunicação e analistas das discursividades jornalísticas.”.

– Tostão: Tempos vividos, sonhados e perdidos.
tostao tempos vividos sonhados e perdidos
Ano: 2016.
Autor: Tostão.
Editora: Companhia das Letras.
ISBN: 9788535927917.
Páginas: 208.
Sinopse: “Um dos maiores jogadores de todos os tempos, Tostão foi sempre um ponto fora da curva no esporte brasileiro. Leitor voraz, médico e professor, é um dos poucos atletas que se dedicaram a refletir sobre o futebol. Seja como comentarista ou cronista, suas observações sempre foram muito além do desempenho deste ou daquele jogador. Em Tempos vividos, sonhados e Perdidos, Tostão revê as últimas seis décadas do futebol brasileiro à luz de uma vida dedicada a pensar o esporte. Mais do que uma autobiografia, o livro é um passeio pelos temas e ideias que Tostão cultivou, e dá ao leitor um acesso único não apenas ao jogador, mas também ao espectador, ao torcedor e ao fã.”.

– Tostão: A perfeição não existe: Paixão do futebol por um craque da crônica.
capa do livro tostao a perfeicao nao existe paixao do futebol por um craque da cronica
Ano: 2012.
Autor: Tostão.
Editora: Três Estrelas.
ISBN: 9788565339001.
Páginas: 288.
Sinopse: “Um dos melhores jogadores da história do futebol brasileiro, Tostão é também um mestre da crônica esportiva. A perfeição não existe reúne seus melhores textos ao longo de dez anos de atividade regular na imprensa. As crônicas rememoram os bastidores de várias Copas do Mundo e trazem histórias saborosas sobre Garrincha, Pelé, Gerson, Rivellino, João Saldanha, Zagallo, Romário e Maradona. Mas Tostão não é um saudosista. Observador atento do presente, ele fala sobre craques atuais, como Kaká, Pato e Neymar, e discute importantes questões relacionadas ao esporte, como o culto às celebridades, a violência nos estádios e o marketing. Em suas reflexões, Tostão não faz concessão aos clichês do discurso esportivo, que ele critica. Suas crônicas são escritas em linguagem clara, sofisticada e poética. A perfeição não existe – com prefácio de Juca Kfouri – interessa tanto aos fãs do futebol como a todos os amantes da crônica jornalística.”.

– Trocando os pés pelas mãos: O futebol e a vida nas crônicas de Tostão.
capa do livro trocando os pes pelas maos o futebol e a vida nas cronicas de tostao
Ano: 2010.
Autor: Gilson Yoshioka.
Editora: Maquinária.
ISBN: 9788562063190.
Páginas: 128.
Sinopse: “Uma viagem ao rico universo do ex-craque, do cidadão e do cronista Eduardo Gonçalves Andrade, o Tostão. Assim pode ser definido “Trocando os pés pelas mãos”. No livro, a personalidade reflexiva de Tostão é revelada através de opiniões singulares não só sobre o esporte, mas também sobre os mais variados temas do cotidiano. Com prefácio de Juca Kfouri e orelha de José Geraldo Couto, a obra traz o olhar sensível e inteligente de um cronista que sabe pensar, como poucos, o nosso tempo. Contém ainda o Dicionário Tostão de Futebol.”.

– Tostão: Lembranças, Opiniões, Reflexões sobre futebol.
capa do livro tostao lembrancas opinioes reflexoes sobre futebol
Ano: 1997.
Autor: Tostão.
Editora: DBA.
ISBN: 9788572340847.
Páginas: 166.
Sinopse: “Autobiografia onde o jogador, hoje médico e comentarista, relembra a infância e os anos em que atuou defendo a camisa da seleção brasileira e do Cruzeiro, de Belo Horizonte. O craque conta casos, fala sobre as atuações nas Copas e a escolha pela medicina após aposentar as chuteiras devido a problemas oculares. Faz, também, análises de jogadas e táticas de futebol. O craque e a bola. O craque e a medicina. O craque e as palavras. Neste livro, que vai além das memórias, Tostão relata, comenta, analisa, critica, se emociona, e mexe com o coração dos torcedores.”.

– O livro de Tostão.
capa do livro o livro de tostao
Ano: 1970.
Autores: Canôr Simões Coelho e Pedro Zamora.
Editora: Gol.
ISBN: Não encontrado.
Páginas: 132.
Sinopse: Não encontrada.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autor dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre o Cruzeiro:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close