Lista de biografias e livros sobre: Pep Guardiola.

lista de biografias e livros sobre pep guardiola

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir todos os livros escritos por e sobre grandes personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores, e claro, valorizar aqueles que escrevem sobre o nosso esporte bretão!

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre futebol no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Josep Guardiola i Sala, nascido em Santpedor – Espanha/Catalunha, dia dezoito de janeiro de 1971, figura entre os maiores jogadores da história da Espanha e da Catalunha, e surgiu profissionalmente para o futebol pelo Fútbol Club Barcelona, tanto como atleta, em 1990, quanto como técnico, em 2007 .

Como atleta, teve passagens pelo Futbol Club Barcelona, Brescia Calcio (Itália), Associazione Sportiva Roma (Itália), Al-Ahli Sports Club (Catar) e Club Social y Deportivo Dorados de Sinaloa (México), já como treinador, passou por: Fútbol Club Barcelona, Futball-Club Bayern München (Alemanha) e Manchester City Football Club (Inglaterra).

É impossível falar de Pep Guardiola sem passar pela sua trajetória como treinador do Barcelona, no ciclo 2008-2012, formando uma das maiores equipes, se não a maior, da história do futebol mundial. Campeões de tudo, marcaram toda uma geração com um estilo de jogo denominado Tiki-taka, que rendeu frutos inclusive na seleção espanhola, campeã da Eurocopa e da Copa do Mundo nesse período.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, escritos sobre e por ele, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida e trabalho dele!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos grandes treinadores! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos (por ordem do ano de lançamento), escritos por e sobre o nosso querido Pep Guardiola, são:

– Quero que minha equipe jogue como o F. C. Barcelona de Guardiola.
capa do livro quero que minha equipe jogue como o f c barcelona de guardiola
Ano: 2018.
Autor: Agustín Peraita Serra.
Editora: MCSports.
ISBN: 9788494727184.
Páginas: 148.
Sinopse: “Aproximação teórica ao ‘Modelo de Jogo’ e proposta metodológica para o desenvolvimento dos princípios condutores do jogo de posição que levou à prática o Fútbol Club Barcelona, dirigido por Guardiola na temporada 2009-2010. O livro fornece uma base teórica ao lado de orientações práticas para treinadores (mesmo que não tenham jogadores de elite como Lionel Messi, Xavi e Andrés Iniesta) para desenvolver o ‘jogo’ que Guardiola desenvolveu durante a segunda temporada no Barça. Incorporando uma discussão detalhada sobre o ‘Modelo de Jogo’, a periodização tática, as quatro fases do jogo, o jogo de posição e muito mais; é apresentado um quadro metodológico que pode ser usado para treinar quase qualquer equipe de futebol seja amador, semi-profissional ou profissional. Do prefacio de Vitor Frade ‘Aceder ao seu convite para prefaciar este seu ‘novo’ livro foi um prazer, dado que também para mim era um encantamento ver jogar o Barcelona de Guardiola. O que nos distingue como humanos não é recordar coisas, mesmo que até muitas, mas sim fazer nascer grandes coisas ou coisas grandes, o agrado é a dobrar’. Do posfácio de Paulo Calçade ‘Agustín Peraita nos convida a refletir, a mergulhar no conhecimento, nas estruturas e ferramentas que ajudaram a construir uma das mais emblemáticas equipes de futebol de todos os tempos, em que até o desequilíbrio do adversário é planejado'”.

– Barça: A construção e a trajetória do melhor FC Barcelona de todos os tempos.
capa do livro barca a construcao e a trajetoria do melhor fc barcelona de todos os tempos
Ano: 2018.
Autor: Graham Hunter.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214151.
Páginas: 320.
Sinopse: “O livro ‘Barça: A construção e a trajetória do melhor FC Barcelona de todos os tempos’ já se transformou em um clássico da literatura esportiva moderna. A obra conta a história da espetacular era Pep Guardiola no clube catalão – que entre 2008 e 2012 levou à conquista de inúmeros títulos e redefiniu o conceito de beleza no futebol –, partindo do inesquecível triunfo sobre o Manchester United, em Wembley, na final da Champions League de 2011. Desse ponto em diante, cada capítulo foca uma das grandes personalidades que construíram a equipe, numa narrativa que se desenvolve desde as origens mais remotas desse time inigualável, no final dos anos 1980, até a grande consagração em Londres. Pep Guardiola e seu mentor, Johan Cruyff, assim como Xavi, Iniesta e Lionel Messi, talvez o melhor jogador de futebol da história, tornam-se os protagonistas do relato e nos ajudam a compreender por que, naquele jogo de maio de 2011 em Wembley, o Barça encerrou de vez o debate sobre qual seria a melhor equipe do mundo na época, iniciando então outra discussão: seria aquele o melhor time de futebol de todos os tempos?”.

– Pep Guardiola: A evolução.
capa do livro guardiola a evolucao
Ano: 2017.
Autor: Martí Perarnau.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214120.
Páginas: 440.
Sinopse: “Na Alemanha, Guardiola viveu uma metamorfose que o transformou em numerosos aspectos. Enquanto conservou suas características fundamentais (o jogo de posição como modelo e a competitividade insaciável como motor), ele incorporou novos traços durante a experiência em Munique. Esta obra é uma peça singular no universo dos livros sobre futebol. Animado pelo atrevimento do próprio Guardiola, Martí Perarnau propõe uma narração “livre”, que flui do presente ao passado e se detém em reflexões, pessoas ou momentos significativos da trajetória de Pep. Do restaurante vazio após a dolorosa eliminação para o Atlético de Madrid – na que foi considerada a melhor atuação da era alemã de Guardiola – a como se ensaia um escanteio, a carta de um torcedor, a meticulosa descrição da virada sobre a Juventus ou o carinho com que o Bayern se despediu do técnico. Com crônicas, análises, dados, encontros, reflexões e entrevistas, Martí Perarnau compõe seu mosaico particular, que funciona como um bloco sólido e configura um meticuloso retrato do homem que o inspirou.”.

– Guardiola Confidencial: Um ano dentro do Bayern de Munique acompanhando de perto o técnico que mudou o futebol para sempre.
capa do livro guardiola confidencial um ano dentro do bayern de munique acompanhando de perto o tecnico que mudou o futebol para sempre
Ano: 2015.
Autor: Martí Perarnau.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214007.
Páginas: 416.
Sinopse: “Josep Guadiola i Sala, ou simplesmente Pep Guardiola, o nome que o futebol consagrou, é o personagem central do livro. Artífice ideológico, como treinador, de um tipo de jogo plástico, vencedor e revolucionário, Pep deixou o Barcelona, onde conquistara todos os títulos possíves, para se lançar em um novo projeto profissional no Bayern de Munique, outro gigante do futebol europeu. E para escrever sobre ele, o jornalista Martí Perarnau acompanhou durante um ano o dia a dia do novo comandante do Bayern. Perarnau obteve do próprio Guardiola permissão para compartilhar o vestiário com os atletas, seguir de perto todos os passos do técnico e detalhar uma temporada inteira do catalão no comando do clube. Estava lançado o desafio a Martí: decifrar a personalidade de Pep Guardiola, o técnico que deu ao Barcelona os melhores anos de sua história. O autor soube aproveitar o acesso livre – sem precedentes! – aos bastidores de um dos maiores clubes de futebol do mundo. Observou de perto um personagem apaixonado pelo futebol, meticuloso e obsessivo em sua busca pela perfeição. Pôde conhecer melhor também as ideias e conceitos de jogo fundamentais para o técnico, desfazendo ao longo da obra uma série de clichês que rodeiam a figura de Guardiola. Em artigo escrito para o jornal The Guardian, Perarnau descreve a personalidade de um técnico ao mesmo tempo racional e extremamente emocional.”.

– Barcelona: O melhor futebol do mundo e o superado futebol brasileiro.
capa do livro barcelona o melhor futebol do mundo e o superado futebol brasileiro
Ano: 2012.
Autor: Costa Machado.
Editora: Minha Editora.
ISBN: 9788578680800.
Páginas: 96.
Sinopse: “Em uma análise abrangente, Costa Machado focaliza o universo do esporte mais amado do Brasil: o futebol. Santista desde criança, mas encantado pelo estilo de jogo do clube espanhol Barcelona, ele elucida de forma clara e objetiva a estratégia tática coletiva do time catalão e a importância desse novo estilo de jogo para a evolução do esporte. Ao longo do livro, o autor enfatiza as principais características que o fizeram considerar o Barcelona como o melhor time do mundo: qualidade e eficácia no passe; posse de bola absoluta (em torno de 70% por jogo); goleiros e zagueiros tão habilidosos quanto os laterais, volantes, meio-campistas e atacantes; toques curtos (4 a 5 metros) e repetidos; boa distribuição e ocupação do campo: os jogadores, como em um sistema de rodízio, fazem a bola correr de um lado para o outro, com a permanente perspectiva de ela sempre voltar ao ponto de origem; treinamento com foco em situações reais de jogo; retomada da bola, via marcação por pressão.”

– O Barça: todos os segredos do melhor time do mundo.
capa do livro o barca todos os segredos do melhor time do mundo
Ano: 2012.
Autor: Sandro Modeo.
Editora: QualityMark.
ISBN: 9788541400107.
Páginas: 208.
Sinopse: “Esta é uma obra que possibilita a todos apreciadores do bom futebol entender a qualidade do Barça, através de outras perspectivas, que passam despercebidas durante o dia-a-dia. é um excelente presente para treinadores, professores, jornalistas e fãs desta modalidade esportiva! O livro narra, com propriedade e precisão, a trajetória do Barcelona através de um olhar científico. Nele, o autor, além de contar a história do time – enaltecendo as técnicas e táticas de jogo, faz uma analogia entre a Física e o Barcelona de Guardiola. Ele também explora os aspectos da biologia evolucionista e do comportamento das bactérias como importante influência nas táticas dos jogadores durante uma partida de futebol.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autor dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre o Barcelona:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close