Fala, galera!
Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir as principais biografias nacionais e internacionais sobre personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.
Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, nascido em Belém-PA, dia dezenove de fevereiro de 1954, figura entre os maiores atletas da história do Botafogo Futebol Clube-SP, Sport Club Corinthians Paulista e seleção brasileira.
Tricampeão paulista, camisa 8 e a faixa em praticamente todas as equipes por onde atuou, e também na equipe de atletas leitores do Literatura & Futebol, onde foi humildemente homenageado por esse que vos escreve, o Doutor, sempre foi um atleta a frente do seu tempo, dentro, e principalmente, fora de campo, onde marcou o seu gol mais bonito, junto com os também ex jogadores Casagrande, Wladimir, entre outros: a Democracia Corinthiana. E ah: é o irmão mais velho do também ex atleta e craque: Raí!
Recheada de boas histórias, a sua vida sempre foi marcada por muitas noitadas, pela medicina, atividades políticas e claro, pelo seu destaque em campo, principalmente o marcante passe de calcanhar. Logo, é um personagem que é prato cheio para biografias, e não a toa, já tem livros escritos sobre ele nas mais diversas línguas.
Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o Craque, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida do nosso craque!
Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos grandes atletas! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!
Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o saudoso Magrão, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:
– As crônicas do Bailarino.
Ano: 2019.
Autor: Rafael Morais.
Editora: Primeiro Lugar.
ISBN: 9788554858094.
Páginas: 128.
Sinopse: “Já dizia o Bailarino: jornalista esportivo bom é o que sabe explicar em detalhes que o futebol se confunde com a identidade e a alma do brasileiro. É o que vai além das análises das pranchetas, além dos sistemas táticos. Em “As crônicas do Bailarino” é assim. No livro, Rafael Morais serve ao jornalismo esportivo com um olhar diferenciado, além do horizonte limitado de um campo de futebol. As crônicas selecionadas abordam o futebol além do jogo, além do placar. Textos e temas que extrapolam os limites das quatros linhas. E com uma pitada especial. No livro, Rafael dialoga com um personagem um tanto quanto polêmico, um Bailarino, magro, barbudo, de pés pequenos, opiniões e personalidade fortes. Seja bem vindo! Sinta-se convidado a passear pelas crônicas do Bailarino e desvendar os mistérios desse universo literário, infinito de possibilidades.”.
– Sócrates Eterno.
Ano: 2017.
Autora: Kátia Bagnarelli.
Editora: BB.
ISBN: 9788562716652.
Páginas: 205.
Sinopse: “Livro Sócrates Eterno, uma publicação que apresenta um pouco da história desse Grande ídolo do Brasil, Sócrates. Relatos sobre suas visões, opiniões de diversos assuntos como política, futebol e sua vida ao lado de sua fiel companheira Kátia, que viveu ao seu lado até seus últimos dias de vida, contados para a mesma, a fim de que sua vida fosse eternizada em biografia. O livro apresenta suas histórias como se o Dr. Sócrates estivesse conversando com o leitor. Essa publicação contém depoimentos de celebridades, ex jogadores que tiveram a honra de conhecer esse ídolo, tais como: Cruyff, Ronaldo Fenômeno, Neto, Dinei, Casagrande, Zenon, Fagner, além de professores de uma escola que chama-se Sócrates, as meninas Campeãs da Libertadores Feminina 2017 Invicta pelo Corinthians e muito mais. Uma obra escrita para deixar viva a memória desse Eterno ídolo do Brasil.”.
– Sócrates & Casagrande: Uma história de amor.
Ano: 2016.
Autores: Casagrande e Gilvan Ribeiro.
Editora: Globo Livros.
ISBN: 9788525061768.
Páginas: 392.
Sinopse: “O comentarista Walter Casagrande Júnior e o jornalista esportivo Gilvan Ribeiro assinam juntos Sócrates & Casagrande – Uma história de amor, lançamento da Globo Livros que revela memórias da amizade entre dois dos maiores craques do Corinthians. Com passagens emocionantes sobre a relação de cumplicidade da dupla, o livro nasceu do desejo impetuoso de Casagrande de criar um espaço em que pudesse conversar com Sócrates como nos velhos tempos – ocasião em que declararia seu amor e também acertaria contas com o amigo, falecido em 2011. Voltado não só para o torcedor Corinthiano, mas para todos os amantes do futebol e interessados na história brasileira recente, o livro relata o envolvimento de Sócrates e Casagrande em episódios fundamentais como a Democracia Corinthiana e a campanha das Diretas Já. A obra traz também detalhes inéditos e reveladores sobre o envolvimento dos astros do Timão com a boemia, os vícios e os amores, e a existência de um possível filho de Sócrates. Raras exceções no mundo do futebol, Casão e Magrão eram jogadores preocupados com questões sociais e políticas. Além de participarem da luta contra a ditadura militar, os jogadores enfrentaram com coragem o autoritarismo dos clubes. Apoiavam um ao outro, também, nos problemas sofridos devido ao abuso de álcool, por Sócrates, e de drogas, por Casagrande. Construído a partir da percepção dos autores em relação à personalidade do Doutor, o último capítulo traz um diálogo fictício de Casagrande com o espírito de Sócrates. A conversa aborda a relação de amizade, as divergências, traumas, sonhos, vida após a morte e assuntos da atualidade. O livro tem como ponto de partida o desespero de Casagrande ao saber que o amigo, com quem havia rompido havia alguns anos, estava na UTI. Era grande a preocupação com a saúde de Sócrates, mas o risco de não poder mais dizer a ele o quanto o amava o fez enfrentar todos os obstáculos para conseguir se reconciliar a tempo com seu ídolo e parceiro. O reencontro, porém, não foi suficiente para amenizar a marca deixada em Casão pelo tempo em que ficaram afastados, após inúmeras tentativas de amigos em aproximá-los. Agora, ele o expressa em livro, que conta com prefácio do escritor Marcelo Rubens Paiva e um caderno repleto de imagens da dupla dentro e fora dos campos.”.
– Sócrates: A história e as histórias do jogador mais original do futebol brasileiro.
Ano: 2014.
Autor: Tom Cardoso.
Editora: Objetiva.
ISBN: 9788539006212.
Páginas: 248.
Sinopse: “Ídolo do Corinthians, capitão da mítica Seleção da Copa de 82, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira deixou sua marca também fora dos gramados. O futebol era pequeno demais para a grandeza de suas ideias, e ele se engajou intensamente na vida pública do país. Idealista e rebelde, o meio-campista genial que desafiava as autoridades e incomodava os cartolas carregava no nome a paixão pelo Brasil, que se viu refletida na participação ativa na campanha das Diretas Já. Formado em Medicina, foi, ao lado de nomes como Wladimir e Casagrande, um dos líderes da Democracia Corintiana, movimento com repercussões políticas, esportivas, sociais e culturais. Filho mais velho de um vendedor de rapadura apaixonado por filosofia grega, Sócrates queria mexer com as estruturas do país. Em campo, o ritmo de jogo cadenciado, a calma, a elegância e o temperamento frio atraíam admiradores e críticos. Fora dos gramados, a coerência, a postura contestadora, a transparência e as posições firmes igualmente conquistavam entusiastas e desafetos. Revelado no Botafogo de Ribeirão Preto, consagrou-se no Corinthians, por onde foi bicampeão paulista em 1982 e 1983. Formou com Palhinha, primeiro, e Casagrande, mais tarde, parcerias inesquecíveis. Avesso às convenções, viveu uma vida de excessos, coerente com a maneira como gostaria de ser lembrado: ‘Se tivesse me dedicado mais, não seria uma pessoa tão completa como sou agora’.”.
– Sócrates Brasileiro: Minha vida ao lado do maior torcedor do Brasil.
Ano: 2013.
Autoras: Kátia Bagnarelli e Regina Echeverria.
Editora: Prumo.
ISBN: 9788579273001.
Páginas: 240.
Sinopse: “Narrado pela esposa de Sócrates, ´Sócrates Brasileiro – Tudo que vivi com o maior torcedor do Brasil´ é um relato dos últimos anos de vida de um dos maiores e mais polêmicos jogadores de futebol brasileiro. Nesta obra o leitor encontrará também suas histórias, com opiniões sobre a democracia corintiana, a Copa de 1982, a CBF, as torcidas organizadas, as políticas de governo entre outras.”.
– Sócrates, Brasileiro: As crônicas do Doutor em Carta Capital.
Ano: 2012.
Autor: Sócrates.
Editora: Confiança.
ISBN: 9788599733028.
Páginas: 212.
Sinopse: “Livro Sócrates Brasileiro: As Crônicas do Doutor em Carta Capital, uma publicação que reúne crônicas do médico e jogador de futebol publicadas na revista Carta Capital. São oito capítulos, compostos por 87 textos de Sócrates escritos para a revista por mais de dez anos, além de uma entrevista concedida à Carta Capital. O Doutor Sócrates escreveu seu primeiro artigo para a revista em 2001, exprimiu regularmente suas ideias e posições que, desde o primeiro texto, ocuparam um espaço único na revista. Nos textos, Sócrates falava sobre futebol, mas não deixava de tratar outros temas e questões políticas que permeiam o esporte, sempre com seu estilo próprio de escrita. Afonsinho diz que desde que conheceu Sócrates, quando jogava pelo XV de Jaú, e o doutor pelo Botafogo de Ribeirão Preto, um traço da personalidade dele chamou sua atenção e fez com ele tivesse a sua admiração.”.
– A Democracia Corinthiana: Práticas de liberdade no futebol brasileiro.
Ano: 2009.
Autor: José Paulo Florenzano.
Editora: EDUC FAPESP.
ISBN: 9788528303933.
Páginas: 509.
Sinopse: “A divisa do futebol-força pode ser identificada na crítica de Ferruccio Valcarregio, então treinador da Fiorentina, às atuações de Sócrates no campeonato italiano: “Precisamos de um jogador que corra e não que pense”. Ao contrário, porém, dessa concepção que pretende desvincular o ato de jogar do ato de pensar e reduzir o trabalhador da bola à condição de mero comandado dos especialistas que o cercam e dirigem, o projeto da Democracia Corinthiana empreende a luta para reconciliar corpo e alma, religar o atleta ao cidadão, reunir a dimensão estética do futebol-arte à dimensão ética do futebol como prática de liberdade.”.
– Democracia Corintiana: A utopia em jogo.
Ano: 2002.
Autores: Sócrates e Ricardo Gozzi.
Editora: Boitempo.
ISBN: 9788575590218.
Páginas: 184.
Sinopse: “Em 1982, após dezoito anos de ditadura e décadas de mandonismo nos esportes, o Parque São Jorge, sede do Corinthians, respirou ares de liberdade. Uma experiência liderada por Sócrates, diversos outros jogadores e a diretoria do clube tornou-se a grande novidade futebolística do ano: a Democracia Corintiana. Ao se completarem os vinte anos daquela que foi a mais importante mobilização de atletas na história do futebol brasileiro, a experiência ganha o seu primeiro registro literário. Escrito a quatro mãos por Sócrates e Ricardo Gozzi, Democracia Corintiana resgata os eventos em torno de um movimento que mesclou aspectos políticos, sociais, culturais e esportivos. Enquanto Sócrates recuperou suas memórias do Corinthians democrático, Gozzi tratou de pesquisar o contexto histórico do movimento e entrevistar seus mais destacados protagonistas para montar este livro repleto de histórias surpreendentes. Em sintonia fina com o período de abertura política vivido no Brasil no início da década de 1980, a Democracia Corintiana atraiu simpatizantes e detratores. Duas décadas depois, ainda é um assunto debatido com paixão nas rodas de futebol. Mais que um resgate histórico, este livro mostra ser possível romper com o atual modelo retrógrado e corrupto do futebol brasileiro para, enfim, moralizá-lo. Democracia corintiana: a utopia em jogo inclui um conjunto de fotos em cores e em preto e branco de Sócrates e outros participantes do modelo democrático de gestão do futebol.”.
P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:
literaturaefutebol@outlook.com.br
ou uma mensagem no WhatsApp para:
(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.
P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.
2 comentários em “Lista de biografias sobre: Doutor Sócrates.”