Lista de livros sobre: Democracia Corinthiana.

lista de livros democracia corinthiana

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

A Democracia Corinthiana foi um movimento revolucionário dentro do futebol e da sociedade brasileira, que surgiu na década de 1980 no Sport Clube Corinthians Paulista, em plena ditadura militar.

Liderado pelos atletas: Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon; e pelos dirigentes: Waldemar Pires, Adilson Monteiro Alves e Washington Olivetto, além do apoio e influência de outras personalidades importantes da época, como o jornalista Juca Kfouri.

A principal novidade que o movimento trouxe para o contexto esportivo foi o da democratização das decisões através de votações em que todos participavam e cada voto tinha o mesmo peso, independentemente da função do profissional no clube e da decisão a ser tomada, dentre as mais famosas: concentração apenas para os atletas solteiros, o consumo de bebida alcóolicas em público e a autorização de manifestações e opiniões políticas.

O time foi pioneiro em muitas coisas nesta época, dentre elas estampar frases de cunho político e pró democracia nas suas camisas e em faixas que os jogadores entravam em campo segurando. Algumas das mais famosas foram: “Ganhar ou perder: Mas sempre com democracia”, “Democracia Corinthiana” e “Dia 15 vote”. Com o avanço das manifestações e dos movimentos sociais, ganharam ainda mais visibilidade e notoriedade, contribuindo e muito para a redemocratização do país.

Essa nova configuração de gestão deu frutos fora e dentro de campo, com a equipe sendo semifinalista do Campeonato Brasileiro e conquistando o bicampeonato Paulista seguido de 1982 e 1983, além de retorno financeiro, ajudando a equilibrar as contas do clube.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a Democracia Corinthiana!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre a história do esporte bretão! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre a Democracia Corinthiana, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– O Acontecimento Democracia Corinthiana.
capa do livro o acontecimento democracia corinthiana
Ano: 2017.
Autor: Vitor Martins Regis.
Editora: IHGES.
ISBN: 9788588529793.
Páginas: 201.
Sinopse: “Cartografando estratégias de resistência ao modo de subjetivação capitalístico por meio do plano das práticas esportivas.”.

– A Democracia Corinthiana: Práticas de liberdade no futebol brasileiro.
capa do livro a democracia corinthiana praticas de liberdade no futebol brasileiro
Ano: 2009.
Autor: José Paulo Florenzano.
Editora: EDUC FAPESP.
ISBN: 9788528303933.
Páginas: 509.
Sinopse: “A divisa do futebol-força pode ser identificada na crítica de Ferruccio Valcarregio, então treinador da Fiorentina, às atuações de Sócrates no campeonato italiano: “Precisamos de um jogador que corra e não que pense”. Ao contrário, porém, dessa concepção que pretende desvincular o ato de jogar do ato de pensar e reduzir o trabalhador da bola à condição de mero comandado dos especialistas que o cercam e dirigem, o projeto da Democracia Corinthiana empreende a luta para reconciliar corpo e alma, religar o atleta ao cidadão, reunir a dimensão estética do futebol-arte à dimensão ética do futebol como prática de liberdade.”.

– Democracia Corintiana: A utopia em jogo.
capa do livro democracia corintiana a utopia em jogo
Ano: 2002.
Autores: Sócrates e Ricardo Gozzi.
Editora: Boitempo.
ISBN: 9788575590218.
Páginas: 184.
Sinopse: “Em 1982, após dezoito anos de ditadura e décadas de mandonismo nos esportes, o Parque São Jorge, sede do Corinthians, respirou ares de liberdade. Uma experiência liderada por Sócrates, diversos outros jogadores e a diretoria do clube tornou-se a grande novidade futebolística do ano: a Democracia Corintiana. Ao se completarem os vinte anos daquela que foi a mais importante mobilização de atletas na história do futebol brasileiro, a experiência ganha o seu primeiro registro literário. Escrito a quatro mãos por Sócrates e Ricardo Gozzi, Democracia Corintiana resgata os eventos em torno de um movimento que mesclou aspectos políticos, sociais, culturais e esportivos. Enquanto Sócrates recuperou suas memórias do Corinthians democrático, Gozzi tratou de pesquisar o contexto histórico do movimento e entrevistar seus mais destacados protagonistas para montar este livro repleto de histórias surpreendentes. Em sintonia fina com o período de abertura política vivido no Brasil no início da década de 1980, a Democracia Corintiana atraiu simpatizantes e detratores. Duas décadas depois, ainda é um assunto debatido com paixão nas rodas de futebol. Mais que um resgate histórico, este livro mostra ser possível romper com o atual modelo retrógrado e corrupto do futebol brasileiro para, enfim, moralizá-lo. Democracia corintiana: a utopia em jogo inclui um conjunto de fotos em cores e em preto e branco de Sócrates e outros participantes do modelo democrático de gestão do futebol.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre o Doutor Sócrates:

Clique aqui!

P.P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre o Corinthians:

Clique aqui!

P.P.P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre o Walter Casagrande:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close