Ano de publicação: 2020. Autor: Emmanuel Mirdad. Editora: Penalux. ISBN: 9786558620112. Páginas: 322. Sinopse: “O romance parte-se da simbologia de uma árvore sagrada engolindo as próprias raízes para conceber um universo peculiar: nada existe em consciência; tudo existe em herança antepassada. O insondável habita personagens impelidos a cumprir suas jornadas sem ter acesso à regência de suas vidas, dedicando-se ao destino que acreditam ter escolhido, porém alheios à ilusão do livre-arbítrio. Em contínua transposição metafísica entre a costa africana e cidades interioranas da Bahia, uma ancestralidade intocável realiza um feito extraordinário em um simples campeonato de futebol amador. Entretanto, é nesse ambiente de aparente frivolidade que se expõe, em alta voltagem, as entranhas da natureza humana: disputas por território, narrativas e micro poderes que remontam à formação da identidade brasileira e à origem da riqueza das elites que exalam hipocrisia. Além disso, há o vigor feminino em confronto com estruturas arcaicas que insistem em inviabilizá-lo. Contudo, trata-se de um livro cuja segunda leitura talvez permita a exploração de sutilezas que flertam com a epifania. Para só então compreender-se a óbvia onipresença do sagrado, por mais que tenha permanecido oculto”.
A indicação de hoje vai para um romance que levou cerca de 8 anos para ser finalizado, com 19 versões anteriores, já teve outros 14 títulos, e que, ainda incompleto, foi um dos 10 finalistas do prêmio Cepe Nacional de Literatura 2017!
Para aqueles que não conhecem o cenário esportivo baiano, é uma ótima oportunidade de conhecer o Campeonato Intermunicipal, que todos os anos movimenta dezenas de cidades pelo interior do estado, e para aqueles que já conhecem, é uma ótima pedida para se deliciar com a divertida história do goleiro Montanha, que não toma gol nem nos treinos!
O autor, Emmanuel Mirdad, é meu conterrâneo, nascido em Salvador, jornalista, escritor, produtor cultural, compositor, rockeiro, blogueiro, criador e coordenador geral da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica)!
Lançado em 2020 pela editora Penalux, são 322 páginas, com um diferencial muito legal no final: as 4 últimas são dedicadas aos títulos dos livros que ajudaram a inspirar a obra, e que tem, claro, a indicação mais que recomendada, também!
Vamos por mais!
Para aquisição da obra, entre em contato via WhatsApp:
(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.
P.S.: Aproveito para agradecer ao autor, Emmanuel Mirdad, que gentilmente me enviou um exemplar autografado do livro, que agora tem lugar de destaque na minha biblioteca! Valeu!
Valeu, meu nobre, muito bom ser indicado por você, parabéns pelo trabalho e pelo site, longa vida ao Literatura & Futebol, saúde & sorte, fique vivo, grande abraço!
Valeu, meu nobre, muito bom ser indicado por você, parabéns pelo trabalho e pelo site, longa vida ao Literatura & Futebol, saúde & sorte, fique vivo, grande abraço!
CurtirCurtir