Livro: Futebol da cabeça aos pés.

Ano de publicação: 2021. Autores: Bruno Pasquarelli e Diogo Santos. Editora: Appris. Páginas: 252. Sinopse: “O livro Futebol da cabeça aos pés é uma aproximação entre o futebol ― fenômeno em que bilhões de pessoas no mundo vivenciam ― com áreas da ciência do esporte, ciência da educação e das neurociências. O livro começa estudando o ser humano e sua relação com o jogo de bola, pré-existente na humanidade muito antes de o futebol ser considerado esporte. Depois, traz considerações a respeito do cérebro que vão dar suporte para entender como funciona o jogo e vice-versa. As discussões de cada tópico estão pautadas em problemas que vão desde o entendimento sistêmico do corpo em sua forma internalizada (funcionamento) e externalizada (expressão), até o entendimento sistêmico dos ambientes de aprendizagem, da metodologia de ensino e da pedagogia, área que interaciona a teoria com a prática. Pautados em estudos científicos para explicar o que se passa na cabeça de quem joga e de quem ensina futebol, o jogador e o treinador são os personagens em destaque. O livro termina com a discussão de tópicos que se interacionam para construir, ao final, uma forma de inspirar uma pedagogia que ensina futebol e mais que futebol. No entanto, é válida a leitura para quem quer conhecer um pouco mais do jogo, para quem quer se conhecer melhor no jogo, ou sobre os personagens do jogo (treinador/jogador), para quem quiser acreditar que podemos educar por meio do jogo e para além dele, para quem quiser tornar o jogo mais bonito, mais humano, inofensivo e propagador de momentos de aprendizagem. E para quem acredita que, mesmo jogado no caos, as causas de o jogo ser cultural é que ele eleva os sentidos.”.

A indicação de hoje vai para esta obra escrita pelos professores, pesquisadores e profissionais do futebol: Bruno Pasquarelli e Diogo Santos, publicada em 2021 pela Editora Appris e que conta com 252 páginas. O prefácio fica por conta da referência nacional: Prof. Alcides Scaglia.

É indiscutível que o esporte bretão vem sendo tratado com mais carinho nos últimos anos, com um olhar mais científico e profissional, e é justamente neste sentido que o livro vem pra somar às discussões, sendo dividido em 6 capítulos principais, com uma divisão de subcapítulos que facilita a consulta temática posterior.

Passando pela relação ser humano e jogos de bola, pedagogia do esporte, o cérebro do atleta e suas nuances, sistemas sensoriais e de aprendizagem, intensão, sentido, interações, treinadores, staff, jogos, estratégias, brincadeiras e perspectivas, o livro traz em extrema sintonia, elementos para abordar: ‘Futebol da cabeça aos pés’.

Leitura mais que recomendada, principalmente para aqueles que trabalham com o futebol de forma direta, nas comissões técnicas ou como atleta, para uma melhor compreensão do modelo atual de jogar e pensar futebol!

Vamos por mais!

Para aquisição da obra, entre em contato via WhatsApp:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.S.: Aproveito para agradecer aos autores, Bruno Pasquarelli e Diogo Santos, que gentilmente me enviaram um exemplar do livro, que agora tem lugar de destaque na minha biblioteca! Valeu!

Categorias Indicação

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close