Fala, galera!
Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre as profissões envolvidas no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.
Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!
Aproveito para ratificar o que já falei em algumas oportunidades: além da leitura técnica sobre o tema, é muito importante também a leitura das biografias dos grandes profissionais e das grandes referencias na sua área de atuação!
Aqui no Brasil, a profissão de Massagista ou Massoterapeuta Esportivo, está presente na grande maioria das equipes! E são inúmeros os profissionais dedicados a área que ganharam notoriedade na mídia, dentre eles, os saudosos: Pai Santana, Nocaute Jack e Mario Américo.
Atualmente, há vários cursos sobre Massagem Esportiva ou Desportiva, tanto online quanto presenciais. Numa busca rápida na internet, é muito fácil encontrá-los.
Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre o assunto!
Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre Massagem Esportiva ou Desportiva! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!
Enfim é chegada a grande hora! Em português, os principais livros impressos sobre o tema (por ordem do ano de lançamento), são:
– Massagem para o desempenho esportivo.
Ano: 2012.
Autor: Michael McGillicuddy.
Editora: Artmed.
ISBN: 9788536327709.
Páginas: 192.
Sinopse: “Massagem para o desempenho esportivo apresenta, de forma sucinta e objetiva, dicas e recomendações específicas de massagem para os mais diversos esportes, sendo um guia essencial para fisioterapeutas e atletas. Ao longo do texto, o autor mostra como executar diferentes técnicas de massagem ; administrar rotinas mais eficientes para pré e pós-evento ; alongar, aquecer e ativar músculos primários e acelerar a recuperação e minimizar lesões, dores e fadiga.”.
– Futebol: Alongamento e Flexibilidade: Teoria e metodologia do treinamento desportivo – Aquecimento, equilíbrio, profilaxia de lesões, desenvolvimento da flexibilidade.
Ano: 2010.
Autor: Abdallah Achour Junior.
Editora: Sport Training.
ISBN: 9788563794017.
Páginas: 136.
Sinopse: “O autor apresenta com detalhes a flexibilidade diretamente relacionada ao futebol, como os diferentes tipos de alongamento, aquecimento e treinamento da flexibilidade, incluindo também a profilaxia de lesões e a influência gerada sobre as capacidades força e velocidade.”.
– Massagem Terapêutica Esportiva.
Ano: 2008.
Autora: Pat Archer.
Editora: Manole.
ISBN: 9788520426289.
Páginas: 332.
Sinopse: “Massagem terapêutica esportiva é uma obra criada especialmente para massoterapeutas, preparadores físicos, fisioterapeutas, profissionais da área do esporte e estudantes de educação física. O livro apresenta uma abordagem inédita sobre o uso e a integração das técnicas de massagem esportiva básica, miofascial, neuromuscular e de drenagem linfática, com o objetivo de aumentar o desempenho do atleta e tratar lesões comuns na prática do esporte. A obra inclui, ainda, as seguintes características:- objetivos de aprendizado que determinam claramente o que o leitor será capaz de fazer após a leitura de cada capítulo, dominando seu conteúdo.”.
P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:
literaturaefutebol@outlook.com.br
ou uma mensagem no WhatsApp para:
(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.
P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas e disponibilizadas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.