Lista de livros sobre: Categoria de base.

lista de livros sobre categoria de base literatura e futebol leo lyra

Fala, galera!

Esse é mais um dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país, e espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Aproveito para ratificar o que já falei em algumas oportunidades: além da leitura técnica sobre o tema, é muito importante também a leitura das biografias dos grandes profissionais e das grandes referencias na sua área de atuação!

Há muito tempo se discute a qualidade e a filosofia na formação dos atletas de futebol no Brasil! Como esse debate foi ampliado nos últimos dias, resolvi dar a minha parcela de contribuição, já que se trata de um tema pra lá de pertinente!

Atualmente, há vários cursos voltados para o trabalho com categorias de base no futebol e no futsal, tanto online quanto presenciais. Numa busca rápida na internet, é muito fácil encontrá-los.

Sobre o tema, além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar o seu trabalho!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre a formação de atletas nas categorias de base! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Em português, os principais livros impressos sobre o tema (por ordem do ano de lançamento), são:

– A prospecção do talento no futebol brasileiro: Diagnóstico estrutural e financeiro do processo de captação de atletas.
capa do livro a prospeccao do talento no futebol brasileiro diagnostico estrutural e financeiro do processo de captacao de atletas
Ano: 2020.
Autores: Murilo Balbino Guimarães, Augusto Moura de Oliveira e Próspero Brum Paoli
Editora: Appris.
ISBN: 9788547344399.
Páginas: 165.
Sinopse: “O livro A Prospecção do Talento no Futebol Brasileiro apresenta um diagnóstico de como os principais clubes do país estão preocupando-se e investindo no processo de detecção e seleção de jovens jogadores para as categorias de base, principalmente com relação às condições de Recursos Humanos e Financeiros disponibilizados para fomentá-lo. Na nação em que o futebol tornou-se não só um esporte de entretenimento, mas um meio de vida, capaz de realizar sonhos de jovens que vislumbram adquirir independência financeira e reconhecimento social precocemente, a sua prática passou a ser venerada por incontáveis garotos, e identificar qual deles está apto para dar sequência em sua carreira futebolística é trabalho de profissionais especializados no assunto. Notaremos ao longo deste livro que o talento esportivo é dependente das características individuais que os indivíduos manifestam previamente, entretanto ele sofre influência das oportunidades e vivências que se seguirão em sua vida social e esportiva. E os clubes de futebol, com suas categorias de base estruturadas e com profissionais capacitados, podem e devem identificar e desenvolver esses atletas “ditos” talentosos, atualizando-os constantemente para atingirem níveis satisfatórios de performance em cada etapa de sua formação esportiva. Aqueles que desejam atuar de maneira profícua na esfera da captação de atletas devem preocupar-se com a formatação de um setor específico, possuir profissionais competentes e remunerados adequadamente dentro da política do clube, além de destinar orçamento para potencializar a identificação e seleção de talentos para as categorias de base. Compreender esta obra será o diferencial para uma mudança de atitudes e um novo olhar para quem deseja explorar e se destacar nesse cenário.”.

– Formar pelo futebol: Com bola nos pés e livro nas mãos.
capa do livro formar pelo futebol com bola nos pes e livro nas maos
Ano: 2018
Autor: José Luiz Correa.
Editora: SGuerra Design.
ISBN: 9788594237071.
Páginas: 176.
Sinopse: “Esta obra visa trazer algumas reflexões sobre a realidade da leitura e a educação no Brasil e sobre nosso futebol em sua categoria de base e profissional propondo sua discussão. Também com o propósito de mediante a prática desta modalidade, trazer uma conscientização da importância da formação educacional a todos, sejam atletas ou não. Também apontamos o Futebol com suas possibilidades e oportunidades, pois o futebol brasileiro continua mundialmente com portas abertas, ele tem o poder de derrubar muros e construir pontes para unir os povos e culturas, e através de um trabalho humanitário dar trégua a conflitos e guerras, alcançar pessoas refugiadas, vitimadas por: opressões sociais e ideológicas, catástrofes, etc. Por fim, ele é uma ferramenta poderosa para educar e ensinar muito mais que futebol, e sim ensinamentos para a vida, cremos que ele pode sim realizar uma transformação social através de conhecimento, cultura e educação, não só de um indivíduo, mas de um povo e uma nação, contribuindo para um mundo melhor.”.

– Didática da Educação Física: Futebol.
capa do livro didatica da educacao fisica futebol
Ano: 2017.
Autor (Organizador): Elenor Kunz.
Editora: Unijuí.
ISBN: 9788541902434.
Páginas: 240.
Sinopse: “Este volume de Didática da Educação Física trata do tema futebol. Em sete textos, dez autores apresentam suas experiências com o ensino do futebol na Educação Física escolar ou nas chamadas “escolinhas”, além de discutir sobre conceitos e práticas ainda pouco conhecidas nesta modalidade esportiva. Mais uma vez pretende-se com esta obra a busca de uma maior aproximação com a realidade concreta do ensino da Educação Física, no caso o ensino do futebol, não apenas no contexto escolar. Nesse sentido, não são apresentadas receitas prontas para serem reproduzidas pelos profissionais mas, fundamentalmente, relatos de experiências acompanhados de uma pequena base de fundamentação teórica e indicativos para maiores aprofundamentos objetivando estimular todo profissional a sempre novos e renovados estudos, reflexões e práticas para esta nobre tarefa de ensino com/pelo/para o movimento humano pelos esportes.”.

– Manual de jogos e exercícios para escolas de futebol.
capa do livro manual de jogos e exercicios para escolas de futebol
Ano: 2017.
Autor: Leandro Rubio Andrés.
Editora: Ícone.
ISBN: 9788527412391.
Páginas: 376.
Sinopse: “O tema deste livro não poderia ser mais atrativo, pois a maioria dos professores busca, ao ministrar suas aulas, um ambiente divertido e participativo. O livro traz formas de reger aulas através de jogos para aquecimento, fundamentos técnicos voltados para o Futebol, pequenos jogos, brincadeiras para o jogo de Futebol, exercícios em forma de circuito, treinamento físico e trabalho específico para goleiro, focado para escolas de futebol. A obra possibilita uma identificação clara no que se refere à intervenção pedagógica no ensino do Futebol, sendo de suma importância para o universo de jovens praticantes, possibilita o resgate das brincadeiras de rua, levando para dentro das escolas de futebol aquele prazer em realizar atividades de uma maneira onde “aprende se divertindo”.”.

– O perfil do atleta de futebol na categoria de base: Um estudo da cultura brasileira.
capa do livro o perfil do atleta de futebol na categoria de base um estudo da cultura brasileira
Ano: 2017.
Autor: Marcelo Bittencourt Jardim.
Editora: Novas Edições Acadêmicas.
ISBN: 9783330773240.
Páginas: 60.
Sinopse: Não Encontrada.

– Futsal e a Pedagogia da Iniciação: Uma proposta de conteúdos baseada em vivencia de situações problema.
capa do livro futsal e a pedagogia da iniciacao uma proposta de conteudos baseada em vivencia de situacoes problema
Ano: 2016.
Autores: João Rufino da Silva Jr., Fábio S. F. Vieira e Hermes Ferreira Balbino.
Editora: Paco.
ISBN: 9788546205356.
Páginas: 100.
Sinopse: “Orientado pelas novas tendências em Pedagogia do Esporte, este livro apresenta pressupostos teóricos e metodológicos para realizar um processo inovador de iniciação ao futsal. O eixo orientador e diferencial da obra está na proposta de aprendizagem por situações- problemas, valorizando a inteligência criadora do jogador. Destinada a todos aqueles que, diretamente ou indiretamente, estão envolvidos na pedagogia da iniciação do futsal, na obra são tecidos de forma harmoniosa os referenciais teóricos e procedimentais, conferindo pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma prática pedagógica consciente, critica e criativa. Chama atenção os exemplos práticos apresentados e analisados, os quais valorizam os sentimentos de liberdade e espontaneidade das ações no contato dos iniciantes com os elementos específicos do futsal. Esses elementos conferem a esta obra a qualidade de proposta pedagógica inovadora na área de Educação Física e Esporte, trazendo de forma contundente pilares para o desenvolvimento do processo de iniciação ao Futsal.”.

– O ensino do futebol: para além da bola rolando.
capa do livro o ensino do futebol para alem da bola rolando
Ano: 2016.
Autores (Organizadores): Silvio Ricardo da Silva, Leandro Batista Cordeiro e Priscila Augusta Ferreira Campos.
Editora: Jaguatirica.
ISBN: 9788556620361.
Páginas: 236.
Sinopse: “O ensino do futebol: para além da bola rolando é um livro indispensável a estudiosos do futebol, professores, treinadores e monitores, e destinado também aos leitores em geral. Organizado por Silvio Ricardo da Silva, Leandro Batista Cordeiro e Priscila Augusta Ferreira Campos, membros do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas da UFMG, traz a proposta de se repensar o ensino do futebol na escola, nos projetos sociais e nas ‘escolinhas’. Em onze capítulos, o livro tece um amplo panorama sobre o futebol e seus temas relacionados: história, cultura, torcida, Copa do Mundo, profissão, racismo, violência, gênero e sexualidades, artes, jogos eletrônicos e aspectos didático-pedagógicos.”.

– O futsal e a escola: Uma perspectiva pedagógica.
capa do livro o futsal e a escola uma perspectiva pedagogica
Ano: 2015.
Autores: Rogério da Cunha Voser e João Gilberto M. Giusti.
Editora: Penso.
ISBN: 9788584290406.
Páginas: 224.
Sinopse: “O futsal e a escola é um livro fundamental para os professores de educação física dos ensinos fundamental e médio. Rogério da Cunha Voser e João Gilberto M. Giusti apresentam uma proposta pedagógica para o ensino do futsal que considera o papel central da escola na adesão dos jovens à atividade física. Nessa proposta, o esporte é âncora para gerar conhecimentos sociais, culturais e psicológicos, contribuindo para a formação de pessoas críticas e bem informadas. Na segunda edição desta obra já consagrada, os autores apresentam o histórico do futsal, aspectos pedagógicos e do desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, além de um capítulo dedicado ao planejamento das aulas.”.

– A formação do jogador de futebol no Sport Club Internacional.
capa do livro a formacao do jogador de futebol no sport club internacional
Ano: 2015.
Autor: Francisco Xavier Freire Rodrigues.
Editora: Paco.
ISBN: 9788581489124.
Páginas: 268.
Sinopse: “É uma obra que convida aos leitores a pensar na formação do jogador de futebol como um processo continuado de ensino e aprendizagem que tem como finalidade promover mudanças integradas dos comportamentos físicos, táticos, técnicos, cognitivos, sociais, culturais, afetivos e psicológicos.”.

– Escola de futebol: Criação, seleção de talentos, planejamento, organização e controle.
capa do livro escola de futebol criacao selecao de talentos planejamento organizacao e controle
Ano: 2012.
Autor: José Geraldo do Carmo Salles (Gegê).
Editora: Fontoura.
ISBN: 9788587114914.
Páginas: 192.
Sinopse: “Este livro tem por finalidade apresentar aos profissionais (professores, monitores, coordenadores, administradores e etc.) que trabalham com escolas de futebol e esportes destinadas a crianças e adolescentes, sugestões pontuais que possam favorecer a melhor sistematização de suas atividades, em função das necessidades de uma criança em fase de desenvolvimento das habilidades esportivas. Não se trata de um receituário, a proposta é discutir de forma breve, levantar ideias, informar detalhes que possam auxiliar na organização e condução de um trabalho compromissado com a aprendizagem e o desenvolvimento global do aprendiz. Trata-se de um livro com tópicos curtos embasados em experiências vivenciadas pelo autor durante a realização de projetos de extensão universitária e referenciais teóricos adotados nas disciplinas de graduação e pós-graduação em futebol que coordena e ensina no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa desde o ano de 1993. São recortes de leituras e informações adquiridas no momento de preparação das aulas, transformados em uma linguagem acessível sem as pesadas terminologias acadêmicas.”.

– Formando Atletas de Futebol com Coaching.
capa do livro formando atletas de futebol com coaching
Ano: 2012.
Autor: Ricardo Policarpo de Oliveira.
Editora: Ser Mais.
ISBN: 9788563178671.
Páginas: 145.
Sinopse: “Formando Atletas de Futebol com Coaching traz aos leitores o lado do futebol longe da fama, os desafios da carreira, principalmente àqueles que abandonam a família e os estudos para dedicação exclusiva ao futebol. Porém, mesmo sendo uma carreira de sucesso para pouquíssimos sonhadores, o intuito deste livro é apoiá-los e orientá-los a terem muito foco por meio das ferramentas do coaching, visando alcançar seu objetivo maior, serem atletas profissionais de futebol, além de proporcionar uma visão detalhada do mundo da bola aos apaixonados pelo esporte. A importância de um Plano B profissional para estes enquanto estiverem nas categorias de base dos clubes é fundamental, já que muitos deles não serão profissionalizados como atletas. Estarem matriculados e estudando torna-se uma necessidade. Dessa forma, conseguiremos reduzir a quantidade de jovens frustrados por não alcançarem seus objetivos no futebol, uma vez que conseguirão adentrar ao mercado de trabalho por meio de outra profissão. Não podemos continuar permitindo que nossos jovens, os sonhadores com o futebol, cheguem aos 20 anos sabendo apenas jogar.”.

– Metodologia dos jogos condicionados para o futsal e educação física escolar.
capa do livro metodologia dos jogos condicionados para o futsal e educacao fisica escolar
Ano de publicação: 2012.
Autor: Otávio Nogueira Balzano.
Editora: Fontoura.
ISBN: 9788587114891.
Páginas: 248.
Sinopse: “Nos últimos anos, o futsal se caracterizou pelo salto qualitativo no processo ensino – aprendizagem e treinamento, consequentemente, na performance dos atletas e das equipes. Concepções táticas variadas, didáticas e modelos de treinos diferenciados e a interdisciplinaridade de tratamento dos atletas são algumas mudanças no futsal atual.”.

– Pedagogia do futebol.
capa do livro pedagogia do futebol
Ano: 2011.
Autor: João Batista Freire.
Editora: Autores Associados.
ISBN: 9788574960739.
Páginas: 100.
Sinopse: “O futebol tem me ensinado muitas coisas boas, provavelmente as melhores que aprendi em toda a minha vida. Agora, tanto tempo depois, resolvi escrever um livro que contasse o que sei ensinar e aprender. As lições, eu as dei para milhares de jovens. As histórias, eu as vi na rua, nos estádios e campos de várzea. Gostaria de contribuir para que o futebol faça tão bem para as outras pessoas como fez para mim. Esta é a razão deste livro.”.

– Método sensorial no futebol:  Da infância à fase adulta.
capa do livro metodo sensorial no futebol da infancia a fase adulta
Ano: 2011.
Autor: Edu Antunes Coimbra.
Editora: Mauad.
ISBN: 9788574780283.
Páginas: 136.
Sinopse: “Através do Método Sensorial que ele apresenta neste livro e que valoriza os sentidos, a memória, a criatividade dos jogadores e até mesmo a participação da família na formação do craque. Da infância à vida adulta, o autor vai dando as dicas de como fazer um craque e de como estimular a criança e o adolescente que já se interessam pelo futebol, dentro de um planejamento.”.

– Método integrado de ensino no futebol.
capa do livro metodo integrado de ensino no futebol
Ano: 2009.
Autores: Alexandre Apolo da Silveira Menezes Lopes e Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576552451.
Páginas: 288.
Sinopse: “Esta obra trabalha muito bem as diferentes dimensões que envolvem o ensino e o treinamento esportivo do jogo e dos jogadores. Discute os métodos de treinamento no futebol, a evolução da modalidade no tocante ao modelo compartimentado ou de forma integrada e chega ao jogo como solução na aprendizagem da modalidade, como modelo integrado voltado para o ensino do esporte. a obra possibilita uma identificação clara no que se refere à intervenção pedagógica no ensino do futebol, como proposta de mudanças em situações de ensino esportivo, com uma temática de suma importância para o universo dos jovens e possibilidades no ensino em situação de treinamento. Também acompanha um CD-ROM que trata especificamente sobre o Método Integrado de Ensino, não somente explicando-o. Preocupa-se, principalmente, em demonstrar como se utilizar o referido método com segurança, por intermédio de alguns exemplos práticos dos Jogos e de suas três fases específicas de aplicação – respaldadas por Preceitos de Desenvolvimento Humano que regem o Esporte. Todos os Jogos aparecem animados por computação gráfica para a modalidade Futebol.”.

– Fisiologia do exercício na criança.
capa do livro fisiologia do exercicio na crianca
Ano: 2008.
Autor: Thomas W. Rowland.
Editora: Manole.
ISBN: 9788520426005.
Páginas: 312
Sinopse: “Fisiologia do Exercício na Criança, em sua segunda edição, analisa não somente as questões atuais que diferenciam as crianças dos adultos, mas também seus mecanismos fundamentais. Tais diferenças são analisadas do ponto de vista fisiológico -como o tamanho, as diferenças bioquímicas e neuromusculares, a falta de maturação sexual e hormonal – são apresentadas as razões para que elas ocorram. Os profissionais envolvidos com jovens atletas, tratamento de doenças e qualidade de vida terão acesso a uma valiosa e importante gama de informações que possibilitará a compreensão dos fatores fisiológicos determinantes no desempenho do exercício. Esta nova edição é dividida em 13 capítulos e apresenta as seguintes atualizações em suas características gerais: Objetivos do capítulo, questões para discussão e direcionamento de pesquisa, além de um glossário de termos. O sumário foi reorganizado a fim de facilitar o avanço de um capítulo para o outro. Inserção de um novo capítulo sobre a função do sistema nervoso central. Também está incluída uma profunda discussão sobre os fatores determinantes da aptidão aeróbia e a cinética do VO2, bem como o significado da potência aeróbia máxima nas crianças.”.

– Futebol e futsal: Possibilidades e limitações da prática pedagógica em escolinhas.
capa do livro futebol e futsal possibilidades e limitacoes da pratica pedagogica em escolinhas
Ano: 2005.
Autores: Ricardo Rezer e Michel Angillo Saad.
Editora: Argos.
ISBN: 9798598981214.
Páginas: 222.
Sinopse: “Esta obra é uma crítica sutil e ao mesmo tempo uma coerente avaliação das práticas pedagógicas nas escolinhas de futebol e futsal, “paixões nacionais”. Os autores buscam as possibilidades de entender a escolinha não como um mero diminutivo voltado a competições, busca e formação de talentos, mas como uma verdadeira escola, com uma forma lúdica de educar sem limitações e de maneira inclusiva.”.

– Formação de esportistas.
capa do livro formacao de esportistas
Ano: 2005.
Autor: Valdir J. Barbanti.
Editora: Manole.
ISBN: 9788520423110.
Páginas: 200.
Sinopse: “Todos parecem saber que as crianças e os jovens não são adultos, mas com frequência costumam negligenciar essa informação no trato diário com eles. No caso do treinamento esportivo voltado para esse público, é essencial considerar que crianças e jovens requerem tratamento diferenciado, no que concerne aos objetivos, aos conteúdos aplicados e à atitude das pessoas participantes do processo. Este livro tenta responder dúvidas de treinadores, pais, educadores e dirigentes de ordem prática sobre formação de esportistas. Desde a escolha da modalidade esportiva, a iniciação, a aprendizagem das técnicas até a competição e as competências psicológicas e emocionais que caracterizam o treinamento esportivo dos atletas iniciantes. Valdir J. Barbanti é professor titular da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Recebeu seu título de Ph.D. em Educação Física pela University of Iowa, nos Estados Unidos. Foi atleta de nível internacional, campeão e recordista brasileiro em várias provas de atletismo. Foi treinador de inúmeros atletas campeões brasileiros e preparador físico da Seleção Brasileira de Basquetebol Masculino. É autor de diversos livros sobre treinamento esportivo, aptidão física e condicionamento físico. Divulga suas ideias em cursos e palestras por todo o país e no exterior. Pratica corrida, tênis, futebol, musculação e tem como hobby a fotografia.”.

– Escolas de futebol: Manual para organização e treinamento.
capa do livro escolas de futebol manual para organizacao e treinamento
Ano: 2003.
Autores: Álex Sans Torreles e César Frattarola Algaraz.
Editora: Jones & Bartlett.
ISBN: 9788536300276.
Páginas: 162.
Sinopse: Não encontrada.

– Fisiologia: Seleção de Talentos e Prognósticos das Capacidades Motoras.
capa do livro fisiologia selecao de talentos e prognosticos das capacidades motoras
Ano: 1997.
Autora:  Albina K. Moskotova .
Editora: Ápice.
ISBN: 9788587114020.
Páginas: 78.
Sinopse: “Descobrir e revelar crianças talentosas, com intelecto motor e capacidades motoras de coordenação é um problema social para toda e qualquer sociedade que se declara civilizada e interessada em desenvolver as aptidões de cada indivíduo. Assim, a genética esportiva nos abre o caminho para compreender os processos físicos que determinam o desenvolvimento do talento em termos de movimentos. O presente trabalho se propôs a apresentar ao profissional de Educação Física e Esportes, os resultados das pesquisas genéticas e antropológicas de algumas funções motoras e suas características de velocidade e força, testadas em gêmeos de famílias que representam diferentes populações étnicas.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas e disponibilizadas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Pedagogia do Esporte:

Clique aqui!

Deixe um comentário