Lista de biografias sobre: Treinadores Estrangeiros.

lista de biografias sobre treinadores estrangeiros literatura e futebol leo lyra

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Aproveito para ratificar o que já falei em algumas oportunidades: além das biografias dos grandes profissionais e das grandes referências na sua área de atuação, é muito importante também a leitura mais técnica sobre o tema!

No final do texto, deixei links para acesso das listas de livros sobre: Tática, Periodização Tática e Pedagogia do Esporte, que vão te ajudar e muito também!

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre o assunto!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os Treinadores Estrangeiros! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Mister Jesus – Quebrando Paradigmas no Futebol.
capa do livro mister jesus quebrando paradigmas no futebol
Ano: 2019.
Autor: Rui Pedro Braz.
Editora: Allbook.
ISBN: 9786580455225.
Páginas: 288.
Sinopse: “Estamos perante um retrato fiel e objetivo da vida profissional do treinador Jorge Jesus. Obtido a partir de uma análise profunda e rigorosa dos seus 30 anos de carreira, vamos tentar entender as razões por trás do seu sucesso, as metodologias que o tornam tão diferente, os traços de personalidade que fazem do Mister Jesus um personagem único e inimitável no mundo do futebol em 2019. São 52 clássicos disputados em Portugal, 108 jogadores brasileiros com quem trabalhou antes de chegar ao Flamengo, 124 duelos internacionais que protagonizou na Europa, 1121 jogos como treinador profissional e inúmeras histórias de vida que traçam um perfil brutalmente honesto e nunca antes conhecido. Dos confrontos táticos com treinadores como Alex Ferguson, Diego Simeone, Zinedine Zidane, Carlo Ancelotti, Rafa Bénitez ou Didier Deschamps, às estratégias pensadas para travar jogadores como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Ronaldinho Gaúcho, Luka Modric, Zlatan Ibrahimovic ou Karim Benzema. Os maiores palcos do futebol mundial não têm segredos para Jorge Jesus, mas para chegar lá, o técnico teve que começar por baixo, em campos de várzea e em clubes com modestas condições e ambições. Nunca duvidou nem por um instante das suas capacidades e alcançou sempre objetivos por onde passou, chegando a esta fase da sua carreira como um dos raros treinadores europeus a conhecer o sucesso também na América do Sul. É um livro de futebol, sim, mas é muito mais do que isso. É a história do menino que viu seu avô falecer ao seu lado no mais longo jogo da história do futebol, mas é também a história do jovem que decidiu ser jogador depois de adormecer “dentro” de um prato de sopa. É a história do futebolista que foi convidado para ser treinador quando ainda estava de chuteiras e caneleiras no campo, mas é também a história do treinador que teve uma arma apontada à cabeça em pleno campo de treinos. É a história do homem que treinou o irmão do Ronaldinho Gaúcho e o filho do Bebeto, mas é também a história de quem “ensinou” internacionais das melhores seleções do mundo, incluindo a do Brasil. Em suma, é Jorge Jesus na sua mais pura e absoluta essência. Um treinador ímpar e irrepetível, oriundo de um futebol que já não existe e dono de um conhecimento absoluto muito à frente do seu tempo. Prefácio: Júlio César.”.

– Jorge, amado e desamado: Estórias do treinador do Flamengo.
capa do livro jorge amado e desamado estorias do treinador do flamengo
Ano: 2019.
Autor: Luís Garcia.
Editora: Chiado.
ISBN: 9789895263974.
Páginas: 252.
Sinopse: “No final da minha carreira de jogador, aos 35 anos, estava no Almancil, na III divisão. Depois de um jogo contra o Amora, o presidente do adversário veio convidar-me para ser treinador do Amora. Eu disse-lhe que era jogador, mas ele disse-me que tinha percebido que o verdadeiro treinador do Almancil era eu, dentro do campo.” “Aquilo que eu estudo é futebol. Claro que tenho de ter um pouco de cultura geral, mas discurso não é percurso. E jogo falado é uma coisa, jogo treinado outra e jogo jogado outra ainda. O importante é conhecer o jogo e ter um discurso que os jogadores, entendam, porque eles não estão a tirar um curso académico”.

– Mister Mundo: Jorge Jesus, o Flamengo e o incrível ano de 2019.
capa do livro mister mundo jorge jesus o flamengo e o incrivel ano de 2019
Ano: 2019.
Autor: Bruno Palvarini.
Editora: Publicação Independente.
ISBN: 9781653190584.
Páginas: 134.
Sinopse: “A revolução causada em menos de um semestre pelo treinador português que ousou desafiar – sem fazer esforço ou criar conflitos – as crenças cristalizadas do futebol brasileiro. Ganhar jogando bonito e ofensivamente. Bater recordes de desempenho. Não poupar jogadores desnecessariamente. Utilizar marcação alta. Atuar intensamente durante todo o jogo. Levantar uma Libertadores e um Brasileirão no mesmo fim de semana. Jorge Jesus, o Mister, tornou-se a principal atração de um time recheado de estrelas, que voltou a conquistar títulos expressivos após um longo inverno, e transformou em realidade a velha brincadeira da torcida rubro-negra de sentir o eterno “cheirinho” da vitória.”.

– Klopp: O técnico heavy metal que transformou Borussia Dortmund e Liverpool FC – e está mudando o panorama do futebol na Europa.
capa do livro klopp o tecnico heavy metal que transformou borussia dortmund e liverpool fc e esta mudando o panorama do futebol na europa
Ano: 2019.
Autor: Raphael Honigstein.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214212.
Páginas: 368.
Sinopse: “Jürgen Klopp é um treinador com o dom de transformar tanto os jogadores sob seu comando quanto os clubes que o empregam. Foi o que fez no Mainz 05 e, sobretudo, no Borussia Dortmund – um time que há tempos frequentava apenas o meio da tabela e, depois de se entregar à Kloppmania, tornou-se bicampeão nacional e uma das equipes mais aclamadas de toda a Europa por seu estilo de jogo. Klopp é autêntico, simpático e divertido, atributos que encantam quem está à sua volta. Incrivelmente obstinado e devotado ao trabalho, o seu temperamento efervescente parece deixá-lo o tempo todo na iminência de uma explosão. Por todos esses fatores, a sua chegada ao Liverpool FC gerou muita expectativa e, mesmo quando os resultados trouxeram frustração, o seu entusiasmo à beira do gramado e o futebol elétrico de seu time conquistaram a torcida, que pôde testemunhar o triunfante retorno do clube a uma final de Champions League. A fim de compor o melhor retrato deste impressionante personagem, o livro recupera a sua história desde os seus primeiros anos de vida, leva o leitor ao início de sua carreira como “jogador de quinta divisão com cérebro de primeira” e relata a sua ascensão acidental ao posto de treinador, com as suas passagens de grande sucesso por Mainz 05 e Borussia Dortmund pavimentando o seu caminho até Anfield, a casa do Liverpool. Com acesso exclusivo a amigos, familiares, colegas, jogadores e ao próprio Klopp, Raphael Honigstein viajou até as cidades pelas quais o treinador já passou para contar a história definitiva de sua carreira, revelando o seu talento para transformar clubes e mobilizar torcedores. Maior especialista em futebol alemão no Reino Unido, Honigstein é também autor do livro “Das Reboot”, correspondente do The Guardian e colunista da ESPN.”.

– Liderança tranquila.
capa do livro lideranca tranquila
Ano: 2018.
Autor: Carlo Ancelotti.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214175.
Páginas: 256.
Sinopse: “Carlo Ancelotti é um dos técnicos de futebol mais vitoriosos da história, apesar do estilo de liderança muito distante da abordagem da maioria de seus colegas – agressivos e afeitos a gestos teatrais. Foi esse jeito de ser, no entanto, que lhe valeu o apreço, a lealdade e o reconhecimento de grandes astros do mundo do esporte, como Cristiano Ronaldo, Zlatan Ibrahimovic e Sir Alex Ferguson. Nesta obra fascinante, Ancelotti vai muito além do relato de anedotas pessoais para, com a ajuda dos coautores do livro, revelar como construiu sua carreira – seus métodos e mentores, os erros e acertos de décadas vividas no futebol –, descrevendo os desafios, os personagens e as decisões que moldaram seu trabalho. O resultado, além de um arrebatador livro de memórias, é um raro insight sobre o que realmente significa liderar.”.

– Pep Guardiola: A evolução.
capa do livro guardiola a evolucao
Ano: 2017.
Autor: Martí Perarnau.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214120.
Páginas: 440.
Sinopse: “Na Alemanha, Guardiola viveu uma metamorfose que o transformou em numerosos aspectos. Enquanto conservou suas características fundamentais (o jogo de posição como modelo e a competitividade insaciável como motor), ele incorporou novos traços durante a experiência em Munique. Esta obra é uma peça singular no universo dos livros sobre futebol. Animado pelo atrevimento do próprio Guardiola, Martí Perarnau propõe uma narração “livre”, que flui do presente ao passado e se detém em reflexões, pessoas ou momentos significativos da trajetória de Pep. Do restaurante vazio após a dolorosa eliminação para o Atlético de Madrid – na que foi considerada a melhor atuação da era alemã de Guardiola – a como se ensaia um escanteio, a carta de um torcedor, a meticulosa descrição da virada sobre a Juventus ou o carinho com que o Bayern se despediu do técnico. Com crônicas, análises, dados, encontros, reflexões e entrevistas, Martí Perarnau compõe seu mosaico particular, que funciona como um bloco sólido e configura um meticuloso retrato do homem que o inspirou.”.

– Liderar com o coração: As palavras-chave para o sucesso de um dos maiores treinadores de basquete do mundo.
capa do livro liderar com o coracao as palavras chave para o sucesso de um dos maiores treinadores de basquete do mundo
Ano: 2016.
Autores: Mike Krzyzewski (Coach K) e Jamie K. Spatola.
Editora: Sextante.
ISBN: 9788543103921.
Páginas: 144.
Sinopse: “Um dos mais respeitados treinadores da atualidade, Mike Krzyzewski foi bicampeão com a seleção olímpica de basquete dos Estados Unidos e há mais de 30 anos comanda a equipe da Universidade Duke, a mais vitoriosa do basquete universitário americano nas últimas décadas e um verdadeiro caso de sucesso. Considerado um importante formador de atletas e homens de bem, o lendário Coach K é capaz de extrair o melhor de cada indivíduo em prol do grupo e de conduzir à vitória, temporada após temporada, equipes jovens e em constante mudança. Em Liderar com o coração, quinto título da coleção Na Vida Como no Esporte, organizada pelo técnico da seleção brasileira masculina de voleibol, Bernardinho, Krzyzewski apresenta as 40 palavras-chave de sua trajetória que utiliza para motivar seus jogadores e transmitir conceitos que vão muito além do basquete. Por meio das histórias que viveu nas quadras, ele relembra momentos em que cada uma delas foi fundamental para superar situações difíceis e mostra o poder que elas têm quando nos apropriamos delas e lhes atribuímos um significado pessoal.”.

– Liderança: O que aprendi com a vida e nos meus anos no Manchester United.
capa do livro lideranca o que aprendi com a vida e nos meus anos no manchester united
Ano: 2016.
Autores: Alex Ferguson e Michael Moritz.
Editora: Intríseca.
ISBN: 9788580579543.
Páginas: 352.
Sinopse: “Um guia inspirador sobre liderança de excelência, escrito pelo técnico de futebol mais bem-sucedido de todos os tempos. O que é necessário para levar uma equipe ao máximo sucesso e mantê-la no topo por um bom tempo? Sir Alex Ferguson é um dos poucos líderes que sabem de fato a resposta a essa pergunta. Nos 38 anos em que atuou como técnico de futebol, ele alcançou a impressionante marca de 49 troféus e fez do Manchester United uma das maiores marcas do mundo. Nesse livro franco e inspirador, ele revela os segredos por trás de sua carreira repleta de recordes. Liderança é organizado em função das habilidades mais valorizadas por Sir Alex e inclui temas que logo associamos ao seu estilo como treinador: disciplina, controle, trabalho de equipe e motivação. Também aborda assuntos não tão óbvios, mas nem por isso menos relevantes para se alcançar o sucesso: como delegar, lidar com o fracasso e a análise de dados. Escrito com a colaboração do investidor Sir Michael Moritz, amigo de longa data de Sir Alex e presidente da Sequoia Capital, firma de investimentos que apoia jovens empreendedores responsáveis por companhias que valem quase 1,5 trilhão de dólares, Liderança é marcado por muitos insights, sabedoria, humor e sinceridade. As histórias inevitavelmente giram em torno do futebol, e do sucesso fenomenal de Sir Alex, mas as lições podem beneficiar a todos. Não importa se você administra uma empresa, dá aulas ou trabalha numa pequena equipe, Liderança o ajudará a se tornar um líder melhor. Sir Alex Ferguson é um dos nomes mais conhecidos do mundo do futebol, o que atrairá todos os fãs do esporte interessados em conhecer melhor sua carreira e saber mais a respeito dos bastidores de um grande clube de futebol. Por focar a liderança de equipes grandes em uma organização bem-sucedida e de alto desempenho, o livro também atrairá os interessados na área de gerência de grandes marcas e negócios envolvendo entretenimento e esporte, além de estudantes de administração e todos que ocupam cargos de gerência ou têm seu próprio negócio.”.

– Mourinho Rockstar: As diversas faces do técnico mais polêmico do mundo.
capa do livro mourinho rockstar as diversas faces do tecnico mais polemico do mundo
Ano: 2015.
Autor: Luís Aguilar.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214021.
Páginas: 224.
Sinopse: “José Mário dos Santos Mourinho Félix é seu nome de batismo. Para o futebol, trata-se apenas de José Mourinho, um dos técnicos mais vencedores da história do esporte – e um especialista em polêmicas. Os títulos alcançados ao longo de uma carreira construída em gigantes do futebol europeu atestam a competência do treinador português, que aos poucos ganhou também a aura de mestre do pragmatismo. Mas Mourinho não é lembrado apenas pelos títulos, muito pelo contrário: é dono de uma das personalidades mais intrigantes do mundo do esporte, capaz de despertar sentimentos opostos, e sempre intensos. Mourinho Rockstar, é uma coleção de grandes momentos da vida do técnico, que não deixa também de lançar luzes sobre seus maiores fracassos. Constrói-se apoiado em polêmicas, desavenças, grandes conquistas e episódios inesquecíveis para combinar os altos e baixos no temperamento do português com a sina de vitórias que parece sempre acompanhá-lo. Afinal, Mourinho pode ser o rebelde estampado na capa da revista Rolling Stone, um espírito rock’n’roll que invadiu o mundo do futebol, mas é também, e inegavelmente, um anti-herói muito bem-sucedido. Entre os personagens retratados no livro, encontram-se os grandes protagonistas do futebol mundial: Guardiola, Ibrahimovic, sir Alex Ferguson, Balotelli, Arrigo Sacchi, Cristiano Ronaldo.”.

– Os campeões: Por dentro da mente dos grandes líderes do futebol.
capa do livro os campeoes por dentro da mente dos grandes lideres do futebol
Ano: 2015.
Autor: Mike Carson.
Editora: Belas-Letras.
ISBN: 9788581741574.
Páginas: 315.
Sinopse: “Você vai mudar a maneira como olha para o futebol e para a liderança. Pela primeira vez, alguns dos maiores treinadores do planeta revelam seus segredos para gerenciar equipes campeãs. Os grandes líderes precisam conhecer suas habilidades técnicas, porque acima de tudo são treinadores, mas é a vontade e a habilidade de realmente se conectarem aos seus jogadores e aos membros de suas equipes num nível pessoal e individual que os distingue dos outros. O líder que investe a energia e o tempo necessários para ver além da superfície de seus liderados vai quebrar recordes, enquanto seus pares vão se perder pelo caminho. Este é o líder que vai deixar um legado verdadeiro. Com prefácio de Adenor Bachi, o multi campeão Tite.”.

– Guardiola Confidencial: Um ano dentro do Bayern de Munique acompanhando de perto o técnico que mudou o futebol para sempre.
capa do livro guardiola confidencial um ano dentro do bayern de munique acompanhando de perto o tecnico que mudou o futebol para sempre
Ano: 2015.
Autor: Martí Perarnau.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214007.
Páginas: 416.
Sinopse: “Josep Guadiola i Sala, ou simplesmente Pep Guardiola, o nome que o futebol consagrou, é o personagem central do livro. Artífice ideológico, como treinador, de um tipo de jogo plástico, vencedor e revolucionário, Pep deixou o Barcelona, onde conquistara todos os títulos possíveis, para se lançar em um novo projeto profissional no Bayern de Munique, outro gigante do futebol europeu. E para escrever sobre ele, o jornalista Martí Perarnau acompanhou durante um ano o dia a dia do novo comandante do Bayern. Perarnau obteve do próprio Guardiola permissão para compartilhar o vestiário com os atletas, seguir de perto todos os passos do técnico e detalhar uma temporada inteira do catalão no comando do clube. Estava lançado o desafio a Martí: decifrar a personalidade de Pep Guardiola, o técnico que deu ao Barcelona os melhores anos de sua história. O autor soube aproveitar o acesso livre – sem precedentes! – aos bastidores de um dos maiores clubes de futebol do mundo. Observou de perto um personagem apaixonado pelo futebol, meticuloso e obsessivo em sua busca pela perfeição. Pôde conhecer melhor também as ideias e conceitos de jogo fundamentais para o técnico, desfazendo ao longo da obra uma série de clichês que rodeiam a figura de Guardiola. Em artigo escrito para o jornal The Guardian, Perarnau descreve a personalidade de um técnico ao mesmo tempo racional e extremamente emocional.”.

– Onze anéis: A alma do sucesso.
capa do livro onze aneis a alma do sucesso
Ano: 2014.
Autores: Phil Jackson e Hugh Delehanty.
Editora: Rocco.
ISBN: 9788532528964.
Páginas: 336.
Sinopse: “À frente do Chicago Bulls e do Los Angeles Lakers, Phil Jackson ganhou mais campeonatos do que qualquer outro técnico na história do esporte. Fiel a princípios éticos, o autor de Cestas sagradas, que ganha reimpressões sucessivas desde que foi publicado pela Rocco, em 2001, faz agora, em Onze anéis, uma estimulante revisão de sua carreira, dividindo com o leitor os ensinamentos que fizeram dele o maior técnico de basquete de todos os tempos. Um livro motivador para líderes ou aspirantes, para fãs de esporte ou de biografias e para todos que buscam inspiração para trilhar o caminho do sucesso, com uma gestão baseada no vínculo e no respeito entre os integrantes de uma equipe.”.

– Béla Guttmann: Uma lenda do futebol do século XX.
capa do livro bela guttmann uma lenda do futebol do seculo xx
Ano: 2014.
Autor: Detlev Claussen.
Editora: Estação Liberdade.
ISBN: 9788574482408.
Páginas: 176.
Sinopse: “Quem ama o futebol também ama as lembranças de grandes jogos e grandes jogadores. Os melhores do pós-guerra – Puskás, Di Stéfano, Eusébio, Pelé – cruzaram o caminho de um homem que marcou o moderno futebol ofensivo mais do que qualquer outro: Béla Guttmann, húngaro judeu, ex-jogador, treinador de sucesso planetário, mitificado sobretudo depois de arrebatar por duas vezes a Liga dos Campeões da Europa no comando do Benfica, de Lisboa – tendo derrubado, para tal, nada menos que a poderosíssima dupla espanhola, Barcelona e Real Madrid. De temperamento forte e cheio de idiossincrasias, Béla Guttmann foi uma espécie de José Mourinho de seu tempo. Tanto pela capacidade superior de “ler” o futebol em suas variantes técnica, tática e física, quanto pelas recorrentes polêmicas em que se envolvia. Apesar de ter sido um jogador de algum talento, foi como treinador que se destacou, num tempo de transição do futebol, entre o amadorismo e o profissionalismo. Além da Hungria, atuou em países como Holanda, Áustria, Itália, Estados Unidos, Argentina e Portugal. Em 1957, aceitou o convite para treinar o São Paulo Futebol Clube, onde se sagrou campeão paulista. Mais do que isso, o estilo tático de Guttmann, com o inovador e ultra ofensivo esquema 4-2-4, influenciou de forma certeira na maneira de jogar da própria seleção brasileira comandada por Vicente Feola.”.

– A pirâmide do sucesso do treinador Wooden: Construindo uma vida melhor.
capa do livro a piramide do sucesso do treinador wooden construindo uma vida melhor
Ano: 2012.
Autores: John Wooden e Jay Carty.
Editora: Bv Books.
ISBN:  9788581580166.
Páginas: 192.
Sinopse: “Você já parou para pensar que para se atingir o topo é necessário construir bases sólidas? No livro A Pirâmide do Sucesso do Treinador Wooden, percebemos que cada bloco que encontramos em nosso caminho serve como um degrau para atingirmos o sucesso. Wooden, reconhecido pelos incríveis recordes alcançados e grande treinador da UCLA (Universidade da Califórnia), exemplifica em forma de pirâmide os princípios básicos que todos nós precisamos desenvolver para atingir a maturidade que nos conduzirá a o sucesso. Em seu interior, você está se perguntando: como as lutas e obstáculos podem me ajudar a chegar ao sucesso tão desejado? Para respondermos a essa pergunta, o treinador Wooden redefinirá o significado de “sucesso” e nos mostrará princípios valiosos aprendidos durante sua caminhada. Descobriremos que os blocos, como lealdade, fé, amizade, paciência, são essenciais para a vitória em todos os campos da vida. As lições deste livro são aplicadas a temas, como fé, liderança, famílias, negócios, relacionamentos interpessoais, entre outros. Veja o sucesso de uma nova forma e saiba que: “Sucesso é a paz de espírito resultante da satisfação de saber que você fez o possível para atingir o seu melhor.” – John Wooden. Então, está esperando o que para atingir o topo e conquistar sua vitória? Garanta já o seu futuro e construa as bases do seu sucesso.”.

– Código Mourinho: Decifrar o êxito do Special One.
capa do livro codigo mourinho decifrar o exito do special one
Ano: 2012.
Autores: Juan Carlos Cubeiro e Leonor Gallardo.
Editora: Planeta.
ISBN: Não encontrado.
Páginas: 192.
Sinopse: “O organizador”, “o ambicioso”, o “carismático”, “o mestre”, “o motivador”, “o fraterno”, “o comunicador” e “o frontal” são alguns dos epítetos atribuídos ao treinador de futebol José Mourinho no decurso da sua longa carreira desportiva. Famoso pelas polémicas e também por ser um vencedor nato, Mourinho pode parecer à primeira vista uma pessoa mal-educada, brusca, egocêntrica e ambiciosa, mas todos os que o conhecem bem dizem que é carinhoso, generoso, amável, sorridente e com valores fortes. Em conclusão, uma pessoa muito diferente do homem que se apresenta diante dos meios de comunicação social. Dirigido não só aos amantes do futebol mas também e em especial a empresários a gestores de empresas que querem triunfar com lições sobre liderança estratégica e gestão de equipas. José Mourinho, como sinónimo de triunfos desportivos, é considerado um verdadeiro especialista na arte de motivar equipas e um mestre na “liderança capacitadora”.

– Jogando para vencer: A filosofia de sucesso do maior técnico de basquete de todos os tempos.
capa do livro jogando para vencer a filosofia de sucesso do maior tecnico de basquete de todos os tempos
Ano: 2011.
Autores: John Wooden e Steve Jamison.
Editora: Sextante.
ISBN: 9788575426234.
Páginas: 176.
Sinopse: “John Wooden é conhecido como o treinador que levou o time de basquetebol da UCLA a 88 vitórias consecutivas e à conquista de 10 campeonatos nacionais, sete deles em sequência. Mas o que poucos sabem é que o homem que obteve esses resultados impressionantes nunca acreditou que o placar seria a medida de seu sucesso. Para Wooden, sucesso é “a paz de espírito proveniente da consciência de que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor dentro do seu potencial”. Colocar essa ideia em prática foi seu diferencial. Ao fazer com que seus times buscassem algo além de vencer, ele na verdade os transformou em vencedores. Jogando para vencer, terceiro título da coleção Na Vida Como no Esporte, organizada pelo técnico da seleção brasileira masculina de voleibol, Bernardinho, apresenta a filosofia de John Wooden e sua Pirâmide do Sucesso. Ao longo do livro, o treinador brasileiro conta como foi influenciado pelos princípios de Wooden e aprofunda as questões mais importantes abordadas por ele. Nas palavras de Wooden e nos depoimentos daqueles que fizeram parte de sua história vemos o homem que priorizou o caráter, o bom senso e a retidão, se dedicou ao trabalho, à família e aos fundamentos do basquete e se tornou referência no esporte e na vida.”.

– Fora do comum: Lições de integridade, ética e coragem de um dos maiores treinadores de futebol americano.
capa do livro fora do comum licoes de integridade etica e coragem de um dos maiores treinadores de futebol americano
Ano: 2011.
Autores: Tony Dungy e Nathan Whitaker.
Editora: Sextante.
ISBN: 9788575426470.
Páginas: 176.
Sinopse: “Nenhum outro livro representa tão bem o espírito desta coleção quanto Fora do comum. Escrito por um dos maiores técnicos do futebol americano, ele fala sobre a essência da vida, valores humanos, a força e da fé e a importância de se liderar pelo exemplo. Tony Dungy possui uma retidão de caráter admirável e conquistou os maiores títulos do esporte sem jamais se deixar seduzir pelo caminho mais fácil. É muito comum atletas ficarem deslumbrados com a fama e o dinheiro e acabarem metendo os pés pelas mãos. Ao longo de todos esses anos como técnico de voleibol, já testemunhei diversas situações em que jovens de talento seguiam o caminho errado. E o motivo disso, na maioria das vezes, era a simples falta de bons exemplos e orientação. Assim, a narrativa de Tony Dungy é um convite à reflexão sobre a profunda influência que treinadores, líderes e pais exercem nos jovens. Eles nos veem como modelo, portanto precisamos ensinar que nosso valor como pessoa não é medido pelas vitórias, mas pelos princípios que nos impulsionam a alcançá-las. Mas não pense que tamanha preocupação com a moral resulta em falta de vontade de vencer. Pelo contrário. Dungy é um campeão de recordes e acumulou diversos prêmios ao longo de sua bem-sucedida carreira. Extremamente exigente em campo, sabe muito bem o que esperar de cada jogador. Disciplina, responsabilidade e comprometimento são algumas de suas palavras-chave.”.

– Mourinho: A descoberta guiada. Criar e gerir equipes de sucesso. Liderança. Motivação. Superação.
capa do livro mourinho a descoberta guiada criar e gerir equipes de sucesso lideranca motivacao superacao
Ano: 2010.
Autor: Luís Lourenço.
Editora: Almedina.
ISBN: 9788563182029.
Páginas: 192.
Sinopse: “Luís Lourenço, autor dos dois únicos livros oficiais do treinador José Mourinho, dedicou-se ao estudo da sua liderança e faz conferências sobre o tema no mais variado tipo de empresas e ambientes profissionais. Este livro, que contou, além do próprio treinador, com a participação especial de alguns dos mais carismáticos jogadores liderados por Mourinho, explica-nos de uma forma simples e prática todos os principais fatores que fazem do treinador português um líder mundialmente reconhecido pela sua capacidade de criar e gerir equipes de sucesso. E ajuda-nos a compreender como é que esses mesmos fatores podem ser transpostos para o mundo das empresas e das organizações em geral. “Mourinho não me ensinou a jogar futebol. Eu sei jogar futebol. Ele ensinou-me foi a jogar em equipe, o que é algo diferente. E é por isso que onde quer que ele se encontre, atinge o sucesso”.

– Treinador: Lições sobre o jogo da vida.
capa do livro treinador licoes sobre o jogo da vida
Ano: 2010.
Autor: Michael Lewis.
Editora: Sextante.
ISBN: 9788575425657.
Páginas: 96.
Sinopse: “Treinador é a história de um verdadeiro professor e sua missão: transformar e preparar jovens por meio dos valores do esporte. Ao relembrar seus tempos de jogador sob o comando do temido Fitz, Michael Lewis demonstra respeito e gratidão por tudo aquilo que o técnico representou para a sua vida e a de tantos outros ex-alunos. Durão e extremamente dedicado, Fitz sempre trabalhou para incutir nos jovens o valor da disciplina e acreditava na preparação permanente e na perseverança como ingredientes fundamentais para se atingir o sucesso. Ele provocava e instigava seus garotos para que não se acomodassem nem desistissem diante dos desafios. Toda essa trajetória é contada por um ex-aluno que teve sua vida transformada pelas lições que aprendeu com o mestre. O jovem que vivia arrumando encrenca com os professores se tornou autor de vários best-sellers, entre eles The Blind Side, que foi adaptado para o cinema com o título Um sonho possível e rendeu a Sandra Bullock o Oscar de Melhor Atriz. Feliz daquele que, como Lewis, soube tirar proveito da convivência com alguém como Fitz. Muitos só reconhecem tardiamente a importância fundamental dessa pessoa para seu crescimento pessoal e profissional – alguém que fez o que era certo sem se importar em agradar ou ser conveniente, que orientou seus aprendizes com paixão, que se esforçou para extrair o máximo da capacidade deles e a quem hoje querem imitar na relação com seus próprios filhos, alunos, colaboradores e atletas.”.

– Cestas sagradas: Lições espirituais de um guerreiro das quadras.
capa do livro cestas sagradas licoes espirituais de um guerreiro das quadras
Ano: 1997.
Autores: Phil Jackson e Hugh Delehanty.
Editora: Rocco.
ISBN: 9788532507860.
Páginas: 224.
Sinopse: “‘Cestas sagradas’ é o depoimento de um dos homens mais virtuosos da história do basquetebol norte-americano – Phil Jackson – técnico do Chicago Bulls, que trabalhou incansavelmente para estabelecer a equipe de ouro da NBA na década de 90. Mas o que Jackson fez pelo basquetebol no mundo é insignificante diante da obra invisível por ele realizada em prol do seu grande sonho, a união do basquetebol com explorações espirituais. Como forma de liderança, Jackson propôs um trabalho de equipe para seus jogadores onde a mente do grupo privilegia o não-egoísmo e a compaixão, inspirando-se em princípios Orientais e Nativo-americanos.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Treinadores Brasileiros:

Clique aqui!

P.P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Periodização Tática:

Clique aqui!

P.P.P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Pedagogia do Esporte:

Clique aqui!

P.P.P.P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Tática:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close