Lista de biografias sobre: Treinadores Brasileiros.

lista de biografias sobre treinadores brasileiros literatura e futebol leo lyra

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Aproveito para ratificar o que já falei em algumas oportunidades: além das biografias dos grandes profissionais e das grandes referências na sua área de atuação, é muito importante também a leitura mais técnica sobre o tema!

No final do texto, deixei links para acesso das listas de livros sobre: Tática, Periodização Tática e Pedagogia do Esporte, que vão te ajudar e muito também!

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre o assunto!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos treinadores! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o tema, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Hélio Rubens, a trajetória de um vencedor no jogo da vida. A carreira de sucesso de um dos maiores nomes do esporte do Brasil e os conceitos para fazer do brasileiro um campeão.
capa do livro helio rubens
Ano: 2020.
Autores: Hélio Rubens e Igor Ramos.
Editora: Leya.
ISBN: 9788577347001.
Páginas: 272.
Sinopse: “Hélio Rubens, Uma vida de três pontos é a autobiografia de um dos maiores jogadores e técnicos da história do basquete brasileiro. Escrito com a colaboração do jornalista Igor Ramos, o livro combina os relatos de uma carreira vitoriosa nas quadras às ideias inspiradoras que guiaram a trajetória de Hélio Rubens – repleta de lições que servem para qualquer pessoa, apaixonada ou não pelo esporte. Com uma história que tem início na pequena cidade de Franca, no interior de São Paulo, e chega às mais importantes quadras do mundo, Hélio Rubens faz um relato emocionante que coloca o esporte como uma das mais belas e incríveis metáforas da vida. Entre os anos 1960 e 2000, foram muitos os títulos emocionantes, viradas impossíveis e marcas invejáveis protagonizadas por Hélio Rubens. Seu talento e dedicação o tornaram o maior vencedor de todos os tempos do Campeonato Brasileiro de Basquete – em times como Franca, Vasco e Uberlândia –, além de ter comandado a seleção brasileira em torneios mundiais, pan-americanos e dois Jogos Olímpicos. No livro, Hélio Rubens reafirma uma máxima inquestionável: o esporte é a melhor metáfora da vida. As palestras que, durante anos, ele apresentou Brasil afora eram o espelho desse pensamento. “Como palestrante, eu tentava atuar como um técnico, transformando o palco e a plateia num grande vestiário imaginário para preparar o time para o grande jogo que é a realidade de nossas vidas”, afirma, lembrando que, como no esporte, estamos sempre pensando e agindo individualmente e também em grupo, em busca de grandes conquistas. Dentro da quadra, cada um faz a sua parte para realizar um trabalho de qualidade, virar o jogo, vencer. Além de longas conversas com Hélio Rubens, Igor Ramos entrevistou também dezenas de amigos, jogadores, auxiliares técnicos, dirigentes e familiares do jogador, mostrando, por diversos ângulos, as lições de atleta, líder e homem para o Brasil ser campeão – no esporte e na vida. Como resultado, Hélio Rubens, Uma vida de três pontos está repleto de atributos e conceitos valiosíssimos para o cotidiano, seja no trabalho, em casa ou nas relações sociais e familiares. Todo tipo de leitor poderá tirar proveito das lições apresentadas na obra: liderança, motivação, força da mente, vida em comunidade, trabalho em grupo, a glória da vitória, o recomeço frente a uma derrota e aquilo que Hélio Rubens chama de “segundo fôlego” – a energia extra que usamos para superar os desafios aparentemente impossíveis.”.

– Ninguém é campeão por acaso: Os 6 princípios inegociáveis para o alto rendimento. Um dos maiores nomes do vôlei brasileiro.
capa do livro ninguem e campeao por acaso os 6 principios inegociaveis para o alto rendimento
Ano: 2019.
Autor: Renan Dal Zotto.
Editora: Benvirá.
ISBN: 9788557173361.
Páginas: 176.
Sinopse: “Renan Dal Zotto é um dos maiores nomes do vôlei brasileiro de todos os tempos. Grande expoente da chamada Geração de Prata, que trouxe uma medalha olímpica inédita para o país em 1984, e criador do saque viagem, usado até hoje por equipes em todo o mundo, ele sempre foi um jogador incansável e apaixonado por seu trabalho estilo que também adota como técnico e como gestor esportivo. Neste livro, Renan conta sua bem-sucedida trajetória no vôlei por meio de seis princípios que sempre nortearam sua vida profissional e pessoal e que ele considera imprescindíveis para o alto rendimento: paixão, treinamento, renúncia, ousadia, resiliência e planejamento. Mesclando momentos inesquecíveis de sua carreira com dramas pessoais que mudaram sua vida além de trazer depoimentos de antigos colegas, como Bernardinho e Bernard , Ninguém é campeão por acaso apresenta pilares que podem ser seguidos por qualquer empresa ou líder focados em um desempenho excepcional da equipe. As lições de Renan servirão de inspiração para todos aqueles que buscam a vitória, mas que reconhecem que aprender com as derrotas é fundamental.”.

– Martim Francisco: Uma revolução no futebol. O técnico idealizador do 4-2-4, sistema que levou o Brasil a vencer as Copas do Mundo de 1958, 62 e 70.
capa do livro martim francisco uma revolucao no futebol o tecnico idealizador do 4 2 4 sistema que levou o brasil a vencer as copas do mundo de 1958 62 e 70
Ano: 2018.
Autores: Lígia Maria Leite Pereira, Mauro Fiúza Campos Filho e Doorgal Gustavo Borges de Andrada.
Editora: C/Arte.
ISBN: 9788576543572.
Páginas: 200.
Sinopse: “Este livro conta a história de vida de Martim Francisco Ribeiro de Andrada Sobrinho, que se notabilizou como técnico de futebol, ganhando fama com a mudança e invenção revolucionária de um novo sistema de jogo, o 4-2-4, que de Minas se espalhou pelos times brasileiros, não demorando a chegar à Europa. O 4-2-4 foi adotado pelo Santos Futebol Clube em todo o seu período áureo com Pelé. A atuação de Martim Francisco como técnico de futebol, se estendeu por aproximadamente três décadas, desde sua estreia no Villa Nova, em 1951, ao começo dos anos 80. Foi reverenciado e aplaudido como um dos melhores técnicos da história do futebol brasileiro, passando por diversos clubes, brasileiros e espanhóis, dos grandes aos de pequena expressão. Entre tantos, o América-RJ, Vasco da Gama, América Mineiro, Cruzeiro, Corinthians, Internacional de Porto Alegre, Atlético-MG, Bangu, Atlético de Bilbao e Real de Sevilha. Técnico do Vasco da Gama nos fins da década de 1950 derrotou na final de um Torneio na Europa nada menos que o poderoso e imbatível time do Real Madri, que tinha no elenco os monstros do futebol como Di Stefano, Puskas e Didi. Como técnico do Atlético de Bilbao – e posteriormente de mais outros clubes da Espanha – Martim Francisco juntamente com Oto Glória, foram os primeiros brasileiros a atuarem como treinadores no futebol da Europa, obtendo reconhecimento no exterior.”.

– Os subterrâneos do futebol.
capa do livro os subterraneos do futebol
Ano: 2017.
Autor: João Saldanha.
Editora: Lacre.
ISBN: 9788564833340.
Páginas: 256.
Sinopse: “O livro, publicado pela primeira vez em 1963, conta as histórias do tempo em que Saldanha esteve como treinador do Botafogo. Escrito em estilo coloquial, como numa conversa de botequim, Saldanha descreve os jogos, as viagens, o clima nas concentrações, fofocas, brincadeiras e confusões – histórias impagáveis do “grande circo do futebol brasileiro”, conforme ele dizia. São crônicas que envolvem Garrincha, Nilton Santos, Zagallo e outros craques eternizados pelo futebol brasileiro!”.

– Ao mestre, com carinho: O São Paulo FC da era Telê – A história das conquistas do São Paulo FC sob o comando do maior de todos os técnicos brasileiros na visão de um são-paulino apaixonado pelo Tricolor Paulista.
capa do livro ao mestre com carinho o sao paulo fc da era tele a historia das conquistas do sao paulo fc sob o comando do maior de todos os tecnicos brasileiros na visao de um sao paulino apaixonado pelo tricolor paulista
Ano: 2016.
Autor: Felipe Morais.
Editora: Inova.
ISBN: 9788592526023.
Páginas: 336.
Sinopse: “A história sobre as conquistas do SPFC sob o comando do maior de todos os técnicos brasileiros, na visão de um São Paulino apaixonado pelo tricolor paulista. Registro histórico e jornalístico da época mais laureada do SPFC. Além de entrar na alma de Telê Santana, o mentor que capitaneou a equipe nesta fase histórica, o livro conta com depoimentos de nomes como: José Paulo de Andrade, Claudio Zaidan, Agostinho Teixeira (todos da Rádio Bandeirantes), Milton Neves (Rádio e TV Bandeirantes), Alberto Helena Jr (TV Gazeta), Wanderlei Nogueira (TV Gazeta e Rádio Jovem Pan AM), André Plihal, Paulo Calçade e Arnaldo Ribeiro (ESPN Brasil) e também os depoimentos dos próprios campeões mundiais de 92 e 93. Este é um livro oficial do São Paulo Futebol Clube.”.

– Tite.
capa do livro tite
Ano: 2016.
Autor: Camila Mattoso.
Editora: Panda Books.
ISBN: 9788578885953.
Páginas: 240.
Sinopse: “Adenor Leonardo Bacchi é, hoje, considerado um dos melhores técnicos de futebol do Brasil. O apelido pelo qual é conhecido, Tite, surgiu graças a uma confusão feita por Luiz Felipe Scolari – o Felipão – no final da década de 70. Responsável pela guinada do Corinthians na década de 2010, Tite já conquistou no comando do Timão nada menos do que seis títulos, entre eles a tão sonhada Libertadores e o Mundial de Clubes. Graças às 84 fontes entrevistadas por Camila Mattoso, são revelados, além da trajetória profissional de Tite, episódios inéditos dos bastidores do futebol e detalhes de sua vida pessoal. O livro traz ainda um caderno de fotos com registros desde os tempos da Portuguesa (1984) até a fase áurea no Corinthians (2010-).”.

– Eterna conquista.
capa do livro eterna conquista
Ano: 2016.
Autor: Vagner Mancini.
Editora: Não encontrada.
ISBN: Não encontrado.
Páginas: Não encontrada.
Sinopse: Não encontrada.

– Um burro com sorte? O futebol contado de dentro para fora dos gramados.
capa do livro um burro com sorte o futebol contado de dentro para fora dos gramados
Ano: 2014.
Autor: Levir Culpi.
Editora: BB.
ISBN: 9788562716355.
Páginas: 170.
Sinopse: “Em um burro com sorte?, o técnico Levir Culpi deixa uma reflexão para o leitor: serão mesmo todos os treinadores dependentes de um dia de sorte ou azar? Em sua biografia o treinador debate esse e outros assuntos, revela histórias de bastidores e, acima de tudo, resume toda sua trajetória no mundo da bola. Uma viagem que começa em Curitiba, passa por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, chega ao Japão e têm muitas outras escalas.”.

– Oswaldo Brandão: Libertador Corintiano, herói Palmeirense.
capa do livro oswaldo brandao libertador corintiano heroi palmeirense
Ano: 2014.
Autor: Maurício Noriega.
Editora: Contexto.
ISBN: 9788572448369.
Páginas: 208.
Sinopse: “Paizão, descobridor de talentos, disciplinador, Oswaldo Brandão foi um dos maiores técnicos do futebol brasileiro do século XX. Ganhou inúmeros títulos e marcou especialmente a trajetória dos grandes rivais paulistas Corinthians e Palmeiras. Foi o técnico que mais vezes comandou ambos os times. Pelo Palmeiras, conquistou três campeonatos brasileiros e quatro paulistas e liderou a equipe na fase áurea da chamada “academia de futebol”. No Corinthians, ganhou dois paulistas, sendo que um deles (de 1977) encerrou um dramático jejum de 23 anos. Também atuou na Argentina e no Uruguai e teve passagem de destaque pela seleção brasileira, embora nunca tenha ido a uma Copa do Mundo. Com a narrativa brilhante do jornalista e comentarista esportivo Maurício Noriega, entramos no mundo pessoal e profissional deste personagem marcante na crônica esportiva do país.”.

– Transformando suor em ouro.
capa do livro transformando suor em ouro
Ano: 2011.
Autor: Bernardinho.
Editora: Sextante.
ISBN: 9788575422427.
Páginas: 224.
Sinopse: “Obstinado, persistente, perfeccionista e motivador, Bernardinho se tornou o maior técnico de vôlei da história do Brasil – e um dos grandes treinadores do esporte coletivo em todo o mundo. Transformando suor em ouro é a história de Bernardinho contada por ele mesmo, desde os tempos de jogador até a consagração como técnico com o ouro olímpico. Mais do que relatar uma epopeia esportiva emocionante, o livro apresenta facetas desconhecidas do treinador ao mostrar em detalhes como Bernardinho burilou o método que batizou de Roda da Excelência. O treinador da seleção brasileira masculina de vôlei revela-se um grande estudioso, um leitor atento dos mestres, tanto do esporte quanto da administração, como John Wooden, Winston Churchill e James Hunter. Retira deles o que cada um tem de melhor e, nas quadras, testa esses ensinamentos, incorporando alguns, descartando outros, adaptando muitos. Bernardinho revela por inteiro o “segredo” que fez dele um dos palestrantes mais requisitados por grandes empresas em busca de um diferencial competitivo no mundo dos negócios.”.

– Fio de esperança: Biografia de Telê Santana.
capa do livro fio de esperanca biografia de tele santana
Ano: 2011.
Autor: André Ribeiro.
Editora: Cia dos Livros.
ISBN: 9788563163370.
Páginas: 512.
Sinopse: “É o próprio autor do livro quem conta: ‘Além da atualização que fiz desde 2.000, com o martírio de seu tratamento, morte e homenagens póstumas, há uma contundente história escrita pela Conceição Lemes, sobre aquele estudo do AVC que, creio eu, você [Juca Kfouri], em seu blog, tenha sido o único a divulgar na época. Além da publicação na íntegra desta reportagem, há uma atualização feita por ela, relatando minuciosamente a queda de braço com os médicos que trataram Telê e o Cremesp. Ela foi processada, impedida de receber um prêmio da “Revista Imprensa”, foi aos tribunais e venceu. Eu não sabia, mas o caso do Telê transformou-se em paradigma para mudanças nos hospitais que tratam vítimas de AVC.'”.

– Quem derrubou João Saldanha.
capa do livro quem derrubou joao saldanha
Ano: 2010.
Autor: Carlos Ferreira Vilarinho.
Editora: Livros de Futebol.
ISBN: 9788591072507.
Páginas: 256.
Sinopse: “O livro retrata a vida de João desde a sua infância no Rio Grande do Sul até chegada à então Capital Federal mas não se resume a fazer um retrato da sua trajetória. Antes disso posiciona o leitor no contexto histórico da época remetendo-o a um período tempestuoso do Brasil e seus reflexos sobre a “Seleção Canarinho’ no período 1964–1970 justamente nos chamados “anos de chumbo’. O autor revela com detalhes todo o engajamento de João com a política os anos de militância contra a ditadura militar e os obstáculos que teve que enfrentar para atuar como jornalista e depois como técnico da principal seleção de futebol do mundo enfrentando a antipatia e o patrulhamento da repressão. Saldanha era mesmo um jornalista à frente do seu tempo. Muito do que ele comentava sobre futebol vale até hoje vinte anos após a sua morte durante a Copa 90 na Itália. Antes de assumir o comando da Seleção ele já contava com o respeito da opinião pública e de boa parte de seus colegas de profissão. Era um jornalista completo tendo construído significativa carreira no jornalismo impresso televisivo e principalmente no rádio. Apesar de tratar de questões políticas o livro também discute as formações táticas dos principais scratchs brasileiros nas Copas do Mundo traçando um raio-x de craques do passado e contestando alguns mitos que até hoje se perpetuam na história do jornalismo esportivo brasileiro.”.

– Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro.
capa do livro os 11 maiores tecnicos do futebol brasileiro
Ano: 2009.
Autor: Maurício Noriega.
Editora: Contexto.
ISBN: 9788572444262.
Páginas: 256.
Sinopse: “Atacante bom é aquele que faz gol. Goleiro bom é aquele que evita gol. E técnico bom, quem é? O grande estrategista, que domina as teorias? O paizão, que trata os jogadores como crianças crescidas e carentes, necessitadas de compreensão e apoio? O tático, capaz de “virar o jogo” no intervalo, com alterações surpreendentes? O que revela jogadores? O que lida bem com estrelas? O que sabe “ler o jogo”? O que estuda os adversários? Ou, simplesmente, o vencedor? Há diferentes motivos para um técnico ganhar espaço nesta cuidadosa seleção feita pelo jornalista Maurício Noriega. Numa época em que técnico transformou-se em “professor” é evidente a importância dada a esse profissional do futebol pela mídia especializada e pelos torcedores. Além do perfil dos principais técnicos que atuaram – ou atuam – no Brasil: Oswaldo Brandão, Bela Guttmann, Vicente Feola, Lula, Zagallo, Rubens Minelli, Ênio Andrade, Telê Santana, Luxemburgo, Felipão e Muricy Ramalho; há entrevistas de personalidades que conhecem bem o estilo do retratado, como ex-jogadores e outros treinadores. Leitura para amantes e admiradores do futebol brasileiro. E para quem gosta de saber mais sobre líderes vencedores.

– Do caos ao topo uma odisséia Coxa-Branca.
capa do livro do caos ao topo uma odisseia coxa branca
Ano: 2008.
Autor: René Simões.
Editora: Qualitymark.
ISBN: 9788573038019.
Páginas: 365.
Sinopse: “Nesta obra o leitor encontrará uma trajetória de sucesso. Os amantes de futebol, especialmente do Coritiba, irão se identificar com cada passo da trajetória do clube aqui descrita. Os que simplesmente acompanham o esporte, conhecerão um pouco mais sobre a historia deste clube tão importante. E os que não gostam de futebol, mergulharão em uma história real de luta, persistência e sucesso alcançado.”.

– O dia em que as mulheres viraram a cabeça dos homens.
capa do livro o dia em que as mulheres viraram a cabeca dos homens
Ano: 2007.
Autor: René Simões.
Editora: Qualitymark.
ISBN: 97888573036923.
Páginas: 184.
Sinopse: “Baseado no diário escrito durante sua passagem como treinador da Seleção Feminina de Futebol, René Simões relata neste livro, o desempenho das meninas nas Olimpíadas de Atenas em 2004. Os desafios, os fatos de bastidores, as dificuldades, desconfianças e preconceitos sofridos pelas jogadoras, a alegria e a conquista. Nas palavras de Renata Simões na apresentação da obra, essa é a história da prata que foi ouro, das mulheres de Atenas que tiveram a garra de reescrever a história do futebol feminino no Brasil e viraram a cabeça dos homens desse país.”.

– Formando equipes vencedoras: Lições de liderança e motivação do esporte aos negócios.
capa do livro formando equipes vencedoras licoes de lideranca e motivacao do esporte aos negocios
Ano: 2006.
Autores: Carlos Alberto Parreira e Ricardo Gonzalez.
Editora: Best Seller.
ISBN: 9788576841319.
Páginas: 168.
Sinopse: “A trajetória e as lições de liderança de um dos maiores nomes do esporte – o técnico da seleção brasileira de futebol Carlos Alberto Parreira – estão reunidas neste livro, uma referência para formar equipes vencedoras e manter resultados sempre positivos. Ao longo de sua carreira, Parreira precisou enfrentar as mais adversas situações, quebrou paradigmas e superou obstáculos construindo uma vida profissional que prima pela disciplina e pela obstinação. Lidar com os egos das maiores estrelas do futebol, adaptar-se às diferenças culturais das equipes que liderou no exterior e superar crises financeiras e políticas são apenas alguns exemplos das experiências que viveu e que o consagraram um modelo de superação e liderança.”.

– Givanildo: Uma vida de luta e vitórias.
capa do livro givanildo uma vida de luta e vitorias
Ano: 2006.
Autor: Marcelo Cavalcante.
Editora: Bagaço.
ISBN: 9788537300947.
Páginas: 279.
Sinopse: “O livro traz a primeira biografia do ex-jogador e atual treinador, o pernambucano Givanildo de Oliveira, personagem pródigo em boas histórias. Marcelo Cavalcante relata a trajetória do Velho Giva no futebol, ele que comandou como meio-campista um dos melhores times da história do Santa Cruz. Na Seleção sagrou-se campeão do Torneio do Bicentenário dos Estados Unidos como titular da Canarinho. Em 1977, ajudou a tirar o Corinthians de um jejum de 23 anos sem títulos paulistas. Conquistou o tricampeonato estadual de 1980/81/82 no Sport e depois iniciou sua carreira de treinador, sendo campeão em 1991/92 e 1994. O livro traz também, fotos históricas da carreira do craque.”.

– Profissão Campeão: Como o Santos F.C. ganhou o Campeonato Brasileiro de 2004.
capa do livro profissao campeao como o santos f c ganhou o campeonato brasileiro de 2004
Ano: 2005.
Autores: Vanderlei Luxemburgo e Ingo Ostrovsky.
Editora: Gryphus.
ISBN: 9788575101032.
Páginas: 145.
Sinopse: “Composto de entrevistas concedidas pelo consagrado técnico entre um e outro treino de seu novo time, o Real Madrid da Espanha, “Profissão Campeão” conta a trajetória do campeão brasileiro Santos, desde o início de sua campanha, pelas mãos do técnico Emerson Leão até a vitória absoluta, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Passando por todas as dificuldades, desde o perigo do rebaixamento (o terror de qualquer equipe) no início do campeonato até o sequestro da mãe de um dos principais jogadores na época, Robinho. Isso claro, sem deixar de mencionar o imenso trabalho que foi lapidar um time, considerado por muitos naquele ano, fadado à derrota, e transformá-lo numa equipe vencedora que ficou durante oito rodadas seguidas em primeiro lugar na tabela.”.

– É campeão! A montagem de um time vencedor: Como o Cruzeiro E. C. ganhou tudo em 2003.
capa do livro e campeao a montagem de um time vencedor como o cruzeiro e c ganhou tudo em 2003
Ano: 2004.
Autores: Vanderlei Luxemburgo e Ingo Ostrovsky.
Editora: Gryphus.
ISBN: 9788575100745.
Páginas: 212.
Sinopse: “‘No Campeonato Brasileiro você não tem que ter um time titular, você tem que ter um elenco titular’. Esta é uma das muitas afirmações do técnico Vanderlei Luxemburgo, colhidas por Ingo Ostrovsky e que fazem parte deste livro. Criador de uma fórmula original que é colocar o técnico campeão falando sobre essa conquista na primeira pessoa, Ingo desvela os bastidores dessa guerra de pontos corridos que foi o Brasileirão de 2003. Quem conta a experiência neste primeiro livro é um personagem e tanto: técnico que fez o Cruzeiro ganhar a Tríplice Coroa, vencendo no mesmo ano o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão, este último pela primeira vez na história do clube. Mestre na arte de mexer com a cabeça dos jogadores, Luxemburgo conta a verdade e só a verdade do que ele fez para convencer o time de que ganhar é possível. A palestra ‘Perfil de um Vencedor’, os detalhes da preleção, e a psicologia utilizada pelo técnico são algumas das tantas curiosidades do livro. Além do texto que prende o leitor do início ao fim, Ingo incluiu os esquemas dos jogos do Cruzeiro no Brasileiro de 2003 e os resultados.”.

– Felipão: A alma do Penta.
capa do livro felipao a alma do penta
Ano: 2002.
Autor: Ruy Carlos Ostermann.
Editora: ZH.
ISBN: 9788586103421.
Páginas: 187.
Sinopse: “Depois de festejar a conquista do Penta, o torcedor brasileiro poderá conhecer as confidências de Luiz Felipe Scolari sobre a trajetória da Seleção Brasileira rumo ao título mundial na Coréia do Sul e no Japão. O técnico e sua saga na Copa são tema do livro ‘Felipão, a Alma do Penta’, com textos do jornalista e cronista Ruy Carlos Ostermann. Na obra, Felipão revela em detalhes como foi seu trabalho na conquista do Penta, a partir de informações exclusivas que constam do diário pessoal que escreveu partir do momento em que a Seleção deixou o país, no dia 12 de maio. O livro ainda apresenta uma biografia de Scolari, contando histórias de sua vida ainda pouco conhecidas pelo público.”.

– Zagallo, Um Vencedor: A fantástica história do único tetracampeão mundial de futebol.
capa do livro zagallo um vencedor a fantastica historia do unico tetracampeao mundial de futebol
Ano: 1996.
Autores: Luiz Augusto Erthal e Vanderlei Borges.
Editora: Faculdade Primus.
ISBN: Não encontrado.
Páginas: 172.
Sinopse: “Biografia de Mário Jorge Lobo Zagallo, bicampeão mundial como jogador, tri como técnico e tetra como supervisor da Seleção Brasileira.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Periodização Tática:

Clique aqui!

P.P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Pedagogia do Esporte:

Clique aqui!

P.P.P.P.PS.: Confira também a lista de livros sobre Tática:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close