Lista de livros sobre: Futebol do Leste Europeu.

literatura e futebol lista de livros sobre futebol do leste europeu leo lyra

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre o assunto!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre o Futebol do Leste Europeu! Temos muito a aprender com ele! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o tema, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Pedrovsky na Rússia: Do celular para a tela da tv.
capa do livro pedrovsky na russia do celular para a tela da tv
Ano: 2019.
Autor: Pedro Canísio.
Editora: Primeiro Lugar.
ISBN: 9788554858087.
Páginas: 128.
Sinopse: “Selfjornalismo, celulink, novas tecnologias, convergência de mídias, mídias sociais, jornalismo independente, empreendedorismo na comunicação, Copa do Mundo, turismo, mochilismo e boleirismo. Tudo isso num livro só!!! É o livro “Pedrovsky na Rússia: do celular para a tela da TV”. Na obra, o jornalista Pedro Canisio relata a experiência de realizar a cobertura da Copa do Mundo 2018, na Rússia, de maneira independente, com o apoio de tecnologias digitais.”.

–  Vinte Copas do Mundo de Futebol: O legado da Escola Iugoslava de Treinadores.
capa do livro vinte copas do mundo do futebol o legado da escola iugoslava de treinadores
Ano: 2019.
Autor: José Alberto Aguilar Cortez.
Editora: CRV.
ISBN: 9788544433102.
Páginas: 208.
Sinopse: “As seleções dos países do leste europeu sempre se destacaram nas principais competições de futebol, e revelaram jogadores e técnicos talentosos que brilharam nas principais ligas da Europa neste livro, acompanhamos a trajetória dos treinadores nascidos iugoslavos nas vinte copas do mundo realizadas entre 1930 e 2014no primeiro capítulo, destacamos os sessenta e oito anos de história da antiga Iugoslávia nos mundiais realizados entre 1930 e 1998, com resumos biográficos de todos os treinadores daquela desaparecida nação dividimos o primeiro capítulo em três fases; a primeira, entre 1930 e 1945, quando a Iugoslávia era um reinado a segunda fase, entre 1945 e 1980, durante o domínio do partido comunista e do marechal tito, e a terceira fase, entre 1980 e 1998, quando a Iugoslávia começou a desaparecer nas três fases analisamos a participação e os currículos dos treinadores da seleção iugoslava nas olimpíadas e nas copas do mundo realizadas o segundo capítulo enfatizou a força das repúblicas balcânicas que se tornaram independentes nas seis copas do mundo realizadas entre 1998 e 2014, e de seus respectivos treinadores a biografia dos treinadores, nascidos iugoslavos, que disputaram os mundiais realizados entre 1970 e 2014, como técnicos das seleções de países de outros continentes, está inserida no terceiro capítulo deste livro para confirmar a extensão da influência da escola de treinadores da Iugoslávia no futebol mundial finalmente, no quarto capítulo, apresentamos o legado dos treinadores remanescentes daquela importante escola de treinadores nos principais países da Europa, Ásia, África e Américas, estudiosos e apaixonados por futebol encontrarão motivos para admirar o legado dos iugoslavos nas seleções e nos principais clubes do mundo.”.

– A história do futebol na União Soviética.
capa do livro a historia do futebol na uniao sovietica
Ano: 2018.
Autor: Emanuel Leite Jr.
Editora: Drible de Letra.
ISBN: 9788559967746.
Páginas: 142.
Sinopse: “Neste livro Emanuel Leite Júnior nos apresenta uma outra face da Revolução Russa num intercâmbio com um aspecto muito popular da nossa cultura: o futebol. Assim como no Brasil, o futebol foi um esporte extremamente popular na URSS e mereceu grande atenção dos líderes revolucionários pelo seu caráter de afi rmação da identidade e das instituições nacionais. O resultado da investigação que o autor nos traz em “A História do Futebol na União Soviética” na forma de envolvente narrativa, além de pôr em evidência a história do futebol russo, mostra como uma paixão pode aproximar duas culturas originalmente tão distantes e tão diversas. É, sem dúvida, uma grande contribuição à história do futebol e à compreensão da Revolução Russa e seus impactos nesse seu ano de centenário”.

– Noites Europeias 1897-2017: 120 anos de história das competições de clubes da Europa.
capa do livro noites europeias 1897 2017 120 anos de historia das competicoes de clubes da europa
Ano: 2018.
Autores: .
Editora: Corner.
ISBN: 9788594496089.
Páginas: 520.
Sinopse: “A versão brasileira de Noites Européias enfoca nos aspectos culturais e econômicos desde sua expansão pelo continente europeu, quando os jogos só podiam acontecer diante da luz do dia. Para entender porquê os jogos passaram a ser jogados à noite, é preciso olhar para um contexto totalmente extra-campo, assim como para compreender o domínio econômico e esportivo do futebol espanhol durante a profunda crise financeira que assolava o país. O embrião de todas as competições européias, a evolução tática do jogo, a mudança das capitais do futebol europeu; tudo isso está presente no trabalho de Miguel Lourenço Pereira e João Nuno Coelho, que começam essa história em Viena, na capital cultural do Império Austro-Húngaro, em 1897, e termina em Cardiff, 120 anos depois. Tardes que viraram noites após o advento dos refletores. Noites no Anfield Road, Camp Nou, Old Trafford, Santiago Bernabéu e outros templos, que são assistidas e vividas nas tardes brasileiras a cada ano. Este livro não visa entender o futebol europeu a partir das competições de clubes, mas sim compreender a Europa a partir do esporte mais popular do planeta e como este continente passou a dominar o futebol mundial no âmbito de clubes. Leitura obrigatória pra quem ama futebol, política, tática, histórias e História.”.

– Eu sou Zlatan Ibrahimovic: Esta é a minha historia tal como contei a David Lagercrantz.
capa do livro eu sou zlatan ibrahimovic esta é a minha historia tal como contei a david lagercrantz
Ano: 2017.
Autores: Zlatan Ibrahimovic e David Lagercrantz.
Editora: Realejo.
ISBN: 9788595880078.
Páginas: 721.
Sinopse: “A história pessoal e profissional de Zlatan Ibrahimovic, como ele narrou para o escritor David Lagercrantz, revela detalhes surpreendentes de como Ibra conseguiu superar o passado de pobreza e exclusão em um gueto de imigrantes na Suécia para se tornar um dos melhores e mais bem pagos jogadores do mundo. Famoso pela natureza impulsiva dentro de campo, o craque conta como isso o ajudou a superar desde a falta de suporte da família até a pressão de técnicos e cartolas sem abaixar a cabeça para ninguém. No livro, Ibrahimovic revela que só presta reverência a uma pessoa, o brasileiro Ronaldo Fenômeno. “Se não fosse pelo Ronaldo, acho que teria me tornado um tipo completamente diferente de jogador”, confessa o astro da Suécia. No prefácio da biografia, Ronaldo Fenômeno responde: “Fico muito honrado em saber que servi de influência para um atleta do nível do Ibrahimović, que hoje influencia tantos outros jovens jogadores”.”.

– Palmeiras x Corinthians 1945: O jogo vermelho.
capa do livro palmeiras x corinthians 1945 o jogo vermelho
Ano: 2010.
Autor: Aldo Rabelo.
Editora: Unesp.
ISBN: 9788571399938.
Páginas: 128.
Sinopse: “Na década de 1990, em uma de suas visitas à sala de troféus da Sociedade Esportiva Palmeiras, Aldo Rebelo visualizou uma taça com a seguinte inscrição: “Homenagem do Movimento Unificador dos Trabalhadores – MUT”. Começou assim a sua jornada pela partida realizada em 13 de outubro de 1945 entre Palmeiras e Corinthians. Este livro retira o jogo do anonimato da galeria de troféus e das estatísticas dos dois clubes. Para isso, reúne informações obtidas em jornais, universidades, clubes, Federação Paulista de Futebol, arquivos pessoais e entrevistas com ex-dirigentes comunistas, ex-jogadores, ex-sindicalistas e familiares de pessoas ligadas ao episódio.”.

– Futebol & guerra: Resistência, triunfo e tragédia do Dínamo na Kiev ocupada pelos nazistas.
capa do livro futebol e guerra resistencia triunfo e tragedia do dinamo na kiev ocupada pelos nazistas
Ano: 2004.
Autor: Andy Dougan.
Editora: Zahar.
ISBN: 9788571108035.
Páginas: 204.
Sinopse: “Futebol & Guerra desvenda a verdade por trás do histórico embate entre a Luftwaffe, a força aérea alemã, e o F.C. Start, time formado pelo que restou do glorioso Dínamo de Kiev. Fascinante e comovente, mostra como a equipe do Dínamo – considerado o melhor time de futebol da Europa pré-guerra – foi reformulada como F.C. Start, vencendo de forma brilhante todas as partidas que jogou e levantando o ânimo do povo na Kiev ocupada pelos nazistas. Em 1942, nessa partida de futebol contra a Luftwaffe, a equipe defendeu a honra da cidade e ousou enfrentar, em todos os sentidos da palavra, os alemães. O jogo tornou-se uma alegoria da resistência, e suas consequências foram brutais. Ao separar os fatos da ficção e reconstituir no centro da Segunda Guerra Mundial um momento de extraordinária bravura, Andy Dougan comprova que o futebol também pode ser uma questão de vida ou morte – e muito mais que isso. “Quando você acha que já leu todos os bons livros sobre a (Segunda) Guerra, mais um é publicado. Futebol & Guerra é um desses livros. … Excelente.” Philip Kerr, Sunday Times “Você não precisa se interessar por futebol para passar a noite inteira lendo esse livro de Andy Dougan.” Spectator Magazine “Andy Dougan relata as calamidades em Kiev com total e aterradora vivacidade. … Um livro comovente e inesquecível.” Tribune”.”.

– Puskas: Uma lenda do futebol.
capa do livro puskas uma lenda do futebol
Ano: 1998.
Autores: Rogan P. Taylor e Klara Jamrich.
Editora: DBA.
ISBN: 9788572340991.
Páginas: 230.
Sinopse: “Nesta obra, Puskas – juntamente com outros jogadores, técnicos e jornalistas da época – recorda momentos de sua carreira; a Olimpíada de Helsinque em 1952; a vitória da Hungria contra a Inglaterra em pleno estádio de Wembley, naquele que é considerado um dos dez melhores jogos de todos os tempos; a derrota para a Alemanha na Copa de 1954 e o jogo contra o Brasil; a suspenção pela Fifa e a ida para o Real Madrid onde jogou com Didi.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: A lista pode conter alguns livros que abordem sobre o futebol/atletas de países que não fazem parte do Leste Europeu, mas que acabam se encaixando no contexto de países descentralizados no continente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close