Lista de livros sobre: Treinos de futebol.

lista de livros sobre treinos de futebol literatura e futebol leo lyra

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Aproveito para ratificar o que já falei em algumas oportunidades: além da leitura técnica sobre o tema, é muito importante também a leitura das biografias dos grandes profissionais e das grandes referências na sua área de atuação, neste caso, os principais treinadores do futebol brasileiro e mundial que, muito em breve, ganharão uma lista só sua, também!

No final do texto, deixei links para acesso das listas de livros sobre: Tática, Periodização Tática e Pedagogia do Esporte, que vão te ajudar e muito também!

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre as mães de atletas!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre treinos de futebol! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o tema, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Treinamento tático no futebol: Teoria e prática.
capa do livro treinamento tatico no futebol teoria e pratica
Ano: 2020.
Autores: Gibson Moreira Praça e Pablo Juan Greco.
Editora: Appris.
ISBN: 9786555231786.
Páginas: 241.
Sinopse: “O treinamento tático faz parte da rotina de treinadores e atletas no futebol. Contudo observa-se uma lacuna no Brasil quando se trata de materiais didáticos para sistematização desse processo. Diante disso, o livro Treinamento tático no futebol: teoria e prática tem o intuito de apresentar ao leitor três etapas inerentes ao planejamento do treinamento das capacidades táticas no futebol. Inicialmente, são descritos os principais conteúdos que permeiam a ação tática do jogador, como os princípios táticos gerais, operacionais, fundamentais e específicos, além da proposição de um conceito integrativo da tática no jogo de futebol. Na segunda etapa, apresenta-se uma aplicação do treinamento esportivo orientado para o desenvolvimento da capacidade tática dos jogadores de futebol.”.

– Futebol Sistêmico: Conceitos e metodologias de treinamento.
capa do livro futebol sistemico conceitos e metodologias de treinamento
Ano: 2017.
Autores: Felipe L. Belozo e Charles R. Lopes.
Editora: Paco.
ISBN: 9788546206933.
Páginas: 288.
Sinopse: “Esta obra trata de um tema muito estudado e utilizado pelos profissionais que estão envolvidos com o futebol de campo: uma abordagem sistêmica no treinamento do futebol. O livro apresenta conceitos e metodologias dos aspectos relacionados ao treinamento de atletas profissionais: as demandas físicas e fisiológicas, pedagogia do jogo de futebol, treinamento dos aspectos técnicos, táticos e físicos por meio dos jogos, protocolos de avaliação física, metodologias do treinamento de força, a componente tática do jogo de futebol, planilhas de treinamentos por meio dos jogos e um passo a passo para elaboração da periodização do treinamento. Tivemos a preocupação de criar um guia detalhado de como se elaborar uma periodização aplicada ao futebol. Com isso, os profissionais passam a ter autonomia para elaborar sua própria periodização, já que a prática esportiva, por ser muito diversificada e individualizada, não permite que modelos prontos sejam aplicados. Muitos de nossos estudos, pesquisas e experiências como preparadores físicos com diversos atletas e equipes estão nesta obra.”.

– Futebol: Gestão e Treinamento.
capa do livro futebol gestao e treinamento
Ano: 2017.
Autores: Paulo Roberto Alves Falk e Dyane Paes Pereira.
Editora: Ícone.
ISBN: 9788527411189.
Páginas: 264.
Sinopse: “A presente obra procura não ser apenas uma pesquisa bibliográfica sobre o futebol e sua estrutura, mas sim uma obra que relaciona conceitos e conhecimentos sobre uma postura de profissional e de profissão, que precisamos ter, não somente nos campos de futebol, mas a cada dia. E nesse contexto os autores mostram a cada dia em sua profissão, o resultado de suas inquietações e propostas sobre o futebol que agora podem ser lidos e analisados por todos nós. O planejamento, as estratégias, a tática e técnica a ser desenvolvida, passando pela liderança e gestão de pessoas são algumas das atribuições deste novo profissional. E este profissional tem influência direta nas equipes em que trabalha. Seu papel passa a ser fundamental nesta estrutura, pois ele deixa de ser apenas aquele que treina e seleciona atletas e começa a ter uma visão e participação maior como gestor de pessoas. Francisco José Fornari Sousa.”.

– Manual de jogos e exercícios para escolas de futebol.
capa do livro manual de jogos e exercicios para escolas de futebol
Ano: 2017.
Autor: Leandro Rubio Andrés.
Editora: Ícone.
ISBN: 9788527412391.
Páginas: 376.
Sinopse: “O tema deste livro não poderia ser mais atrativo, pois a maioria dos professores busca, ao ministrar suas aulas, um ambiente divertido e participativo. O livro traz formas de reger aulas através de jogos para aquecimento, fundamentos técnicos voltados para o Futebol, pequenos jogos, brincadeiras para o jogo de Futebol, exercícios em forma de circuito, treinamento físico e trabalho específico para goleiro, focado para escolas de futebol. A obra possibilita uma identificação clara no que se refere à intervenção pedagógica no ensino do Futebol, sendo de suma importância para o universo de jovens praticantes, possibilita o resgate das brincadeiras de rua, levando para dentro das escolas de futebol aquele prazer em realizar atividades de uma maneira onde “aprende se divertindo”.”.

– Didática da Educação Física: Futebol.
capa do livro didatica da educacao fisica futebol
Ano: 2017.
Autor (Organizador): Elenor Kunz.
Editora: Unijuí.
ISBN: 9788541902434.
Páginas: 240.
Sinopse: “Este volume de Didática da Educação Física trata do tema futebol. Em sete textos, dez autores apresentam suas experiências com o ensino do futebol na Educação Física escolar ou nas chamadas “escolinhas”, além de discutir sobre conceitos e práticas ainda pouco conhecidas nesta modalidade esportiva. Mais uma vez pretende-se com esta obra a busca de uma maior aproximação com a realidade concreta do ensino da Educação Física, no caso o ensino do futebol, não apenas no contexto escolar. Nesse sentido, não são apresentadas receitas prontas para serem reproduzidas pelos profissionais mas, fundamentalmente, relatos de experiências acompanhados de uma pequena base de fundamentação teórica e indicativos para maiores aprofundamentos objetivando estimular todo profissional a sempre novos e renovados estudos, reflexões e práticas para esta nobre tarefa de ensino com/pelo/para o movimento humano pelos esportes.”.

– O perfil do treinador de futebol para o século XXI.
capa do livro o perfil do treinador de futebol para o seculo xxi
Ano: 2016.
Autor: Jairo da Cunha Pereira.
Editora: Autografia.
ISBN: 9788568511749.
Páginas: 108.
Sinopse: “‘O futebol brasileiro, de um modo geral, passa por uma transformação profunda, seja na superestrutura, seja em sua infraestrutura. Apesar do “business” que se transformou o futebol mundial, a realidade econômica e financeira dos clubes brasileiros caminha a passos largos para o caos.’ – Jairo da Cunha Pereira. O perfil do treinador de futebol para o século XXI é o resultado de pesquisa realizada pelo técnico de futebol Jairo da Cunha Pereira. Em meio a realidade econômica em que vivemos, produzem-se novos comportamentos das entidades envolvidas no mercado do futebol e isso pode ser visto na forma como os clubes começam a pensar o produto futebol em todas as suas dimensões. Para isso, o treinador atual deve ter a capacidade de administrar e gerenciar interesses diversos. Portanto, a obra visa discutir um novo conceito de profissional, com característica empreendedora e capaz de lidar com a velocidade com que ocorrem as transformações no mundo moderno. No Brasil, começou a surgir agora uma nova forma de pensar o futebol no clube, e estamos em constante movimento de aprendizagem. O modelo de profissional com formação no continente europeu tem sido tomado como referência para o país e Jairo Pereira procura abordar pontos fundamentais e relevantes a respeito da profissão. Através de uma sequência lógica de pensamento, o livro nos proporciona uma leitura agradável e de muito conteúdo, mostrando com clareza não somente um perfil profissional de treinador, mas também um perfil de uma estrutura profissional de futebol, além da evolução do mesmo através do tempo, momentos cruciais dessa evolução, sua atualidade e visão para o futuro. O perfil do treinador de futebol para o século XXI tem como objetivo despertar reflexões a respeito do futebol e é para todos aqueles que se interessam por esse desporto apaixonante.”.

– Futebol: Tópicos Especiais da Preparação do Atleta.
capa do livro futebol topicos especiais da preparacao do atleta
Ano: 2016.
Autores: Stéfane Beloni Correa Dielle Dias, Victor Nikolaevich Seluianov, Fabio da Silva Ferreira Vieira, José Cassidori Junior e Paulo Roberto Michailoff.
Editora: Juruá.
ISBN: 9788536263366.
Páginas: 200.
Sinopse: “Futebol – Tópicos Especiais da Preparação do Atleta é uma obra que procura tratar de problemas complexos a respeito da preparação do futebolista que habitualmente não são bem elu­cidados e claros na literatura científica e no meio acadêmico. Temas como a formação dos programas motores e a correção de hábitos e habilidades motoras já formados, a reação complexa e a antecipação correta do goleiro na cobrança do pênalti, a precisão nos chutes a gol por parte dos jogadores, são exclu­sividade desse livro. Todos os tópicos citados acima entre outros são tratados com êxito por meio de uma análise minuciosa do conteúdo da atividade competitiva no futebol e das disciplinas científicas que compõem o corpo de conhecimentos a respeito da preparação do atleta, tais como: a neurofisiologia, fisiologia, biomecânica, bioquímica, entre outras teorias científicas (teoria da formação das habilidades motoras, teoria do treinamento desportivo).Além disso, o presente trabalho traz uma nova interpretação das áreas acima citadas com base na criação de modelos matemáticos imitacionais dos diversos processos (mecanismos e biome­canismos) que acontecem no organismo do atleta na prática do futebol, principalmente nas situações “problema” que são historicamente tratadas com muita controvérsia em outros tra­balhos. O livro conta também com uma parte voltada somente para nutrição e utilização de suplementos alimentares para os jogadores. Assim como a primeira obra dos autores publicada no Brasil –Futebol – Aspectos Fisiológicos e Metodológicos– o materi­al por si só é uma inovação na área por não ser composto de uma série de “receitas prontas”, mas por possuir reflexões que quebram muitos mitos e paradoxos da teoria do treinamento desportivo.”.

– Para um futebol jogado com ideias: Concepção, treinamento e avaliação de desempenho tático de jogadores e equipes.
capa do livro para um futebol jogado com ideias concepcao treinamento e avaliacao de desempenho tatico de jogadores e equipes
Ano: 2015.
Autores: Israel Teoldo, José Guilherme e Júlio Garganta.
Editora: Appris.
ISBN: 9788581928869.
Páginas: 319.
Sinopse: “Livro prefaciado por Adenor Leonardo Bachi (TITE), Paulo Autuori e Renê Simões. Em um mundo em constante mutação, como é o do futebol, só a inteligência pode ajudar verdadeiramente, uma vez que, além de saber agir com eficácia, torna-se fundamental saber pensar acerca do modo como se age. Por isso, nos mais recentes anos do futebol moderno, a componente tática vem sendo cada vez mais valorizada e difundida. No Brasil, especialmente, essa dimensão do desempenho desportivo tem sido estudada e aplicada por muitos profissionais da área, desde as categorias de base até o futebol profissional. Este livro foi desenvolvido de modo a ajudar aqueles que dedicam muito do seu tempo a melhorar a qualidade do jogo e a formar jogadores taticamente cultos, criativos e inteligentes. Portanto, nesta obra são apresentados procedimentos e ideias que, além de auxiliarem na tarefa de avaliação do desempenho tático dos jogadores e de equipes de futebol, permitem melhorar a sua expressão ao longo do tempo de aprendizagem e treinamento.”.

– A formação do jogador de futebol no Sport Club Internacional.
capa do livro a formacao do jogador de futebol no sport club internacional
Ano: 2015.
Autor: Francisco Xavier Freire Rodrigues.
Editora: Paco.
ISBN: 9788581489124.
Páginas: 268.
Sinopse: “É uma obra que convida aos leitores a pensar na formação do jogador de futebol como um processo continuado de ensino e aprendizagem que tem como finalidade promover mudanças integradas dos comportamentos físicos, táticos, técnicos, cognitivos, sociais, culturais, afetivos e psicológicos.”.

– Futebol: Bases Científicas da Preparação de Força.
capa do livro futebol bases cientificas da preparacao de forca
Ano: 2015.
Autor: Adriano Vretaros.
Editora: Publicação Independente.
ISBN: 9788592031107.
Páginas: 145.
Sinopse: “O futebol é uma modalidade de desporto conhecida mundialmente pela sua beleza e plasticidade nas ações motoras durante uma partida. São encontradas uma diversidade de capacidades biomotoras que apoiam o desempenho futebolístico. Entre elas, a força motora. Considerada na atualidade como capacidade biomotora crucial em um grande rol de esportes, a força e suas diferentes manifestações se fazem existentes no futebol moderno. Não é apenas a citação de futebol-força que nos faz recordar de imediato a importância da força no futebol e, sim, o futebol de resultados. No futebol de resultados, os jogadores devem estar devidamente condicionados na força motora para suportar as cargas impostas pelas partidas que requerem efeitos de grande magnitude no desempenho. A execução de sprints curtos intermitentes, mudanças de direção, saltos, giros, carrinhos e demais movimentações acabam solicitando em variados graus da força. Em acréscimo, as habilidades motoras como os passes, dribles, fintas e distintos tipos de chutes podem ser considerados resultantes de vetores da força. O preparador físico ao vislumbrar este quadro, se sente na obrigação de incorporar em seus programas de treinamento a força motora e suas derivações. No entanto, mesmo o mais experiente dos profissionais se depara com questões inerentes acerca da prescrição do treino da força, levando-o a indagar: Qual o perfil das fibras musculares nos jogadores de futebol? Como elaborar um programa de treino da força baseado na concepção ecológica? Quais os principais princípios norteadores no desenvolvimento da força? Como a força se manifesta nas funções táticas? Como treinar a força no futebol? Quais os melhores testes de avaliação da força no futebol? Como realizar um aquecimento efetivo em futebolistas? Quais as formas de fadiga no futebol? Quais as lesões que mais acometem os futebolistas? Como periodizar a força no futebol? Como se realiza o controle das cargas de treino? Estas e outras perguntas podem ser respondidas com a leitura deste manuscrito, como também pode levar o leitor a refletir e buscar questões mais aprofundadas fundamentado nas pesquisas aqui apresentadas. Vale dizer que futebol tem se modernizado e, assim a ciência acompanha este progresso. Portanto, ao adentrarmos no universo científico voltado ao futebol, não espere todas as respostas, haja visto a ciência levantar um maior número de interrogações do que decifrar arquétipos.

– Treino é jogo! Jogo é treino! A especificidade do treinamento no Futebol atual.
capa do livro treino e jogo jogo e treino a especificidade do treinamento no Futebol atual
Ano: 2014.
Autor: Rafael Martins Cotta.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576554936.
Páginas: 128.
Sinopse: “A obra vem para esclarecer algumas dúvidas sobre a verdadeira maneira de se trabalhar o treinamento no Futebol de forma específica. Trata-se do resultado de 10 anos de estudo teórico e prático no âmbito da preparação física no Futebol, buscando-se, a cada dia de trabalho, entender qual a melhor forma de se trabalhar a parte física nessa modalidade e evoluir constantemente nesse conhecimento.”.

– Anatomia do futebol: Guia ilustrado para o aumento de força, velocidade e agilidade no futebol.
capa do livro anatomia do futebol guia ilustrado para o aumento de forca velocidade e agilidade no futebol
Ano: 2014.
Autor: Donald T. Kirkendall.
Editora: Manole.
ISBN: 9788520434727.
Páginas: 224.
Sinopse: “Escrito por Donald T. Kirkendall  autoridade em futebol com Ph.D. em fisiologia do exercício pela Ohio State University e membro do Centro de Pesquisa e Avaliação Médica da Fifa (F-MARC/Fifa), este livro mostra como melhorar o desempenho aumentando a força, a velocidade e a agilidade para executar passes mais precisos e chutes mais potentes. Com essa proposta, a obra apresenta: explicações passo a passo de quase 80 exercícios, acompanhados de ilustrações anatômicas coloridas de alta qualidade que ressaltam os músculos primários e secundários trabalhados em cada movimento; ilustrações que mostram os músculos envolvidos nos chutes, nos cabeceios, nos ataques e nas disputas pela bola, demonstrando como cada exercício possui uma ligação fundamental com o desempenho dentro de campo; explicações sobre como adaptar os exercícios para alcançar objetivos específicos, do ataque à defesa, segundo as necessidades de cada jogador e suas metas individuais, a fim de prepará-los para competições com mínimas chances de lesão. Anatomia do futebol é uma leitura indispensável para treinadores e jogadores de qualquer nível e idade interessados em complementar o tradicional treino de futebol com exercícios eficientes e seguros, sendo também uma referência altamente recomendada para estudantes e profissionais de educação física e medicina do esporte.”.

– Futebol: Ciências aplicadas ao jogo e ao treinamento.
capa do livro futebol ciencias aplicadas ao jogo e ao treinamento
Ano: 2013.
Autores: Miguel de Arruda, Thiago Santi Maria, José Mário Campeiz e Marco Antônio Cossio-Bolaños.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576553434.
Páginas: 560.
Sinopse: “Vários livros de excelente qualidade já foram publicados no Brasil sobre aspectos técnicos e táticos, treinamento, planejamento, ensino e história do futebol. Entretanto, nenhum deles foi tão abrangente e complexo quanto a presente obra, cujo título reflete com precisão o objetivo de seus organizadores, que foi de reunir em uma única publicação o maior número possível de temas relevantes para o futebol.”.

– Futebol e futsal: A especificidade e modernidade do treinamento para homens e mulheres – Fisiologia aplicada.
capa do livro futebol e futsal a especificidade e modernidade do treinamento para homens e mulheres fisiologia aplicada
Ano: 2012.
Autores: José Laudier Antunes dos Santos Filho e  Ivan da Cruz Picarro.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576553397.
Páginas: 336.
Sinopse: “Futebol e futsal são modalidades esportivas praticadas em todo o território brasileiro e são muito parecidas; têm os mesmos objetivos, porém, cada uma tem particularidades e exigências próprias. Homens e mulheres dividem situações de aprendizagem desde a iniciação até o alto rendimento. Este livro relata várias situações e explica modelos de jogos, tipos de treinamento e atividades aplicadas no futebol e no futsal, com destaque à aplicação para o futebol feminino, categoria de destaque mundial nos dias de hoje. Seu conteúdo, escrito em linguagem simples e eficaz, contribui para o aprimoramento do desenvolvimento técnico individual e coletivo dos praticantes, bem como dos profissionais ligados à área. Se você é um deles, não pode perder esta leitura!”.

– Treinamento funcional no futebol.
capa do livro treinamento funcional no futebol
Ano: 2012.
Autores: Sandro Sargentim e Thiago Passos.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576553519.
Páginas: 184.
Sinopse: “O livro Treinamento Funcional no Futebol baseia-se na experiência profissional dos autores, na leitura de textos especializados e nos artigos científicos específicos e atualizados. As áreas da Ciência do Treinamento Desportivo, Anatomia e Análise do Movimento são abordadas de maneira clara e objetiva, permitindo aos leitores um entendimento fácil e rápido do tema. Sobre a obra, o professor doutor José Elias de Proença diz: Além de fundamentar cientificamente cada uma das vertentes, apresenta propostas compatíveis com o estágio de desenvolvimento motor do atleta e com a fase de aprendizagem motora em que se encontra. Ainda considerando os aspectos do treinamento funcional apontados, Sandro Sargentim e Thiago Passos descrevem com clareza cada exercício para orientar todos aqueles que queiram aplicá-los. Alunos e professores de Educação Física e Fisioterapia, técnicos e preparadores físicos, atletas e fãs do futebol não podem deixar de apreciar esta obra!”

– Comportamentos táticos defensivos no futebol: Relacionados ao sistema 1-4-4-2 em losango.
capa do livro comportamentos taticos defensivos no futebol relacionados ao sistema 1 4 4 2 em losango
Ano: 2012.
Autores: Paulo Henrique Borges e Dourivaldo Teixeira.
Editora: Editorial Academia Española.
ISBN: 9783659031250.
Páginas: 100.
Sinopse: “Os desportos são fenômenos presentes na vida de uma significativa parcela dos seres humanos, seja enquanto praticantes ou enquanto espectadores. Dessa forma, o desenvolvimento tecnológico e cientifico contribui para que sejam obtidas informações relacionadas à modalidade. Entretanto, ainda encontramos relativa defasagem de estudos acadêmicos que busquem investigar com profundidade os aspectos táticos do futebol. Nesse sentido, este estudo de cunho bibliográfico tem por objetivo estabelecer uma reflexão a respeito dos comportamentos táticos defensivos que as equipes de futebol podem realizar para obter êxito neste momento de organização do jogo. Através deste estudo foi possível perceber que existem princípios fundamentais que devem ser utilizados para orientar as equipes e aumentar suas performances desportiva.”.

– Escola de futebol: Criação, seleção de atividades, planejamento, organização e controle.
capa do livro escola de futebol criacao selecao de atividades planejamento organizacao e controle
Ano: 2012.
Autor: José Geraldo do Carmo Salles (Gegê).
Editora: Fontoura.
ISBN: 9788587114914.
Páginas: 192.
Sinopse: “Este livro tem por finalidade apresentar aos profissionais (professores, monitores, coordenadores, administradores e etc.) que trabalham com escolas de futebol e esportes destinadas a crianças e adolescentes, sugestões pontuais que possam favorecer a melhor sistematização de suas atividades, em função das necessidades de uma criança em fase de desenvolvimento das habilidades esportivas. Não se trata de um receituário, a proposta é discutir de forma breve, levantar ideias, informar detalhes que possam auxiliar na organização e condução de um trabalho compromissado com a aprendizagem e o desenvolvimento global do aprendiz. Trata-se de um livro com tópicos curtos embasados em experiências vivenciadas pelo autor durante a realização de projetos de extensão universitária e referenciais teóricos adotados nas disciplinas de graduação e pós-graduação em futebol que coordena e ensina no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa desde o ano de 1993. São recortes de leituras e informações adquiridas no momento de preparação das aulas, transformados em uma linguagem acessível sem as pesadas terminologias acadêmicas.”.

– Método sensorial no futebol:  Da infância à fase adulta.
capa do livro metodo sensorial no futebol da infancia a fase adulta
Ano: 2011.
Autor: Edu Antunes Coimbra.
Editora: Mauad.
ISBN: 9788574780283.
Páginas: 136.
Sinopse: “Através do Método Sensorial que ele apresenta neste livro e que valoriza os sentidos, a memória, a criatividade dos jogadores e até mesmo a participação da família na formação do craque. Da infância à vida adulta, o autor vai dando as dicas de como fazer um craque e de como estimular a criança e o adolescente que já se interessam pelo futebol, dentro de um planejamento.”.

– Pedagogia do futebol.
capa do livro pedagogia do futebol
Ano: 2011.
Autor: João Batista Freire.
Editora: Autores Associados.
ISBN: 9788574960739.
Páginas: 100.
Sinopse: “O futebol tem me ensinado muitas coisas boas, provavelmente as melhores que aprendi em toda a minha vida. Agora, tanto tempo depois, resolvi escrever um livro que contasse o que sei ensinar e aprender. As lições, eu as dei para milhares de jovens. As histórias, eu as vi na rua, nos estádios e campos de várzea. Gostaria de contribuir para que o futebol faça tão bem para as outras pessoas como fez para mim. Esta é a razão deste livro.”.

– Futebol: Aspectos multidisciplinares para o ensino e treinamento. Educação Física no Ensino Superior.
capa do livro futebol aspectos multidisciplinares para o ensino e treinamento educacao fisica no ensino superior
Ano: 2011.
Autores: Sérgio Augusto Cunha, Felipe Arruda Moura, Paulo Roberto Pereira Santiago, Rafael Moreno Castellani e Fábio Augusto Barbieri.
Editora: Guanabara Koogan.
ISBN: 9788527716895.
Páginas: 152.
Sinopse: “Este livro tem como objetivo orientar professores e alunos de Educação Física sobre a aplicação de uma metodologia científica de ensino e treinamento do futebol e suas variações. São abordados aspectos histórico-sociais, físicos, técnicos, táticos, psicológicos, biomecânicos, organizacionais e gerenciais envolvidos no planejamento, na aplicação e na avaliação de aulas e treinos de futebol. Sumário – 1 – Aspectos Histórico-Sociais; 2 – Aspectos Técnicos; 3 – Aspectos Táticos do Futebol; 4 – Aspectos Psicológicos; 5 – Aspectos Fisiológicos e de Treinamento Físico; 6 – Aspectos Biomecânicos; 7 – Aspectos Organizacionais e Gerenciais.”.

– Treinamento de força no futebol.
capa do livro treinamento de foca no futebol
Ano: 2010.
Autor: Sandro Sargentim.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576552635.
Páginas: 122.
Sinopse: “A força é a capacidade física que mais evoluiu nos últimos anos, tanto nos esportes individuais como nos coletivos. No livro Treinamento de Força no Futebol, analisamos a preparação física no futebol, em especial as ações musculares e, por consequência, sua demanda metabólica. Com base nessa análise, estudamos como a força pode e deve ser aplicada desde a formação, até o alto rendimento. Dividiu-se a força em suas várias manifestações, como cada uma delas pode ser exercitada no ciclo de treinamentos, exemplificando, dentro de cada microciclo em seu período específico, como a força pode ser aplicada em conjunto aos treinos com bola. O desenvolvimento da força, bem como a prevenção de lesões por meio da propriocepção, tem atenção especial nesta obra. A periodização da força dentro do ciclo anual e sua divisão em cada período de rendimento no alto nível e na formação de atletas nas categorias de base é explicada detalhadamente. O DVD vem fornecer exemplos práticos de como se aplicar os exercícios de força de forma específica para atletas de futebol de alto rendimento. Esperamos que o livro Treinamento de Força no Futebol seja mais uma das diversas ferramentas que os profissionais do Futebol possuem para elaborar e montar a sua metodologia anual de treinos.”.

– Futebol: Alongamento e Flexibilidade – Teoria e metodologia do treinamento desportivo – Aquecimento, equilíbrio, profilaxia de lesões, desenvolvimento da flexibilidade.
capa do livro futebol alongamento e flexibilidade aquecimento equilibrio profilaxia de lesoes desenvolvimento da flexibilidade
Ano: 2010.
Autor: Abdallah Achour Junior.
Editora: Sport Training.
ISBN: 9788563794017.
Páginas: 136.
Sinopse: “O autor apresenta com detalhes a flexibilidade diretamente relacionada ao futebol, como os diferentes tipos de alongamento, aquecimento e treinamento da flexibilidade, incluindo também a profilaxia de lesões e a influência gerada sobre as capacidades força e velocidade.”.

– Técnico de futebol: A arte de comandar.
capa do livro tecnico de futebol a arte de comandar
Ano: 2010.
Autor: Fábio Aires da Cunha.
Editora: Publicação independente.
ISBN: 9788577480722.
Páginas: 212.
Sinopse: “O livro fala sobre a capacitação e as características dos profissionais do futebol; tipos e funções do técnico de futebol; aspectos de liderança e motivação na atuação do técnico no futebol de alto rendimento; dificuldades para se tornar um técnico de futebol; grandes técnicos da história do futebol brasileiro; técnicos da Seleção Brasileira.”.

–  Futebol: Treinamento global em forma de jogos reduzidos.
capa do livro futebol treinamento global em forma de jogos reduzidos
Ano: 2009.
Autor: Eduardo Andriatti Paulo.
Editora: Fontoura.
ISBN: 9788587114617.
Páginas: 144.
Sinopse: “Ao considerar que a avaliação da aptidão física é primordial para a prescrição e o controle de um programa de exercícios seguro, eficaz e motivador. Este livro assume importância ímpar na prática de atividades físicas, esportivas e recreativas, em especial para quem deseja desenvolvê-las profissionalmente com ética, zelo e competência. Sendo os autores especialistas e entusiastas no assunto, recomendo a leitura desta obra, obrigatória para aos profissionais que pretendem consolidar o inquestionável valor da avaliação morfofuncional.”.

– Método integrado de ensino no futebol.
capa do livro metodo integrado de ensino no futebol
Ano: 2009.
Autores: Alexandre Apolo da Silveira Menezes Lopes e Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576552451.
Páginas: 288.
Sinopse: “Esta obra trabalha muito bem as diferentes dimensões que envolvem o ensino e o treinamento esportivo do jogo e dos jogadores. Discute os métodos de treinamento no futebol, a evolução da modalidade no tocante ao modelo compartimentado ou de forma integrada e chega ao jogo como solução na aprendizagem da modalidade, como modelo integrado voltado para o ensino do esporte. a obra possibilita uma identificação clara no que se refere à intervenção pedagógica no ensino do futebol, como proposta de mudanças em situações de ensino esportivo, com uma temática de suma importância para o universo dos jovens e possibilidades no ensino em situação de treinamento. Também acompanha um CD-ROM que trata especificamente sobre o Método Integrado de Ensino, não somente explicando-o. Preocupa-se, principalmente, em demonstrar como se utilizar o referido método com segurança, por intermédio de alguns exemplos práticos dos Jogos e de suas três fases específicas de aplicação – respaldadas por Preceitos de Desenvolvimento Humano que regem o Esporte. Todos os Jogos aparecem animados por computação gráfica para a modalidade Futebol.”.

– Treinamento desportivo: Estruturação e periodização.
capa do livro treinamento desportivo estruturacao e periodizacao
Ano: 2009.
Autor: Antônio Carlos Gomes.
Editora: Artmed.
ISBN: 9788536319483.
Páginas: 276.
Sinopse: “Esta nova edição, revista e ampliada, traz ao leitor os temas mais pertinentes relacionados com a estruturação e a periodização do treinamento desportivo, respeitando as particularidades dos diferentes desportos e o calendário desportivo brasileiro.”.

– Preparação física do futebol: Metodologia e estatística.
capa do livro preparacao fisica do futebol metodologia e estatistica
Ano: 2009.
Autores: Moraci Sant’Anna e Marco Aurélio De Ávila.
Editora: Cuca Fresca.
ISBN: 9788587140159.
Páginas: 64.
Sinopse: Não Encontrada.

– Futebol 1000 exercícios.
capa do livro futebol 1000 exercicios
Ano: 2007.
Autor: Rogério Melo.
Editora: Sprint.
ISBN: 9788573320305.
Páginas: 142.
Sinopse: “Jogos de aquecimento. Jogos em quadra. Estafetas ida e volta, pendulares, circulares e em colunas, com bola e sem bola. Jogos e exercícios para melhorar a condução, o domínio, a antecipação e a marcação. Controle de bola e conclusão ao gol. Passes curtos e longos. Lançamentos. Jogos por equipes. Jogos para melhorar o drible, marcação e desmarcação, para melhorar visão do jogo, jogo de cabeça e para conservar a posse da bola. Treinamento de goleiros. Circuito físico-técnico.”.

– Futebol: Treinamento desportivo de alto rendimento.
capa do livro futebol treinamento desportivo de alto rendimento
Ano: 2007.
Autores: Antônio Carlos Gomes  e Juvenilson de Souza.
Editora: Artmed.
ISBN: 9788536312309.
Páginas: 256.
Sinopse: “Este livro une a ciência e a prática na preparação desportiva do futebol, respondendo de forma clara e acessível a questões como: Quantos quilômetros corre um jogador durante o jogo e em que velocidade?, O aquecimento é realmente importante antes do treinamento e do jogo?, Que reações ocorrem no corpo quando se joga futebol?, Como treinar um jogador de futebol?, O que pode ser feito para o futebolista suportar a exaustiva temporada de jogos?. Trata-se de uma obra indispensável a todos os futebolistas e demais interessados no desporto que desejam se atualizar e compreender as mudanças ocorridas na preparação desportiva.”.

– Futebol: Aspectos Fisiológicos e Metodológicos.
capa do livro futebol aspectos fisiologicos e metodologicos
Ano: 2005.
Autores: Victor N. Seluianov, Serguei K. Sarsania  e Konstantin S. Sarsania.
Editora: Juruá.
ISBN: 9788536208947.
Páginas: 200.
Sinopse: “Escrito por três renomados doutores russos, Futebol: Aspectos fisiológicos e metodológicos é um livro que, além de trazer conceitos básicos e aplicados de fisiologia, bioquímica e nutrição, faz uma transição entre a análise teórica e a sua aplicação na prática, fundamentada em décadas de pesquisas com atletas de alto nível. Também é apresentada a inédita modelagem imitacional computadorizada, que foi criada (elaborada) e comprovada cientificamente pelos autores, como um dos mais efetivos meios de planificação dos processos de treinamento a curto e longo prazos. Este livro é direcionado ao futebol, mas, pela abrangência de seu conteúdo, pode ser aplicado nos desportos em geral. O livro por si próprio é uma inovação na área do treinamento desportivo, pelo fato de que ele não traz “receitas prontas”, mas sim, “moldes”, fazendo com que o leitor entenda os processos adaptativos que ocorrem no organismo do atleta durante a sua prática desportiva. É uma leitura indispensável a todos os profissionais que se dedicam à ciência do treinamento desportivo de uma forma mais global e crítica.”.

– Futebol e futsal: Possibilidades e limitações da prática pedagógica em escolinhas.
capa do livro futebol e futsal possibilidades e limitacoes da pratica pedagogica em escolinhas
Ano: 2005.
Autores: Ricardo Rezer e Michel Angillo Saad.
Editora: Argos.
ISBN: 9798598981214.
Páginas: 222.
Sinopse: “Esta obra é uma crítica sutil e ao mesmo tempo uma coerente avaliação das práticas pedagógicas nas escolinhas de futebol e futsal, “paixões nacionais”. Os autores buscam as possibilidades de entender a escolinha não como um mero diminutivo voltado a competições, busca e formação de talentos, mas como uma verdadeira escola, com uma forma lúdica de educar sem limitações e de maneira inclusiva.”.

– Escolas de futebol: Manual para organização e treinamento.
capa do livro escolas de futebol manual para organizacao e treinamento
Ano: 2003.
Autores: Álex Sans Torreles e César Frattarola Algaraz.
Editora: Jones & Bartlett.
ISBN: 9788536300276.
Páginas: 162.
Sinopse: Não encontrada.

– Treinamento de Força em Futebolistas.
capa do livro treinamento de forca em futebolistas
Ano: 2000.
Autores: Jefferson Eduardo Hespanhol  e Miguel Arruda.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576552192.
Páginas: 128.
Sinopse: “Treinamento de Força em Futebolistas é um tema muito importante no contexto do futebol praticado na atualidade, em que, pela sistemática do jogo, que busca uma forte marcação, quando o jogador não está de posse de bola, e na situação contrária, com a posse de bola, a situação muda de contexto, pois busca a maior velocidade de deslocamento para chegar à situação de finalização do lance em tiro a gol. No entanto, essa alternância de situações de defesa e ataque aponta para uma condição física que possibilita responder satisfatoriamente a essas determinantes, e a prática de treinamento visa a melhoras na condição física, tornando essas respostas claramente identificáveis, como treinamento da capacidade física, força motora e suas relações com outras capacidades e suas subdivisões. Nos dias atuais, o treinamento da força motora é um elemento-chave na modalidade do futebol. No entanto, esta capacidade não é treinada isoladamente, mas em conjunto com as demais capacidades físicas; o que ocorre é um predomínio desta capacidade sobre as demais, em especial na categoria de adultos, mas, mesmo assim, esse trabalho deve ser iniciado nas categorias de base, resguardando as prerrogativas biológicas dos jovens atletas.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Periodização Tática:

Clique aqui!

P.P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Pedagogia do Esporte:

Clique aqui!

P.P.P.P.PS.: Confira também a lista de livros sobre Tática:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close