Lista de biografias sobre: Zagueiros.

literatura e futebol lista de biografias sobre zagueiros leo lyra

Fala, galera!

Esse é mais um,, dentre vários textos, onde irei reunir as principais biografias nacionais e internacionais sobre personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre o assunto!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre as histórias dos grandes zagueiros! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre Zagueiros, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Posso crer no amanhã: Relato de superação e esperança de Neto, sobrevivente da Chapecoense.
capa do livro posso crer no amanha relato de superacao e esperanca de neto sobrevivente da chapecoense
Ano: 2017.
Autor: Hélio Zampier Neto.
Editora: Vida.
ISBN: 9788538303619.
Páginas: 178.
Sinopse: ““A vida é feita de tempos, e tempos de conquistas e derrotas. O segundo tempo não pode ser desperdiçado!” Depois de ficar totalmente sem combustível, o avião da LaMia, voo 2933, no qual viajavam jogadores, dirigentes e convidados do clube de futebol Chapecoense, da Bolívia a Colômbia, se arrojou na madrugada de 29 de novembro de 2016 perto do Monte Gordo, quando se aproximava para pousar no Aeroporto Internacional José María Córdova. No acidente morreram 71 das 77 pessoas que embarcaram no avião. Sobreviveram três jogadores, dois tripulantes e um jornalista. Neto, um dos jogadores sobreviventes, conta aqui seu relato e experiência após alguns meses do acidente. Um relato de sobrevivência e fé que faz o leitor reavaliar seu propósito na vida e suas prioridades. A autobiografia de Neto nos faz conhecer o quanto a busca para se tornar um atleta profissional exige força de vontade e renúncias. A mensagem de Posso crer no amanhã confirma o poder de um Deus que faz milagres e que continua a escrever lindas e marcantes histórias através de quem tem um relacionamento íntimo e uma vida dedicada a ele. — Leandro Castán, zagueiro do Roma e campeão da Copa Libertadores da América em 2012 pelo Corinthians.”.

– A quinta estrela a historia do penta contada de dentro do campo.
capa do livro a quinta estrela a historia do penta contada de dentro do campo
Ano: 2017.
Autor: Léo.
Editora: Agência Número Um.
ISBN: 9788568911075.
Páginas: 72.
Sinopse: “A Quinta Estrela conta a fantástica campanha do Pentacampeonato do Cruzeiro na Copa do Brasil. Os detalhes de cada jogo, as dificuldades superadas, as classificações heroicas e os lances emocionantes. O livro traz também os casos de bastidores contados do ponto de vista de um cruzeirense privilegiado: o zagueiro Léo, jogador e torcedor do Maior de Minas.”.

– Os 50 maiores defensores da historia do futebol.
capa do livro os 50 maiores defensores da historia do futebol
Ano: 2017.
Autores: Anderson Moura e Tauan Ambrósio.
Editora: Via Escrita.
ISBN: 9788567831107.
Páginas: 310.
Sinopse: “O livro “Os 50 maiores defensores da história do futebol”, escrito pelos jornalistas Anderson Moura e Tauan Ambrósio, não contempla necessariamente os 50 melhores jogadores de defesa que já passaram pelo esporte. Primeiramente porque avaliar quesitos técnicos pode vir a ser um trabalho movido pela subjetividade. As memórias seletivas e afetivas fazem com que cada um possa criar sua lista e justificá-la com argumentos pessoais. Além disso, alguém pode estar entre os maiores sem necessariamente estar entre os mais habilidosos, ou mais disciplinados, ou mais vitoriosos. A grandeza de um jogador pode estar atrelada a sua história de vida. Sua capacidade para enfrentar obstáculos e superá-los, seu profissionalismo, seu entendimento do jogo e por aí vai. É importante dizer que alguns jogadores fazem parte dessa lista porque participaram de equipes que revolucionaram ou influenciaram no modo como o futebol é visto em todo mundo. Grosso modo, é como dizer que eles estavam no lugar certo e na hora certa, mas sem que isso diminua de alguma forma a participação que eles tiveram nos grandes feitos de suas equipes ou seleções. O catalão Carles Puyol, por exemplo, não foi melhor que Thiago Silva ou tantos outros que ficaram fora do livro, mas tem uma representatividade maior que os excluídos em diversos aspectos. Igualmente importante ressaltar que a figura humana também teve grande influência na decisão dos escolhidos. Por mais que o jogador de futebol seja jogador muito mais que 90 minutos, ele não o é 24 horas por dia. Há um compromisso em mostrar as facetas que os profissionais não demonstram nos campos ou nas entrevistas coletivas. Saber como eles impactaram as sociedades nas quais viviam e sua importância fora dos estádios.”.

– Bellini: O primeiro capitão campeão.
capa do livro bellini o primeiro capitao campeao
Ano: 2015.
Autora: Giselda Bellini.
Editora: Prata.
ISBN: 9788586307621.
Páginas: 208.
Sinopse: “Bellini foi o capitão da seleção na primeira vitória brasileira na Copa do Mundo, que aconteceu na Suécia em 1958. Foi bicampeão mundial em 1962, capitão da seleção na Copa do Mundo de 1966, além de ter atuado no Vasco, São Paulo e Atlético Mineiro. Como se não bastasse, foi um ícone de uma época conhecida como “os anos dourados”. Considerado um dos jogadores de futebol mais bonitos de todos os tempos, Bellini estava tão presente no imaginário brasileiro da época como o presidente Juscelino Kubitschek, a Bossa Nova com Tom Jobim e Vinícius de Morais, Marta Rocha, a eterna miss Brasil ou, ainda, Maria Esther Bueno, a maior tenista da história brasileira. Faça uma viagem no tempo e conheça o grande capitão através dos olhos de sua esposa, Giselda, que conta toda a vida profissional e pessoal do primeiro capitão campeão da seleção brasileira de futebol.”.

– O jogo da minha vida: Histórias e reflexões de um atleta.
capa do livro o jogo da minha vida historias e reflexoes de um atleta
Ano: 2013.
Autor: Paulo André.
Editora: Leya.
ISBN: 9788580444773.
Páginas: 304.
Sinopse: “As memórias de um atleta diferenciado! Num país onde parte considerável da população acredita poder comandar a seleção brasileira de futebol, este livro é um convite à reflexão sobre a realidade dos jogadores – uma realidade bem diferente da que nós, torcedores, imaginamos. Corajoso, Paulo André oferece a sua história como exemplo de uma profissão que, para os que acompanham de longe, parece muito glamorosa, mas na verdade é extremamente competitiva, difícil e solitária para aqueles que decidem enfrentar o desafio. A experiência de Paulo André pode até ser muito parecida com a da maior parte dos jogadores, mas ele é único em sua voz: suas críticas são contundentes, e prestam um serviço de imenso valor à profissionalização do futebol no Brasil.”.

– Domingos da Guia: O Divino Mestre.
capa do livro domingos da guia o divino mestre
Ano: 2005.
Autor: Aidan Hamilton.
Editora: Gryphus.
ISBN: 9788575100875.
Páginas: 250.
Sinopse: “Biografia de quem foi no final da década de quarenta nomeado “o maior jogador brasileiro de todos os tempos”, de um zagueiro que não por acaso ganhou o apelido de ” divino mestre” e que virou lenda não só no Brasil, mas na Argentina e no Uruguai. Livro que começou a ser concebido em 1999, durante uma entrevista com Domingos. Na ocasião, o ex-zagueiro tinha 87 anos de idade e morreu seis meses depois.”.

– Airton Pavilhão: O zagueiro das multidões.
capa do livro airton pavilhao o zagueiro das multidoes
Ano: 2004.
Autor: Celso Sant’Anna.
Editora: Ideias e Granel.
ISBN: Não Encontrado.
Páginas: 124.
Sinopse: “Biografia de um dos maiores zagueiros do Brasil e do Grêmio.”.

– Mauro Capitão Galvão: Lições de Vida, Lições de Futebol.
capa do livro mauro capitao galvao licoes de vida licoes de futebol
Ano: 1999.
Autor: Hélio Ricardo.
Editora: Gryphus.
ISBN: 9788585469740.
Páginas: 186.
Sinopse: “Este livro é mais do que um relato biográfico do maior zagueiro brasileiro de uma geração: é uma história de vida que vem a ser um referencial para as gerações futuras do nosso futebol. Passagens marcantes, curiosidades, registros fotográficos e estatísticos, depoimentos de diversas personalidades e um capítulo inédito com autênticas lições de futebol, fruto de seus mais vinte anos como especialista na posição de zagueiro.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Goleiros:

Clique aqui!

Um comentário em “Lista de biografias sobre: Zagueiros.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close