Lista de livros sobre: Pedagogia do Esporte.

lista de livros sobre pedagogia do esporte literatura e futebol leo lyra

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Há muito tempo se discute as abordagens, para e de, ensino dos esportes, e dentre as alternativas que ganharam maior destaque na atualidade, está a Pedagogia do Esporte!

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre esse assunto!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre a Pedagogia do Esporte! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o tema, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Vida de treinador: Crônicas e reflexões sobre Pedagogia do Esporte.
capa do livro vida de treinador cronicas e reflexoes sobre pedagogia do esporte
Ano: 2019.
Autor: Lucas Leonardo.
Editora: Primeiro Lugar.
ISBN: 9788554858131.
Páginas: 128.
Sinopse: “Vida de treinador: crônicas e reflexões sobre Pedagogia do Esporte” conta a história de Duda Bernardi, que apresenta, em suas crônicas os desafios e dilemas que todo treinador de crianças e jovens passa à beira da quadra. Duda relata suas experiências à partir de episódios vividos em meio ao handebol, mas que podem ser transferidas para muitos outros cenários esportivos. O livro é dividido em três partes. As duas primeiras são formadas por crônicas pedagógicas, sendo a primeira parte do livro apoiada nas descobertas e fracassos de Duda como treinador que, porém, o levaram a um importante e interessante processo de redenção por meio da autorreflexão, auto-avaliação de suas ações, levando-o a entender que, apesar dos problemas por ele protagonizados, tudo aquilo valeu muito à pena para a construção de seus valores morais e éticos. A segunda parte do livro retrata um Duda mais maduro e reflexivo que, por meio de suas andanças, nota na conduta de colegas de profissão alguns aspectos que antes passavam despercebidos em suas próprias ações. Na terceira e última parte do livro, o autor Lucas Leonardo retorna e apresenta de modo sucinto estudos e pesquisas acadêmico-científicas que contextualizam as crônicas de Duda Bernardi, expondo temas relevantes que vêm sendo estudados em Pedagogia do Esporte e que se relacionam diretamente com o processo formativo do treinador de esportes.”.

– Pedagogia do ensino de Arco e Flecha.
capa do livro pedagogia do ensino de arco e flecha
Ano: 2019.
Autora: Ana Luiza de Mesquita.
Editora: Fontoura.
ISBN: 9788583340621.
Páginas: 88.
Sinopse: “Nesta obra, leva-nos inicialmente a uma incursão pelas origens históricas e ideológicas dessa atividade e direciona para a prática pedagógica, mostrando suas várias possibilidades de imersão nos mais variados aspectos sociais e não para por aí! Ela vai além, dando orientações de como montar facilmente equipamentos básicos e baratos para uso em escolas e o faz com as respectivas orientações de uso saudável e seguro. Aborda a necessidade de o instrutor enxergar o ser humano à sua frente e desvendar suas expectativas para tornar a experiência com o arco e flecha algo prazeroso e engrandecedor, seja para recreação, educação ou competição. Dessa forma, ela começa a preencher a lacuna referente à escassez de conteúdo para auxiliar o profissional de educação a viabilizar essa prática nas escolas.”.

– Desenvolvimento de treinadores e atletas: Pedagogia do Esporte – Vol. 1.
capa do livro desenvolvimento de treinadores e atletas pedagogia do esport vol 1
Ano: 2017.
Autores (Organizadores): Larissa Rafaela Galatti, Alcides José Scaglia, Paulo Cesar Montagner e Roberto Rodrigues Paes.
Editora: Unicamp.
ISBN: 9788526813779.
Páginas: 304.
Sinopse: “São múltiplos os caminhos para o desenvolvimento de um atleta. O mesmo se passa para que um treinador alcance o nível de excelência no seu contexto de atuação. Em ambos os casos, trata-se de um processo em longo prazo, influenciado por múltiplos fatores de diferentes naturezas; são caminhos reflexivos, com momentos com e sem mediação de outros agentes. No livro “Desenvolvimento de treinadores e atletas: Pedagogia do esporte”, vol. 1, esses processos são apresentados, levando-nos a refletir sobre procedimentos pedagógicos e pesquisas aplicadas que venham a contribuir para um melhor desenvolvimento de dois dos principais agentes do contexto esportivo: atletas e treinadores. Para tal, a obra reúne 12 capítulos de respeitados autores no tema do Brasil, do Canadá, do Chile e da Espanha, lançando-se como livro de referência para os treinadores, atletas, professores e pesquisadores envolvidos nesse complexo universo.”.

– Múltiplos cenários da prática esportiva: Pedagogia do Esporte – Vol. 2.
capa do livro multiplos cenarios da pratica esportiva pedagogia do esporte vol 2
Ano: 2017.
Autores (Organizadores): Larissa Rafaela Galatti, Alcides José Scaglia, Paulo Cesar Montagner e Roberto Rodrigues Paes.
Editora: Unicamp.
ISBN: 9788526813793.
Páginas: 312.
Sinopse: “Este livro trata o esporte em duas de suas facetas: participação e educação. Considerados complementares, esses dois fins da atividade esportiva são abordados em 13 capítulos, que transitam pelos valores positivos que permeiam o esporte de participação, tendo por pressuposto sua condição de fenômeno sociocultural de múltiplas possibilidades. São considerados diferentes contextos de educação formal e não formal, tais quais: educação física escolar (curricular e extracurricular), clubes, projetos sociais, extensão universitária e Sesc. Com textos conceituais, reflexivos e com relatos de experiência que se contextualizam no Brasil, no Canadá e na Espanha, esta obra é convite para repensar as possibilidades de contribuição educacional do esporte.”.

– Pedagogia do Esporte: Explorando os caminhos da formação permanente e da intervenção criativa em crianças e jovens esportistas.
capa do livro pedagogia do esporte explorando os caminhos da formacao permanente e da intervencao criativa em criancas e jovens esportistas
Ano: 2017.
Autor: Renato Sampaio Sadi.
Editora: Ícone.
ISBN: 9788527412919.
Páginas: 192.
Sinopse: “Os professores e treinadores que ensinam esportes dependem de um conjunto complexo de questões pedagógicas e políticas, nem sempre situado de forma nítida no pensamento e na ação. Entre o corriqueiro e o desafiador, a pedagogia do esporte aposta em elevação de investimentos e desenvolvimento de estruturas, incluindo também os temas da formação permanente e da intervenção criativa, que são os principais eixos de um projeto mudancista. Neste livro, a teoria se funde na prática, o desejo na perspectiva concreta, os ambientes de aprendizagem nos ambientes de treino, o esporte nas múltiplas formas de jogo, o jogo na cabeça do jogador, o jogador na inserção do coletivo.”.

– Futsal e a Pedagogia da Iniciação: Uma proposta de conteúdos baseada em vivencia de situações problema.
capa do livro futsal e a pedagogia da iniciacao uma proposta de conteudos baseada em vivencia de situacoes problema
Ano: 2016.
Autores: João Rufino da Silva Jr., Fábio S. F. Vieira e Hermes Ferreira Balbino.
Editora: Paco.
ISBN: 9788546205356.
Páginas: 100.
Sinopse: “Orientado pelas novas tendências em Pedagogia do Esporte, este livro apresenta pressupostos teóricos e metodológicos para realizar um processo inovador de iniciação ao futsal. O eixo orientador e diferencial da obra está na proposta de aprendizagem por situações- problemas, valorizando a inteligência criadora do jogador. Destinada a todos aqueles que, diretamente ou indiretamente, estão envolvidos na pedagogia da iniciação do futsal, na obra são tecidos de forma harmoniosa os referenciais teóricos e procedimentais, conferindo pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma prática pedagógica consciente, critica e criativa. Chama atenção os exemplos práticos apresentados e analisados, os quais valorizam os sentimentos de liberdade e espontaneidade das ações no contato dos iniciantes com os elementos específicos do futsal. Esses elementos conferem a esta obra a qualidade de proposta pedagógica inovadora na área de Educação Física e Esporte, trazendo de forma contundente pilares para o desenvolvimento do processo de iniciação ao Futsal.”.

– Pedagogia do Esporte: Jogos Esportivos Coletivos.
capa do livro pedagogia do esporte jogos esportivos coletivos
Ano: 2015.
Autores: Antonio Coppi Navarro, Roberto de Almeida e Wilton Carlos de Santana.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576555391.
Páginas: 328.
Sinopse: “De modo conciso e com linguagem acessível, a presente obra discute o papel do Esporte – em particular dos jogos coletivos – e da Educação Física em nossa sociedade, com suas respectivas implicações físicas, psicológicas, sociais e culturais. Alguns jogos coletivos representativos, como futsal, vôlei, handebol e basquete, são objeto de análise especial.”.

– O Futsal e a Escola: Uma perspectiva pedagógica.
capa do livro o futsal e a escola uma perspectiva pedagogica
Ano: 2015.
Autores: Rogério da Cunha Voser e João Gilberto M. Giusti.
Editora: Penso.
ISBN: 9788584290406.
Páginas: 224.
Sinopse: “O futsal e a escola é um livro fundamental para os professores de educação física dos ensinos fundamental e médio. Rogério da Cunha Voser e João Gilberto M. Giusti apresentam uma proposta pedagógica para o ensino do futsal que considera o papel central da escola na adesão dos jovens à atividade física. Nessa proposta, o esporte é âncora para gerar conhecimentos sociais, culturais e psicológicos, contribuindo para a formação de pessoas críticas e bem informadas. Na segunda edição desta obra já consagrada, os autores apresentam o histórico do futsal, aspectos pedagógicos e do desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, além de um capítulo dedicado ao planejamento das aulas.”.

– Inteligências múltiplas: Uma experiência em Pedagogia do Esporte e da atividade física no SESC São Paulo.
capa do livro inteligencias multiplas uma experiencia em pedagogia do esporte e da atividade fisica no sesc sao paulo
Ano: 2015.
Autor (Organizador): Hermes Ferreira Balbino.
Editora: SESC.
ISBN: 9788579951589.
Páginas: 240.
Sinopse: “Com base na apropriação teórica e prática do estudo sobre inteligência, desenvolvido por Howard Gardner, chega agora ao público o livro “Inteligências múltiplas: Uma experiência em pedagogia do esporte e da atividade física no Sesc São Paulo”, organizado por Hermes Ferreira Balbino. A obra não somente analisa um consistente repertório de conceitos teóricos ligados à saúde e ao bem-estar do corpo humano, como também examina e descreve uma série de atividades físicas e esportivas que servem de estímulo no desenvolvimento das inteligências, ao provocar o aprendizado seja por intermédio da constante superação e resolução de problemas, seja pela livre manifestação da criatividade exercitada nas práticas corporais.”.

– Abordagens Pedagógicas do Esporte: Modalidades convencionais e não convencionais.
capa do livro abordagens pedagogicas do esporte modalidades convencionais e nao convencionais
Ano: 2014.
Autores (Organizadores): Vilma Nista-Piccolo  e Eliana de Toledo .
Editora: Papirus.
ISBN: 9788530811419.
Páginas: 512.
Sinopse: “Argumentar e propor abordagens pedagógicas do esporte é missão que propicia a (re)significação do fenômeno esportivo, o qual deve ser ensinado e vivenciado pelos seres humanos na busca do prazer, do exercício da criatividade, da vivência harmoniosa propiciada pelo contato com a leveza, a elegância e a simplicidade/complexidade dos gestos esportivos. Ensinar o esporte é colaborar para a incorporação de valores como disciplina, respeito às regras do jogo e ao próximo, urbanidade, dependência mútua, convivência, significados estes que parecem estar ausentes da vida contemporânea. É isso que o leitor poderá encontrar nesse livro, além de um entendimento ampliado do fenômeno esportivo que não é apenas sinônimo de prática de modalidades tradicionais de jogos competitivos. Boa leitura e aprendizado a todos!”.

– Guia da prática pedagógica: Oficinas do Esporte.
capa do livro guia da pratica pedagogica oficinas do esporte
Ano: 2014.
Autores (Organizadores): Ana Moser e Fabio Luiz D’Angelo.
Editora: Mediação.
ISBN: 9788577060979.
Páginas: 116.
Sinopse: “Este guia foi elaborado para todos aqueles que se dedicam a ensinar esporte para crianças de três a dez anos, trazendo fundamentos e sugestões de aulas de esporte de forma lúdica e adequada à infância. A intenção dos autores é a de ocupar uma lacuna existente nessa área: a falta de referenciais teórico- práticos que ajudem os professores a ensinar esportes. Com esta publicação, buscam contribuir em termos da elaboração de planos de aula diversificados, inovadores e desafiadores, para que todas as crianças aprendam os esportes com prazer e entusiasmo em adquirir novas aprendizagens.”.

– Pedagogia do Esporte: Aspectos conceituais da competição e estudos aplicados.
capa do livro pedagogia do esporte aspectos conceituais da competicao e estudos aplicados
Ano: 2013.
Autores (Organizadores): Riller Silva Reverdito, Alcides José Scaglia e Paulo Cesar Montagner.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576553458.
Páginas: 464.
Sinopse: “A Pedagogia do Esporte nas últimas décadas com base em um incremento no número e na qualidade de estudos produzidos vem se consolidando enquanto significativa área do conhecimento no interior das Ciências do Esporte. Esse aumento nas produções tem gerado significativos avanços nas reflexões acerca de temas, como metodologias de ensino e de treinamentos de esportes, aprendizagem, didática, análises de jogos, compreensão do esporte como um processo e produto cultural, entre outros. Desse modo, as novas tendências em Pedagogia do Esporte procuram entender o esporte para além de suas máximas populares, como “o esporte é bom por natureza”, “o esporte afasta das drogas”, “o esporte tira as crianças da rua”. Logo, cabe à Pedagogia do Esporte, em suas mais diversas facetas, que vão desde investigações sobre a iniciação esportiva ao treinamento de alto rendimento, passando pela formação de professores e treinadores, gerar conhecimentos concretos, que permitam a superação de ideias e comportamentos do senso comum.”.

– A Pedagogia das Lutas: Caminhos e possibilidades.
capa do livro a pedagogia das lutas caminhos e possibilidades
Ano: 2012.
Autor: Luiz Gustavo Bonatto Rufino.
Editora: Paco.
ISBN: 9788581480244.
Páginas: 164.
Sinopse: “Analisando o processo de ensino e aprendizagem de algumas modalidades de artes marciais e buscando concepções sobre o conceito destas práticas nas mais variadas áreas, este livro corrobora com a prática pedagógica em diversos contextos, podendo ser estendidas inclusive para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem de outras manifestações corporais.”.

– Algo para além de tirar as crianças da rua: A Pedagogia do Esporte em projetos socioeducativos.
capa do livro algo para alem de tirar as criancas da rua a pedagogia do esporte em projetos socioeducativos
Ano: 2012.
Autores: Leopoldo Katsuki Hirama e Paulo Cesar Montagner.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576553465.
Páginas: 232.
Sinopse: “O aumento do número de intervenções das ONGs (organizações não governamentais) no cenário nacional destaca outra área de desenvolvimento do Esporte. Conhecida como Esporte Social ou Educacional, ela é tratada como “ferramenta” que contribui para a formação do público-alvo, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos em projetos sociais. Investigar qual o tratamento pedagógico indicado que esse esporte pode sofrer e quais as características a serem consideradas ao se planejar um programa social por meio do esporte são os objetivos desta obra. Orientando-se pela Etnografia e utilizando-se da metodologia da história oral, foi foco do estudo o impacto sobre a vida de um grupo de jovens moradores da comunidade de Heliópolis – “favela de Heliópolis” – que participa de um projeto socioeducativo utilizando o esporte como eixo norteador.”.

– Pedagogia do futebol.
capa do livro pedagogia do futebol
Ano: 2011.
Autor: João Batista Freire.
Editora: Autores Associados.
ISBN: 9788574960739.
Páginas: 100.
Sinopse: “O futebol tem me ensinado muitas coisas boas, provavelmente as melhores que aprendi em toda a minha vida. Agora, tanto tempo depois, resolvi escrever um livro que contasse o que sei ensinar e aprender. As lições, eu as dei para milhares de jovens. As histórias, eu as vi na rua, nos estádios e campos de várzea. Gostaria de contribuir para que o futebol faça tão bem para as outras pessoas como fez para mim. Esta é a razão deste livro.”.

– Pedagogia do Esporte: Descobrindo novos caminhos.
capa do livro pedagogia do esporte descobrindo novos caminhos
Ano: 2010.
Autor: Renato Sampaio Sadi.
Editora: Ícone.
ISBN: 9788527411042.
Páginas: 216.
Sinopse: “Neste livro, o método é o próprio jogo. O universo do jogo permite ilações com o universo do esporte. Permite também novas possibilidades criativas, tanto por parte dos professores como por parte dos alunos. O ensino de esporte por meio de jogos é apresentado aqui como possibilidade metodológica que deve ser planejada, construída, experimentada, avaliada e discutida pelos interessados.”.

– Educação Física Crítico-Emancipatória: Com uma Perspectiva da Pedagogia Alemã do Esporte.
capa do livro educacao fisica critico emancipatoria com uma perspectiva da pedagogia alema do esporte
Ano: 2010.
Autores (Organizadores): Elenor Kunz e Andreas H. Trebels.
Editora: Unijui.
ISBN: 9788574295121.
Páginas: 204.
Sinopse: “Neste momento torna-se relevante dialogar com propostas didático-pedagógicas originárias de outro país, como a Alemanha, que possui uma longa tradição e, certamente, um nível mais elevado no desenvolvimento científico e pedagógico para a Educação Física.”.

– Pedagogia do Esporte: Jogos coletivos de invasão.
capa do livro pedagogia do esporte jogos coletivos de invasão
Ano: 2009.
Autores: Riller Silva Reverdito e Alcides José Scaglia.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576552109.
Páginas: 262.
Sinopse: “Este livro reúne a análise das ideias e das propostas de alguns dos principais autores em pedagogia do esporte. Autores que influenciam ou estabelecem as bases metodológicas das correntes portuguesa, alemã e brasileira referentes aos estudos sobre pedagogia do esporte. Além da inédita revisão de literatura sobre essa nova área do conhecimento, esta obra traz os desdobramentos dos estudos teóricos, mostrando reflexões a respeito de pressupostos didáticos e metodológicos para o ensino de todos os jogos coletivos de invasão, lançando as bases para que essas novas tendências em pedagogia do esporte venham superar a abordagem tradicional de ensino dos esportes, que ainda se pauta em uma metodologia tecnicista. Por fim, os autores discorrem sobre a gestão do processo organizacional do jogo, apresentando um exemplo teórico-prático do processo metodológico para o ensino dos jogos coletivos.”.

– Pedagogia do Esporte: Iniciação e Treinamento em Basquetebol.
capa do livro pedagogia do esporte iniciacao e treinamento em basquetebol
Ano: 2009.
Autores: Roberto Rodrigues Paes, Paulo Cesar Montagner e Henrique Barcelos Ferreira.
Editora: Guanabara Koogan.
ISBN: 9788527715607.
Páginas: 200.
Sinopse: “Um livro inédito para o ensino do basquetebol! O principal objetivo Paes/Montagner | Pedagogia do Esporte é contribuir para o processo de formação continuada daqueles que desejam entender um pouco mais sobre o basquetebol e atuar profissionalmente em qualquer nível de aprendizagem ou aperfeiçoamento. O livro dá ao basquetebol um tratamento pedagógico, respeitando a diversidade de cenários, personagens e significados de sua prática. Principais características:-Abordagem cuidadosa, capítulo a capítulo, dos conceitos, dos métodos e das propostas de intervenção. -Não se aborda o basquetebol como simplesmente um aglomerado de movimentos com o objetivo de obter a cesta, mas sim, estabelecendo relações com diferentes aspectos da prática esportiva: físicos, técnicos, táticos, cognitivos, tomadas de decisão e antecipação, entre outros.”.

– Pedagogia do Esporte aplicada as lutas.
capa do livro pedagogia do esporte aplicada as lutas
Ano: 2009.
Autores: Mauro Breda, Larissa Galatti, Alcides José Scaglia e Roberto Rodrigues Paes.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576552468.
Páginas: 160.
Sinopse: “Esta obra está predestinada a alimentar a área da Educação Física como um todo, propiciando o início de novos entendimentos sobre os possíveis papéis das lutas no contexto esportivo e nas suas várias formas de manifestação, com especial atenção para o escolar. Seus autores, estudiosos da Educação Física, por suas experiências práticas e teóricas, específicas e gerais, trazem à tona neste livro o início para uma revolução pedagógica (e cultural, arrisco escrever) da qual a temática lutas faz-se altiva e integrante. Propiciar ou provocar mudanças dentro de um sistema estabelecido e enraizado em preconceitos é tarefa árdua e delicada. As lutas, de maneira geral, mesmo que tenham conquistado espaço na área de treinamento de alto rendimento, no Brasil (e em outros países), ainda estão longe de serem massificadas como um instrumento educacional integrante do conteúdo escolar. Os autores desta obra nos trazem uma dimensão do ensino das lutas que transcende as conquistas já conhecidas ao propiciar-nos elementos pertinentes aos atuais modelos educacionais para aprendizagem e desenvolvimento global dos alunos.”.

– Pedagogia do Esporte: Contextos e perspectivas.
capa do livro pedagogia do esporte contextos e perspectivas
Ano: 2005.
Autores: Roberto Rodrigues Paes e Hermes Ferreira Balbino.
Editora: Guanabara Koogan.
ISBN: 9788527710619.
Páginas: 176.
Sinopse: “Este livro compreende nove capítulos, que tratam de diversos temas pertinentes à Pedagogia do Esporte, desde a iniciação em modalidades individuais e coletivas até o treinamento nessas modalidades, acolhendo diversos segmentos da sociedade que o esporte alcança nos dias de hoje.”.

– Futebol e futsal: Possibilidades e limitações da prática pedagógica em escolinhas.
capa do livro futebol e futsal possibilidades e limitacoes da pratica pedagogica em escolinhas
Ano: 2005.
Autores: Ricardo Rezer e Michel Angillo Saad.
Editora: Argos.
ISBN: 9798598981214.
Páginas: 222.
Sinopse: “Esta obra é uma crítica sutil e ao mesmo tempo uma coerente avaliação das práticas pedagógicas nas escolinhas de futebol e futsal, “paixões nacionais”. Os autores buscam as possibilidades de entender a escolinha não como um mero diminutivo voltado a competições, busca e formação de talentos, mas como uma verdadeira escola, com uma forma lúdica de educar sem limitações e de maneira inclusiva.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar algum dos livros aqui citados, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close