Lista de livros sobre: Vanderlei Luxemburgo.

literatura e futebol lista de livros sobre vanderlei luxemburgo wanderley luxemburgo leo lyra

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir as principais biografias nacionais e internacionais sobre personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Vanderlei Luxemburgo da Silva, nascido em Nova Iguaçu-RJ, dia dez de maio de 1952, figura entre os maiores técnicos da história do esporte brasileiro, tendo surgido para o futebol no ano de 1971, quando estreou como lateral esquerdo do Clube de Regatas do Flamengo. Já a sua estreia como treinador, ocorreu em 1980 no Campo Grande Atlético Clube-RJ.

Com 30 anos de trajetória a beira do campo, passou por muitos clubes, dentre eles: Club de Regatas Vasco da Gama, Fluminense Football Club, Clube de Regatas do Flamengo, Guarani Futebol Clube, Associação Atlética Ponte Preta, Cruzeiro Esporte Clube, Santos Futebol Clube, Clube Atlético Mineiro, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Sport Club do Recife, Paraná Clube, Sport Club Corinthians Paulista, Clube Atlético Bragantino, dentre outras equipes do futebol nacional.

Com trabalhos realizados também fora do Brasil, passou por times de: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, China e Espanha, neste último, fez história ao dirigir o gigante Real Madrid Club de Fútbol. Além disso, foi técnico também da Seleção Brasileira olímpica e principal.

Com o currículo recheado de conquistas, alguns dos títulos do Luxa, são: 1 Campeonato Pernambucano, 1 Campeonato Capixaba, 1 Copa América, 1 Torneio Pré-Olímpico, 1 Campeonato Brasileiro – Série B, 1 Copa do Brasil, 1 Campeonato Carioca, 2 Campeonatos Mineiros, 2 Torneios Rio-São Paulo,  5 Campeonatos Brasileiros e 8 Campeonatos Paulistas.

Atualmente é treinador da Sociedade Esportiva Palmeiras, sendo essa a sua quinta passagem pelo clube paulista.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida do nosso ‘Pofexô’!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos grandes treinadores! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o nosso querido Luxa, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro.
capa do livro os 11 maiores tecnicos do futebol brasileiro
Ano: 2009.
Autor: Maurício Noriega.
Editora: Contexto.
ISBN: 9788572444262.
Páginas: 256.
Sinopse: “Atacante bom é aquele que faz gol. Goleiro bom é aquele que evita gol. E técnico bom, quem é? O grande estrategista, que domina as teorias? O paizão, que trata os jogadores como crianças crescidas e carentes, necessitadas de compreensão e apoio? O tático, capaz de “virar o jogo” no intervalo, com alterações surpreendentes? O que revela jogadores? O que lida bem com estrelas? O que sabe “ler o jogo”? O que estuda os adversários? Ou, simplesmente, o vencedor? Há diferentes motivos para um técnico ganhar espaço nesta cuidadosa seleção feita pelo jornalista Maurício Noriega. Numa época em que técnico transformou-se em “professor” é evidente a importância dada a esse profissional do futebol pela mídia especializada e pelos torcedores. Além do perfil dos principais técnicos que atuaram – ou atuam – no Brasil: Oswaldo Brandão, Bela Guttmann, Vicente Feola, Lula, Zagallo, Rubens Minelli, Ênio Andrade, Telê Santana, Luxemburgo, Felipão e Muricy Ramalho; há entrevistas de personalidades que conhecem bem o estilo do retratado, como ex-jogadores e outros treinadores. Leitura para amantes e admiradores do futebol brasileiro. E para quem gosta de saber mais sobre líderes vencedores.

– Profissão Campeão: Como o Santos F.C. ganhou o Campeonato Brasileiro de 2004.
capa do livro profissao campeao como o santos f c ganhou o campeonato brasileiro de 2004
Ano: 2005.
Autores: Vanderlei Luxemburgo e Ingo Ostrovsky.
Editora: Gryphus.
ISBN: 9788575101032.
Páginas: 145.
Sinopse: “Composto de entrevistas concedidas pelo consagrado técnico entre um e outro treino de seu novo time, o Real Madrid da Espanha, “Profissão Campeão” conta a trajetória do campeão brasileiro Santos, desde o início de sua campanha, pelas mãos do técnico Emerson Leão até a vitória absoluta, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Passando por todas as dificuldades, desde o perigo do rebaixamento (o terror de qualquer equipe) no início do campeonato até o sequestro da mãe de um dos principais jogadores na época, Robinho. Isso claro, sem deixar de mencionar o imenso trabalho que foi lapidar um time, considerado por muitos naquele ano, fadado à derrota, e transformá-lo numa equipe vencedora que ficou durante oito rodadas seguidas em primeiro lugar na tabela. “.

– É campeão! A montagem de um time vencedor: Como o Cruzeiro E. C. ganhou tudo em 2003.
capa do livro e campeao a montagem de um time vencedor como o cruzeiro e c ganhou tudo em 2003
Ano: 2004.
Autores: Vanderlei Luxemburgo e Ingo Ostrovsky.
Editora: Gryphus.
ISBN: 9788575100745.
Páginas: 212.
Sinopse: “‘No Campeonato Brasileiro você não tem que ter um time titular, você tem que ter um elenco titular’. Esta é uma das muitas afirmações do técnico Vanderlei Luxemburgo, colhidas por Ingo Ostrovsky e que fazem parte deste livro. Criador de uma fórmula original que é colocar o técnico campeão falando sobre essa conquista na primeira pessoa, Ingo desvela os bastidores dessa guerra de pontos corridos que foi o Brasileirão de 2003. Quem conta a experiência neste primeiro livro é um personagem e tanto: técnico que fez o Cruzeiro ganhar a Tríplice Coroa, vencendo no mesmo ano o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão, este último pela primeira vez na história do clube. Mestre na arte de mexer com a cabeça dos jogadores, Luxemburgo conta a verdade e só a verdade do que ele fez para convencer o time de que ganhar é possível. A palestra ‘Perfil de um Vencedor’, os detalhes da preleção, e a psicologia utilizada pelo técnico são algumas das tantas curiosidades do livro. Além do texto que prende o leitor do início ao fim, Ingo incluiu os esquemas dos jogos do Cruzeiro no Brasileiro de 2003 e os resultados.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close