Lista de livros sobre: Tática.

literatura e futebol lista de livros sobre tatica leo lyra

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Aproveito para ratificar o que já falei em algumas oportunidades: além da leitura técnica sobre o tema, é muito importante também a leitura das biografias dos grandes profissionais e das grandes referencias dessa área de atuação. Vários já ganharam listas com todos os seus livros aqui no L&F, no final do texto você pode conferir boas opções!

Obras que tratem da temática da tática no futebol, sempre foi um dos temas mais pedidos por vocês nas redes sociais, e tenho certeza que ao finalizar a leitura dessas indicações, será mais fácil analisar, entender melhor as etapas do jogo, e a evolução do nosso querido esporte bretão!

Leitura mais que indispensável para todos que trabalham diretamente com futebol: jornalistas, treinadores, auxiliares, preparadores físicos, analistas de desempenho, blogueiros, atletas, pesquisadores, historiadores, dentre outras profissões!

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre o tema!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre tática! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o tema, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Treinamento tático no futebol: Teoria e prática.
capa do livro treinamento tatico no futebol teoria e pratica
Ano: 2020.
Autores: Gibson Moreira Praça e Pablo Juan Greco.
Editora: Appris.
ISBN: 9786555231786.
Páginas: 241.
Sinopse: “O treinamento tático faz parte da rotina de treinadores e atletas no futebol. Contudo observa-se uma lacuna no Brasil quando se trata de materiais didáticos para sistematização desse processo. Diante disso, o livro Treinamento tático no futebol: teoria e prática tem o intuito de apresentar ao leitor três etapas inerentes ao planejamento do treinamento das capacidades táticas no futebol. Inicialmente, são descritos os principais conteúdos que permeiam a ação tática do jogador, como os princípios táticos gerais, operacionais, fundamentais e específicos, além da proposição de um conceito integrativo da tática no jogo de futebol. Na segunda etapa, apresenta-se uma aplicação do treinamento esportivo orientado para o desenvolvimento da capacidade tática dos jogadores de futebol.”.

– Vinte Copas do Mundo de Futebol: O legado da Escola Iugoslava de Treinadores.
capa do livro vinte copas do mundo do futebol o legado da escola iugoslava de treinadores
Ano: 2019.
Autor: José Alberto Aguilar Cortez.
Editora: CRV.
ISBN: 9788544433102.
Páginas: 208.
Sinopse: “As seleções dos países do leste europeu sempre se destacaram nas principais competições de futebol, e revelaram jogadores e técnicos talentosos que brilharam nas principais ligas da Europa neste livro, acompanhamos a trajetória dos treinadores nascidos iugoslavos nas vinte copas do mundo realizadas entre 1930 e 2014no primeiro capítulo, destacamos os sessenta e oito anos de história da antiga Iugoslávia nos mundiais realizados entre 1930 e 1998, com resumos biográficos de todos os treinadores daquela desaparecida nação dividimos o primeiro capítulo em três fases; a primeira, entre 1930 e 1945, quando a Iugoslávia era um reinado a segunda fase, entre 1945 e 1980, durante o domínio do partido comunista e do marechal tito, e a terceira fase, entre 1980 e 1998, quando a Iugoslávia começou a desaparecer nas três fases analisamos a participação e os currículos dos treinadores da seleção iugoslava nas olimpíadas e nas copas do mundo realizadas o segundo capítulo enfatizou a força das repúblicas balcânicas que se tornaram independentes nas seis copas do mundo realizadas entre 1998 e 2014, e de seus respectivos treinadores a biografia dos treinadores, nascidos iugoslavos, que disputaram os mundiais realizados entre 1970 e 2014, como técnicos das seleções de países de outros continentes, está inserida no terceiro capítulo deste livro para confirmar a extensão da influência da escola de treinadores da Iugoslávia no futebol mundial finalmente, no quarto capítulo, apresentamos o legado dos treinadores remanescentes daquela importante escola de treinadores nos principais países da Europa, Ásia, África e Américas, estudiosos e apaixonados por futebol encontrarão motivos para admirar o legado dos iugoslavos nas seleções e nos principais clubes do mundo.

– Aprendemos juntos: Conceitos do futebol moderno: O livro do MW Futebol.
capa do livro aprendemos juntos conceitos do futebol moderno o livro do mw futebol
Ano: 2019.
Autores: Alexandre Seichi, André Ribas, Camila Lima, Felipe Holanda, Leonardo Hartung, Maurício Wiklicky, Michel Corbacho, Rafael Maciel e Sérgio Santana.
Editora: Primeiro Lugar.
ISBN: 9788554858100.
Páginas: 120.
Sinopse: “‘Aprendemos Juntos: conceitos do futebol moderno’ é o livro do Portal MW Futebol – Análises Técnicas e Táticas. Na obra, nove autores, de todo o Brasil, analistas do Portal, escrevem sobre os conceitos mais comentados do futebol atual. Conteúdos atuais e fundamentais para estudar o futebol de maneira aprofundada e didática. Delicie-se sobre tática, sobre história, sobre o esquema do seu time, sobre as estratégias, os movimentos em campo, sobre como uma equipe se organiza coletivamente e como os conceitos teorizados são aplicados no dia a dia dos clubes. Permita-se aprender um pouco mais sobre a sua paixão favorita: o futebol.”.

– Universo tático do futebol: Escola brasileira.
capa do livro universo tatico do futebol escola brasileira
Ano: 2018.
Autor: Ricardo Drubscky.
Editora: Publicação Independente.
ISBN: 9788591739202.
Páginas: 328.
Sinopse: “‘O Universo Tático do Futebol’ é um instrumento, como sistematização de ideias, conceitos, técnicas e táticas, dentro da filosofia da Escola Brasileira. O texto flui aos olhos do leitor, enquanto vai desvendando os segredos que tornou esse esporte objeto da atenção do povo brasileiro. Um manual de táticas, que visa difundir o conhecimento e ampliar o debate, para escolarizar o futebol como ciência, organização e arte. Esta abordagem interessará a todos os amantes do futebol, principalmente dirigentes e técnicos de clubes e escolinhas, críticos e imprensa especializada, atletas e ex-atletas, acadêmicos e profissionais da área de Educação Física.”.

– Escola brasileira de futebol.
capa do livro Escola brasileira de futebol
Ano: 2018.
Autor: Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editora: Objetiva.
ISBN: 9788547000578.
Páginas: 294.
Sinopse: “O jornalista esportivo mais original de todos os tempos em um livro que destrincha, de forma inédita, o estilo brasileiro de jogar bola. Por que o Brasil forma tantos jogadores? O futebol brasileiro é conhecido e admirado no mundo inteiro, mas, por algum motivo, a escola brasileira de futebol nunca foi registrada em nenhum livro. Paulo Vinícius Coelho, o PVC, analisa os diversos esquemas táticos utilizados por times consagrados e pela vitoriosa seleção brasileira, buscando entender como o futebol brasileiro evoluiu ao longo de décadas. A escola brasileira de futebol é uma mescla de estilos, alimentada por técnicos que fizeram história e que formaram jogadores históricos. O Brasil é, sem dúvida, o país do futebol, e por isso a sua escola precisa ser difundida, tanto pela bola nos pés quanto pelo conhecimento sobre sua teoria.”.

– A escola europeia: Os segredos e métodos de sucesso do futebol no Velho Continente.
capa do livro a escola europeia os segredos e metodos de sucesso do futebol no velho continente
Ano: 2018.
Autor: Daniel Fieldsend.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214199.
Páginas: 336.
Sinopse: “Uma viagem para conhecer melhor “a escola europeia” de futebol foi a aventura que Daniel Fieldsend decidiu narrar nas páginas desta obra. Ao longo de três meses, o autor percorreu a Europa para se entranhar nos métodos de sucesso de alguns dos maiores e mais tradicionais clubes do continente ― de Ajax, Juventus e Benfica a Bayern de Munique, Milan, Lyon, Barcelona e muitos outros. Em cada ponto de parada, Fieldsend buscou descobrir o que fazia bater o coração das agremiações que visitava, conversando com profissionais de todas as áreas, desde olheiros e técnicos das categorias de base a treinadores das equipes principais, analistas de desempenho e dirigentes, e puxando todas as cortinas para revelar como é o trabalho no dia a dia dos clubes do Velho Continente. Descobertas, ambicioso e instigante, “A Escola Europeia” é um livro sobre sociedade, identidade e pertencimento que extrai toda a sua narrativa do universo futebolístico – falando de liderança, tática, treinamentos e scouting tanto quanto de política, cultura, finanças e comportamento das torcidas. Ampla exploração da relação da Europa com o futebol e de como cada nação pode aprender com as outras, celebrando o que há de singular em seus clubes e em sua cultura enquanto, ao mesmo tempo, investiga se os métodos adotados com sucesso nas demais partes do continente podem, afinal, ser replicados em suas próprias ligas.”.

– Gol da Alemanha: Uma viagem no tempo para entender as transformações do futebol alemão até a conquista da Copa de 2014.
capa do livro gol da alemanha uma viagem no tempo para entender as transformacoes do futebol alemao ate a conquista da copa de 2014
Ano: 2016.
Autores: Axel Torres e André Schön.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214076.
Páginas: 208.
Sinopse: “Na história do futebol brasileiro, não há derrota mais ruidosa que o 7 a 1. O malfadado “7 a 1″… uma expressão tão replicada país afora que já dispensa os complementos usuais: quem eram os rivais em campo, onde foi a partida, o que estava em disputa. Nada disso faz falta, ninguém tem dúvidas sobre o tema da conversa. Mas a mesma história pode sempre ser contada de várias formas – ou desde diferentes pontos de vista. No Mineirão, no dia 08 de julho de 2014, no jogo que valia passagem para a final da Copa do Mundo, quem estava do outro lado era a Alemanha. E para os alemães, aquele mesmo placar – ainda que inimaginável – também constituía um marco. Eles estavam escrevendo, ali, os últimos capítulos de sua trajetória de redenção: tinham visitado um inferno particular de campanhas pífias e derrotas vexaminosas e retornavam ao topo do futebol de peito estufado. Os aspectos mais interessantes dessa “ação de resgate” do futebol alemão, que se concluiria dias depois no Maracanã, formam a essência de Gol da Alemanha. Os coautores do livro, o espanhol Axel Torres e o alemão André Schön, partem de um extenso processo investigativo para responder as perguntas que todo o mundo do futebol vinha se fazendo: o que de fato aconteceu para que a seleção alemã e o Bayern de Munique, dois grandes símbolos do pragmatismo, acabassem se transformando em grandes referências.”.

– A pirâmide invertida: A história da tática no futebol.
capa do livro a piramide invertida a historia da tatica no futebol
Ano: 2016.
Autor: Jonathan Wilson.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214083.
Páginas: 472.
Sinopse: “Prepare-se para conhecer a “bíblia da tática”. Em A pirâmide invertida, o britânico Jonathan Wilson refaz todo o roteiro histórico da tática no futebol. Desde as origens do jogo, quando o caos ainda reinava, seus relatos percorrem a já longínqua era dos cinco atacantes, passam pelas grandes transformações da segunda metade do século XX e chegam enfim aos tempos modernos, em que a “pirâmide” se inverteu completamente para consagrar os esquemas com apenas um homem na linha de frente. A obra, que é uma referência internacional entre os livros dedicados ao futebol, vem cumprindo nos países onde já foi publicada um papel fascinante: o de induzir uma mudança gradual no comportamento dos apaixonados pelo esporte. Temas como a observação dos aspectos táticos do jogo, o entendimento dos movimentos dos atletas em campo e o gosto pela história do futebol passaram por um verdadeiro reposicionamento de expectativas: de tópicos pouco conhecidos, nem sempre bem-vindos nas conversas do dia a dia ou nos bate-papos pela televisão, transformaram-se em favoritos de crítica e público. E a razão para isso é simples: o livro toma o leitor pelo braço em um passeio pela história do esporte das massas, registrando ao longo do caminho cada etapa da evolução do jogo e revelando em detalhes os traços de estilo e as ideias inovadoras dos personagens mais importantes de todo esse processo.”.

– Para um futebol jogado com ideias: Concepção, treinamento e avaliação de desempenho tático de jogadores e equipes.
capa do livro para um futebol jogado com ideias concepcao treinamento e avaliacao de desempenho tatico de jogadores e equipes
Ano: 2015.
Autores: Israel Teoldo, José Guilherme e Júlio Garganta.
Editora: Appris.
ISBN: 9788581928869.
Páginas: 319.
Sinopse: “Livro prefaciado por Adenor Leonardo Bachi (TITE), Paulo Autuori e Renê Simões. Em um mundo em constante mutação, como é o do futebol, só a inteligência pode ajudar verdadeiramente, uma vez que, além de saber agir com eficácia, torna-se fundamental saber pensar acerca do modo como se age. Por isso, nos mais recentes anos do futebol moderno, a componente tática vem sendo cada vez mais valorizada e difundida. No Brasil, especialmente, essa dimensão do desempenho desportivo tem sido estudada e aplicada por muitos profissionais da área, desde as categorias de base até o futebol profissional. Este livro foi desenvolvido de modo a ajudar aqueles que dedicam muito do seu tempo a melhorar a qualidade do jogo e a formar jogadores taticamente cultos, criativos e inteligentes. Portanto, nesta obra são apresentados procedimentos e ideias que, além de auxiliarem na tarefa de avaliação do desempenho tático dos jogadores e de equipes de futebol, permitem melhorar a sua expressão ao longo do tempo de aprendizagem e treinamento.”.

– De Charles Miller à gorduchinha: A evolução tática do futebol em 150 anos de história (1863-2013).
capa do livro de charles miller a gorduchinha a evolucao tatica do futebol em 150 anos de historia 1863 2013
Ano: 2014.
Autor: Darcio Ricca.
Editora: Pébola.
ISBN: 9788565193047.
Páginas: 340.
Sinopse: “Uma obra com abordagem inédita no Brasil, analisando a evolução das táticas das quatros linhas, à luz de contextos históricos e sociais, nacional e internacionalmente. É assim que a disciplina militar do entre guerras está presente no Ferrolho Suíço de Karl Rappan e que a efervescência da contracultura ecoa no Carrossel Holandês de 1974. Com prefácio de Max Gehringer, o livro é fruto de uma minuciosa pesquisa, que incluiu entrevistas com especialistas como Evaristo de Macedo, João Máximo, Gérson Canhotinha de Ouro, Roberto Assaf, Alberto Helena Jr., Ivan Soter, Rubens Minelli e outros craques.”.

– Tática mente: A história das Copas explicada pelas cabeças e pranchetas dos treinadores.
capa do livro tatica mente a historia das copas explicada pelas cabecas e pranchetas dos treinadores
Ano: 2014.
Autor: Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editora: Panda Books.
ISBN: 9788578883447.
Páginas: 168.
Sinopse: “A tática mente. Não explica totalmente a vitória de um time em um jogo, mas é responsável por uma parcela da vitória. Há quem diga que quem superestima a parte tática subestima o acaso. Será mesmo? Neste livro, Paulo Vinicius Coelho, o PVC, selecionou da sua prancheta as histórias das trinta melhores táticas que marcaram as Copas do Mundo. Ele discute os sistemas mais conhecidos, as escalações mais inovadores e as estratégias que foram superadas pelo acaso. Parceria entre a Panda Books e a Saraiva, o livro conta com apresentação do técnico da seleção brasileira, Luis Felipe Scolari. Descubra como ter uma visão tática sobre o jogo de futebol com quem mais entende do assunto.”.

– Comportamentos táticos defensivos no futebol: Relacionados ao sistema 1-4-4-2 em losango.
capa do livro comportamentos taticos defensivos no futebol relacionados ao sistema 1 4 4 2 em losango
Ano: 2012.
Autores: Paulo Henrique Borges e Dourivaldo Teixeira.
Editora: Editorial Academia Española.
ISBN: 9783659031250.
Páginas: 100.
Sinopse: “Os desportos são fenômenos presentes na vida de uma significativa parcela dos seres humanos, seja enquanto praticantes ou enquanto espectadores. Dessa forma, o desenvolvimento tecnológico e cientifico contribui para que sejam obtidas informações relacionadas à modalidade. Entretanto, ainda encontramos relativa defasagem de estudos acadêmicos que busquem investigar com profundidade os aspectos táticos do futebol. Nesse sentido, este estudo de cunho bibliográfico tem por objetivo estabelecer uma reflexão a respeito dos comportamentos táticos defensivos que as equipes de futebol podem realizar para obter êxito neste momento de organização do jogo. Através deste estudo foi possível perceber que existem princípios fundamentais que devem ser utilizados para orientar as equipes e aumentar suas performances desportiva.”.

– A preparação tática no futebol moderno: Fatores para o alto rendimento.
capa do livro a preparacao tatica no futebol moderno fatores para o alto rendimento
Ano: 2010.
Autor: Adailton Nunes.
Editora: Del Rey.
ISBN: Não Encontrado.
Páginas: 120.
Sinopse: “Pretende-se através desta amenizar as consequências da escolha de uma tática sem os conhecimentos necessários para sua aplicação. É trazer de maneira clara, porém bastante sólida, conhecimentos na preparação tática, que podem ser facilmente aplicados às condições do futebol na atualidade. A publicação desta obra, sem dúvida, dentro da perspectiva moderna de se ver o esporte, traz uma contribuição significativa aos especialistas que atuam no futebol, em especial na parte tática. O autor professor especialista Adailton Nunes ao relatar os estudos de sistema de jogo, dos fatores que interferem na escolha da tática, entre outros, sem dúvida vem elucidar dúvidas vividas pelos profissionais na prática. Em sua evolução vertiginosa, apoiado pela ciência, o futebol está agora desafiando diariamente os treinadores. A leitura desta obra torna-se obrigatória para os amantes desta modalidade que atuam na área acadêmica ou prática.

– Guerreiros da bola: Estratégia e tática no futebol.
capa do livro guerreiros da bola estrategia e tatica no futebol
Ano: 2006.
Autor: Sérgio Reale.
Editora: Shape.
ISBN: 9788585253585.
Páginas: 107.
Sinopse: “Este livro, além de indispensável para os técnicos de qualquer modalidade esportiva (em especial os de futebol), é de interesse, também, de todos os envolvidos no esporte e que gostariam de enriquecer sua compreensão e obter mais argumentos para a discussão sobre o fenômeno esportivo. Trata-se de uma das mais importantes obras já publicadas sobre a Preparação Técnico-Tática em nosso País.”.

–  Futebol: Técnica, tática e administração.
capa do livro futebol tecnica tatica e administracao
Ano: 2004.
Autores: José Maurício Capinussú e Jorge Reis (Petit).
Editora: Shape.
ISBN: 9788585253516.
Páginas: 226.
Sinopse: “Este livro é um retrato do panorama futebolístico brasileiro, com explicações científicas e princípios teóricos que possibilitam compreender e aperfeiçoar a atuação do técnico, do fisiologista, do preparador físico, do supervisor e de todos os profissionais envolvidos com o futebol da iniciação à condução de uma equipe profissional.

– Banho de bola: Os técnicos, as táticas e as estratégias que fizeram história no futebol. Um livro para 170 milhões de técnicos.
capa do livro banho de bola os tecnicos as taticas e as estrategias que fizeram historia no futebol
Ano: 2002.
Autor: Roberto Assaf.
Editora: Relume Dumará.
ISBN: 9788573162745.
Páginas: 192.
Sinopse: Não encontrada.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Periodização Tática:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close