Lista de livros sobre: Futsal.

lista de livros sobre futsal literatura e futebol

Fala, galera!

Esse é mais um, de vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre as profissões envolvidas no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país, e espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Aproveito para ratificar o que já falei em algumas oportunidades: além da leitura técnica sobre o tema, é muito importante também a leitura das biografias dos grandes profissionais e das grandes referencias na sua área de atuação, neste caso, os principais atletas do futsal mundial, que muito em breve, ganharão uma lista só sua também!

Aqui no Brasil, a relação futebol e futsal é bem antiga! Muitos são os craques do esporte bretão que iniciaram a sua trajetória nas quadras: Neymar, Robinho, Ronaldinho, Alex, Ronaldo, dentre outros, e no caminho inverso, tivemos também atletas de destaque do futsal, que migraram para o futebol, dentre eles: Mithyuê e o craque Falcão.

Há uma corrente de pensamento muito forte, no futebol, de que a iniciação esportiva dos jovens atletas deve dar preferência ao futsal, para que as crianças possam ter contato direto com a bola, mais vezes durante a partida, e que aprendam melhor a defender e atacar, características mais que obrigatórias para atletas da modalidade, para após esses aprendizados, terem uma transição mais tranquila e completa, no futebol.

Além disso, o futsal brasileiro é o melhor do mundo, tendo sido campeões de: 5 Copas do Mundo FIFA, 2 Mundiais FIFUSA, 5 Mundialitos de Futsal, 10 GrandPrix, 1 Copa das Confederações, 19 Copas Américas, 1 Jogos Pan-Americanos, 4 Jogos Sul-Americanos, 2 Ligas Sul-Americanas, dentre outros títulos com a seleção principal e nas categorias de base, onde também somos multi campeões.

Dentre os maiores atletas da história da modalidade, temos vários representantes brasileiros: Falcão, Manoel Tobias, Schumacher, Lenísio, Vinícius, Douglas, Jackson, Jorginho, Choco, Vander, Serginho, Fininho, Ortiz, Ferrão, Tiago, Neto, Gadeia, dentre  muitos outros craques!

Além dos jogadores, os nossos treinadores são referência para todo o mundo, com inúmeros títulos conquistados, muita produção científica e de conteúdo na área, tais como: Marquinhos Xavier, Fernando Ferretti, Kbça, PC de Oliveira, Wilson Sabóia, entre outros técnicos.

Aproveito para registrar a minha tristeza e decepção, da modalidade ainda não ter se tornado um esporte olímpico, o que traria ainda mais investimentos e oportunidades para todos que trabalham na área, além de melhorar a colocação do Brasil no ranking de medalhas, sendo a nossa seleção favorita ao pódio no torneio.

Além disso, aproveito para confessar que não entendo e (talvez por isso), não concordo com tantas alterações anuais nas regras da modalidade, o que, na minha opinião, dificulta a implementação e a consolidação da mesma.

Outro ponto que me deixa em dúvida são os motivos para ainda não ter ocorrido uma adaptação e/ou incentivo para a prática do Futsal em campos de várzea ou outros tipos de piso, saindo das quadras de cimento, emborrachado e taco, afinal, são realidades que nem todos tem acesso, o que acaba contribuindo para a elitização da modalidade.

Destaque também para a Seleção Feminina de Futsal, que é hexacampeã mundial e para a nossa craque Amandinha, eleita melhor do mundo por seis vezes consecutivas!

Somos o país do futebol, e do futsal, afinal, temos: Pelé e Marta, Falcão e Amandinha, os maiores de todos os tempos em suas modalidades!

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, relatórios, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar o seu trabalho!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre o futsal! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o esporte brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o tema (por ordem do ano de lançamento), são:

– Futsal conceitos modernos (2ª edição revisada e ampliada).
capa do livro futsal conceitos modernos 2 edicao
Ano de publicação: 2020.
Autores: Nicolino Bello e Ubiratan Silva Alves
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576557524.
Páginas: 96.
Sinopse: “O futebol sempre foi objeto de estudos e discussões de grande parte da sociedade brasileira. Considerado por muitos o “país do futebol”, o Brasil não é o berço dessa modalidade, que tem suas raízes na Inglaterra. Todavia, quando se fala de futsal, podemos, com toda a certeza, considerá-lo genuinamente brasileiro. De maneira bastante didática, este livro apresenta as origens do futsal, os conceitos modernos dos aspectos individuais e coletivos da modalidade, bem como reflexões sobre o seu crescimento e o seu uso no âmbito da Educação Física Escolar, facilitando a utilização dessa modalidade com fins educacionais, recreativos ou competitivos. Esta segunda edição traz, além de algumas atualizações necessárias, uma seção dedicada ao tema da Pedagogia do Esporte.”

– Futsal: Caderno de scouting – Para registrar os dados dos jogadores observados.
capa do livro futsal caderno de scouting para registrar os dados dos jogadores observados
Ano de publicação: 2019.
Editora: Edição do autor.
ISBN: 9781695062870.
Páginas: 124.
Sinopse: “Modelos para 30 jogos. Como usá-lo: Cada partida é de 4 páginas. As duas primeiras páginas são para o registro dos jogadores de cada equipe: nomes, números, demarcações e características gerais básicas de cada jogador. Na parte inferior da página existem campos de jogo para nos ajudar a posicionar graficamente jogadores. As próximas duas páginas (3 e 4) incluem uma tabela para que você possa tomar as notas que considera sobre os jogadores que se destacaram em cada equipe e sobre as quais vale a pena expandir as informações básicas que você anotou na página anterior. A partir de cada partida, você também pode registrar os dados de referência: equipes participantes, categoria e competição, dia e hora e o campo onde a partida é jogada. É um registro útil de dados que você pode arquivar, antes de informatizá-lo, passando-o para os documentos, arquivos ou bancos de dados onde você armazena as informações de suas observações.”.

– Futsal: A ciência da preparação física.
capa do livro futsal a ciencia da preparacao fisica
Ano de publicação: 2019.
Autores: Harrison Fabricio Muzzy Rodrigues, Fabio Yuzo Nakamura e Felipe Nunes Rabelo.
Editora: Secco.
ISBN: Não Encontrado.
Páginas: 232.
Sinopse: “O CONHECIMENTO DAS QUADRAS, COM EMBASAMENTO DA CIÊNCIA, ESPERA POR VOCÊ. O Futsal é um esporte praticado e admirado por milhões de pessoas ao redor do planeta, sendo o Brasil o detentor da hegemonia de títulos mundiais, tanto no masculino como no feminino. Por outro lado, existem pouquíssimas publicações dedicadas ao “esporte da bola pesada”. Além do mais, a preparação física evoluiu nas últimas décadas, obrigando os preparadores físicos a estudarem e se aprofundarem cada vez mais no nosso esporte. Pensando nisso, surge a ideia desta obra, no intuito de auxiliar não só os jovens estudantes de Educação Física e Esportes, como também todos profissionais envolvidos com o Futsal: Técnicos, Treinadores de Goleiros, Fisioterapeutas, Fisiologistas, Atletas etc. Os temas discutidos em cada capítulo possuem conteúdos relevantes e atuais, com base na ciência do esporte e na experiência prática, sempre voltados ao Futsal, levando os leitores a raciocinar sobre a melhor estratégia a ser adotada para sua equipe no que diz respeito à preparação física e todas as nuances que a cercam. Trata-se de uma obra para consulta, análise e desenvolvimento do senso crítico, de certa forma objetivando preencher essa lacuna existente nas publicações voltadas para o Futsal. Com caráter inovador pois aborda temas e conceitos nunca discutidos anteriormente em outros livros voltados ao Futsal, sempre com embasamento científico e o toque pessoal de quem atua há mais de duas décadas nas quadras, fornecendo um rico conteúdo não só para os jovens profissionais que esperam uma oportunidade no mercado de trabalho, como para aqueles que já estão atuando.”.

– Manual de treinamento do futsal contemporâneo.
capa do livro manual de treinamento do futsal contemporaneo
Ano de publicação: 2019.
Autores: Luís Felipe Tubagi Polito, Aylton José Figueira Junior e Maria Regina Ferreira Brandão.
Editora: Manole.
ISBN: 9788520456378.
Páginas: 272.
Sinopse: “Manual de treinamento do futsal contemporâneo reflete o que há de mais recente nas pesquisas que abrangem o treinamento do Futsal, entendido aqui de forma integrada e multidimensional, respeitando as tendências apontadas pela literatura científica mais atual. Nesta obra, tomou-se o devido cuidado para que fossem viabilizadas informações de cunho teórico-prático, a fim de contribuir efetivamente com todos aqueles profissionais que atuam no futsal, nos mais diversos setores da quadra.”.

– Caderno brasileiro do goleiro de futsal: Conhecendo a posição.
capa do livro caderno brasileiro do goleiro de futsal conhecendo a posicao
Ano de publicação: 2019.
Autor: Rodrigo Neves Fernandes.
Editora: CRV.
ISBN: 9788544433553.
Páginas: 428.
Sinopse: “Inquietudes indefensáveis todos os goleiros do mundo sonham com a possibilidade da invencibilidade eterna sendo bem realista, imaginem se fosse possível ao menos conseguir ficar uma temporada inteira jogando em alto nível sem que sua meta seja vencida se tal fato fosse possível, fatalmente sua equipe venceria tudo o que disputasse, e por consequência todos os prêmios individuais da posição ficariam com ele é claro que essa questão de um cenário perfeito é fictícia, mas todo o goleiro tenta ao máximo chegar perto dessa situação minha inquietude se inicia quando me pergunto como conseguir que um goleiro chegue o mais perto possível desse estado de perfeição a técnica perfeita, conceitos bem definidos e muito treinamento específico realmente fazem ou não diferença no resultado final de um todo? será que o goleiro deixa de ser bom goleiro se alguns dos 03 itens citados no parágrafo acima divergirem de sua capacidade de absorção de informação ou qualidade individual? se pensarmos que de um lado da quadra temos um goleiro mais técnico e do outro um goleiro tecnicamente inferior, podemos afirmar que existe alguma vantagem entre ambos durante o decorrer do jogo? é possível cravar quem vai ser mais decisivo numa partida? afinal, o importante para o goleiro não é fazer com que a bola não ultrapasse a sua meta, independente do jeito que seja? se juntarmos todas as essas perguntas é possível perceber que o assunto do goleiro é complexo e extenso é claro que discutir técnica, gestos e treinamentos complementares é sempre um bom tema essas variadas opções ajudam muito, aliás, foram criadas para facilitar a vida do goleiro e melhorar sua performance, mas também não podemos desprezar o goleiro que defende a bola sem tantos recursos, ambos podem ser bem efetivos em seus propósitos, e podem sim, cada um na sua maneira levar vantagem sobre o outro.”.

– Perfil dermatoglífico (impressões digitais) dos atletas de futsal feminino de alto rendimento do Brasil. Uma marca característica do alto rendimento no esporte.
capa do livro perfil dermatoglifico impressoes digitais dos atletas de futsal feminino de alto rendimento do brasil uma marca caracteristica do alto rendimento no esporte
Ano de publicação: 2019.
Autor: Adriano Alberti.
Editora: CRV.
ISBN: 9788544430118.
Páginas: 86.
Sinopse: “Está cada vez mais difícil a detecção do talento para posteriormente encaminhar essa pessoa mais adequadamente na modalidade esportiva. Isso é um grande desafio do esporte e da ciência. Nesse contexto surge a dermatoglífia, que é um método simples, prático e fidedigno, principalmente utilizando o Leitor Dermatoglífico de Nodari Júnior e colaboradores, que proporciona quatro vezes mais precisão que o método tradicional, seguindo esse contexto a presente obra apresenta o perfil dermatoglífico (impressões digitais) dos atletas de futsal feminino de alto rendimento do Brasil, por meio desse perfil ou marca dermatoglífica espera-se que possa ser utilizado por profissionais da área para contribuir com a descoberta e melhor encaminhamento das pessoas que possuem essa marca de predisposição epigenética para o desenvolvimento de alto rendimento no esporte na modalidade futsal.”.

– Modelo de jogo de uma equipe de futsal.
capa do livro modelo de jogo de uma equipe de futsal
Ano de publicação: 2018.
Autor: Otávio Nogueira Balzano.
Editora: Fontoura.
ISBN: 9788583340447.
Páginas: 239.
Sinopse: “Neste terceiro livro expresso muitas coisas que conheço e penso sobre futsal. Penso que um treinador deve colocar um modelo de jogo em sua equipe para facilitar o entendimento dos atletas e caracterizar a forma de jogar de sua equipe. Também penso que uma boa equipe de futsal deve ser composta por, no mínimo, 14 atletas, para que o treinador possa utilizar-se de várias estratégias e alternativas táticas durante o jogo e a competição. Demonstro, neste livro, como deveria ser o treinamento de uma equipe no aspecto prático, o método que o treinador deveria utilizar neste caso, dar ênfase aos jogos táticos por compreensão, buscando assim trabalhar os princípios do jogo para condicionar os atletas ao modelo de jogo estabelecido. Meu entendimento para uma equipe de futsal ou futebol atingir seus objetivos é através da interação das ideias do treinador (o que pensa sobre o esporte), o método (como irá trabalhar o conjunto de ideias, princípios, modelo de jogo, etc.) e as pessoas (atletas, auxiliares, direção), pois esses devem estar dispostos a cooperar com o trabalho, predispostos a aprender e a “comprar” o método e a ideia.”.

– Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.
capa do livro futsal ensino atraves dos jogos de inteligencia e capacidade tatica
Ano de publicação: 2018.
Autores: Rogério da Cunha Voser, João Gilberto Mattos Giusti e Mario Renato de Azevedo Júnior.
Editora: Ulbra.
ISBN: 9788575285626.
Páginas: Não Encontrado.
Sinopse: Não Encontrado.

– Futsal da formação ao alto rendimento: Métodos e processos do treinamento.
capa do livro futsal da formacao ao alto rendimento metodos e processos do treinamento
Ano de publicação: 2017.
Autor: Marcos Xavier de Andrade (Marquinhos Xavier).
Editora: Edição do Autor.
ISBN: 9788592271305.
Páginas: 136.
Sinopse: “Apesar de o Futsal ser uma modalidade muito difundida e praticada em nosso país, ainda possuímos ampla necessidade de investigação teórica acerca das variáveis do jogo, dos entendimentos táticos e, principalmente, dos conceitos que norteiam nossas metodologias de trabalho. Constata-se no presente a ausência de literaturas especializadas e com aprofundamento técnico/tático de nossa modalidade, o que, em minha opinião, atrasa nosso crescimento e não cria padrões metodológicos para o ensino/desenvolvimento seguro. Considerada uma modalidade dinâmica e de elevado grau de imprevisibilidade, o Futsal possui características próprias e uma vasta combinação de valências físicas e motoras, é rico em gestuais específicos e visa principalmente sua aplicação em grande velocidade, além, é claro, da necessidade de desenvolvimento individual para atuar em mais de uma posição em jogo. Este livro irá lhe fazer compreender muitos destes processos e melhorar sua visão em relação ao Futsal.”.

– Futsal & Futebol: bases metodológicas.
capa do livro futsal e futebol bases metodologicas
Ano de publicação: 2017.
Autor: Ricardo Moura Sales.
Editora: Ícone.
ISBN: 9788527411790.
Páginas: 208.
Sinopse: “Charles Müller e Alcides Gighia: O cenário do futebol mundial e sua relação com o histórico do futsal. Manifestações sociais e culturais do futebol no Brasil e as implicações no futsal. Analogia do futsal praticado nas escolas e nos clubes. O êxodo dos craques brasileiros para o exterior e a prática do futsal na escola com base nas orientações dos PCNs. A “máfia do apito” e a elaboração de torneio de futsal na escola. Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Neymar jogando futebol com os fundamentos técnicos do futsal. Barbosa, Emerson Leão, Rogério Ceni e os fundamentos técnicos do goleiro de futsal. Movimentações táticas. Atividades para o desenvolvimento do jogo de futsal. Comunicação no futebol. O futebol feminino. O futsal feminino.”.

– Cartilha brasileira de futebol e futsal.
capa do livro cartilha brasileira de futebol e futsal
Ano de publicação: 2017.
Autor: Ms. Alexandre Apolo da Silveira Menezes Lopes.
Editora: Ícone.
ISBN: 9788527410854.
Páginas: 64.
Sinopse: “Com a leitura desta Cartilha, os leitores – tanto o professor, quanto pais que têm filhos no Esporte – compreenderão as mudanças que ocorreram ao longo do tempo na área de Ensino e Treinamento dos Jogos Desportivos Coletivos – JDC. Encontrarão também uma vasta indicação de literatura científica específica das ideias atualizadas sugeridas durante os textos, capaz de proporcionar o bom direcionamento de uma sequência de estudos mais aprofundados, a partir daqui. Desta forma gradualmente poderão adquirir um conhecimento ainda maior do tema e proporcionar de alguma forma às crianças e aos jovens brasileiros, um desenvolvimento, respeitoso, harmônico e gradual na Educação Esportiva e Treinamento Esportivo. As estórias em quadrinhos – DEZ mandamentos – que envolve o personagem “APOLINHO” e seus amigos, foram criadas pensando-se na construção ativa de um legado Educacional após o período COPA DO MUNDO NO BRASIL em 2014, por sua vez, é um instrumento interessante a ser bem utilizado nas Escolas, durante as aulas de Educação Física, além do Esporte Educativo em geral, uma vez que trata com propriedade dos TEMAS TRANSVERSAIS e vêm de encontro ao que rege o Manifesto de Cultura de Paz e não – violência da ONU/UNESCO, visando à formação do homem que se espera ter para o Século XXI. Também se baseia na Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner no sentido de estimular com criatividade as várias inteligências humanas.”.

– O Ensino de Futsal com Tecnologias, um estudo com o Sport Pro 1.0: Um estudo de caso.
capa do livro o ensino de futsal com tecnologias um estudo com o sport pro 1 0 um estudo de caso
Ano de publicação: 2017.
Autores: André Luiz Ferreira de Carvalho Melo (Autor), Ana V B de C Melo.
Editora: Novas Edições Acadêmicas.
ISBN: 978-6202404969.
Páginas: 72.
Sinopse: Não Encontrado.

– Futsal e a pedagogia da iniciação: Uma proposta de conteúdos baseada em vivência de situações problema.
capa do livro futsal e a pedagogia da iniciacao uma proposta de conteudos baseada em vivencia de situacoes problema
Ano de publicação: 2016.
Autor: Vários Autores.
Editora: Paco.
ISBN: 9788546205356.
Páginas: 100.
Sinopse: “Orientado pelas novas tendências em Pedagogia do Esporte, este livro apresenta pressupostos teóricos e metodológicos para realizar um processo inovador de iniciação ao futsal. O eixo orientador e diferencial da obra está na proposta de aprendizagem por situações- problemas, valorizando a inteligência criadora do jogador. Destinada a todos aqueles que, diretamente ou indiretamente, estão envolvidos na pedagogia da iniciação do futsal, na obra são tecidos de forma harmoniosa os referenciais teóricos e procedimentais, conferindo pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma prática pedagógica consciente, critica e criativa. Chama atenção os exemplos práticos apresentados e analisados, os quais valorizam os sentimentos de liberdade e espontaneidade das ações no contato dos iniciantes com os elementos específicos do futsal. Esses elementos conferem a esta obra a qualidade de proposta pedagógica inovadora na área de Educação Física e Esporte, trazendo de forma contundente pilares para o desenvolvimento do processo de iniciação ao Futsal.

– O futsal e a escola: Uma perspectiva pedagógica.
capa do livro o futsal e a escola uma perspectiva pedagogica
Ano de publicação: 2015.
Autores: Rogério da Cunha Voser e João Gilberto M. Giusti.
Editora: Penso.
ISBN: 9788584290406.
Páginas: 224.
Sinopse: “O futsal e a escola é um livro fundamental para os professores de educação física dos ensinos fundamental e médio. Rogério da Cunha Voser e João Gilberto M. Giusti apresentam uma proposta pedagógica para o ensino do futsal que considera o papel central da escola na adesão dos jovens à atividade física. Nessa proposta, o esporte é âncora para gerar conhecimentos sociais, culturais e psicológicos, contribuindo para a formação de pessoas críticas e bem informadas. Na segunda edição desta obra já consagrada, os autores apresentam o histórico do futsal, aspectos pedagógicos e do desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, além de um capítulo dedicado ao planejamento das aulas.”.

– Futsal treinamento com jogos táticos por compreensão.
capa do livro futsal treinamento com jogos taticos por compreensao
Ano de publicação: 2014.
Autor: Otávio Nogueira Balzano.
Editora: Fontoura.
ISBN: 9788583340072.
Páginas: 280.
Sinopse: “O futsal é um dos esportes coletivos mais praticados no Brasil, tanto em clubes como em escolas. Muitas são as abordagens metodológicas, utilizadas por professores e técnicos, no processo de ensino-aprendizagem e treinamento deste desporto. O método de ensino adequado é o caminho mais rápido e fácil para se atingir os objetivos e metas essenciais de qualquer modalidade desportiva. O futsal é transmitido por profissionais que utilizam várias abordagens metodológicas de ensino, para alcançar suas metas. O professor/técnico que transmite esse conhecimento aos alunos/atletas deve escolher métodos que melhor se adaptem ao seu público alvo. O objetivo central desse livro foi norteado pela necessidade de fornecer subsídios para: pesquisadores, professores de Educação Física e treinadores envolvidos no processo de formação e ensino-aprendizagem e treinamento do futsal, que desafie os jogadores a resolverem problemas de ordem tática. Proporcionando um aprofundamento na área do desporto, abrindo possibilidades para novas ideias e uma ruptura ideológica e paradigmática dos procedimentos pedagógico-metodológicos acerca do futsal. Mostramos nesse livro os conteúdos que cercam a organização do processo de ensino-aprendizagem e treinamento do futsal, baseado em situações jogadas (realidade e complexidade de jogo) e condicionadas pela metodologia do jogo tático por compreensão, fornecendo indicações acerca dos conteúdos e do processo de treinamento. Espera-se que esta abordagem proporcione novos trabalhos acerca do futsal, proporcionando o pensar crítico sobre a forma de planejar, treinar, atuar e intervir, na construção de novos saberes para o futsal.”.

– Bases fisiológicas do Futsal: Aspectos para o treinamento.
capa do livro bases fisiologicas do futsal aspectos para o treinamento
Ano de publicação: 2014.
Autores: Henrique Miguel e Marcus Vinicius de Almeida Campos.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576554783.
Páginas: 120.
Sinopse: “Bases fisiológicas do Futsal: aspectos para o treinamento representa uma geração de autores que abandona completamente o empirismo, a reprodução de teorias obsoletas, enfraquecidas pela falta de reprodutividade e aplicação prática, para se debruçarem sobre o conhecimento científico e tecnológico atual, direcionando-o à interpretação dos fenômenos e à construção de ferramentas práticas que respondam e auxiliem a seus leitores.”.

– Treinamento Tático no Futsal.
capa do livro treinamento tatico no futsal
Ano de publicação: 2014.
Autor: Henrique Miguel.
Editora: Sport Training.
ISBN: 9788563794079.
Páginas: 102.
Sinopse: “O livro traz uma ampla visão sobre o desenvolvimento tático que equipes de futsal necessitam, destacando os modernos sistemas táticos, aprendizagem e métodos de treino. Inclui também um destaque sobre a periodização tática no futsal e diversas sugestões práticas de treino.”.

– Marketing e Administração aplicados ao futsal feminino no Brasil: Verificação da Estrutura Administrativa da Equipe Feminina de Futsal Unopar/Londrina/Grêmio/ Sercomtel na temporada 2006.
capa do livro marketing e administracao aplicados ao futsal feminino no brasil
Ano de publicação: 2013.
Autor: Marcelo Resende Teixeira.
Editora: Novas Edições Acadêmicas.
ISBN: 9783639895865.
Páginas: 108.
Sinopse: “O trabalho foi desenvolvido no intuito de apresentar a estrutura administrativa que a equipe feminina de futsal Unopar/Londrina/Grêmio/Sercomtel teve a disposição no ano de 2006, procurando identificar de que forma o processo organizacional pode interferir diretamente nos resultados durante toda a temporada de um clube, de forma a deixar através dos dados do projeto, subsídios para outras modalidades do desporto.”.

– Futsal início, meio e finalidade: Noções práticas sobre preparação física, tática e técnica.
capa do livro futsal inicio meio e finalidade nocoes praticas sobre preparacao fisica tatica e tecnica
Ano de publicação: 2013.
Autor: Marcos Xavier de Andrade (Marquinhos Xavier).
Editora: Edição do autor.
ISBN: Não Encontrado.
Páginas: 142.
Sinopse: “O Livro de Futsal mais vendido no Brasil. A obra foi escrita pelo Prof. Marquinhos Xavier, eleito por duas vezes o Melhor Técnico de Futsal da LNF Brasil e indicado ao Prêmio de Melhor Técnico de Futsal do Mundo (Futsal Planet) todas estas recomendações fazem do autor uma das maiores referências do Futsal Mundial. O livro possui quatro capítulos totalizando 142 páginas distribuídas didaticamente para melhor compreensão de sua filosofia campeão. Capítulos: 1. Noções Básicas sobre Preparação Física – 2. Teorias e Técnicas do Jogo – 3. Estrutura e Noções dos Sistemas Táticos – 4. Atividades Práticas – Jogos Coletivos.”.

– Futebol e futsal: A especificidade e modernidade do treinamento para homens e mulheres. Fisiologia aplicada.
capa do livro futebol e futsal a especificidade e modernidade do treinamento para homens e mulheres fisiologia aplicada
Ano de publicação: 2012.
Autores: Ivan da Cruz Picarro e José Laudier Antunes dos Santos Filho.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576553397.
Páginas: 336.
Sinopse: “Futebol e futsal são modalidades esportivas praticadas em todo o território brasileiro e são muito parecidas; têm os mesmos objetivos, porém, cada uma tem particularidades e exigências próprias. Homens e mulheres dividem situações de aprendizagem desde a iniciação até o alto rendimento. Este livro relata várias situações e explica modelos de jogos, tipos de treinamento e atividades aplicadas no futebol e no futsal, com destaque à aplicação para o futebol feminino, categoria de destaque mundial nos dias de hoje. Seu conteúdo, escrito em linguagem simples e eficaz, contribui para o aprimoramento do desenvolvimento técnico individual e coletivo dos praticantes, bem como dos profissionais ligados à área. Se você é um deles, não pode perder esta leitura!”.

– Metodologia dos jogos condicionados para o futsal e educação física escolar.
capa do livro metodologia dos jogos condicionados para o futsal e educacao fisica escolar
Ano de publicação: 2012.
Autor: Otávio Nogueira Balzano.
Editora: Fontoura.
ISBN: 9788587114891.
Páginas: 248.
Sinopse: “Nos últimos anos, o futsal se caracterizou pelo salto qualitativo no processo ensino – aprendizagem e treinamento, consequentemente, na performance dos atletas e das equipes. Concepções táticas variadas, didáticas e modelos de treinos diferenciados e a interdisciplinaridade de tratamento dos atletas são algumas mudanças no futsal atual.”.

– Futsal: Conhecimentos teórico-práticos para o ensino e o treinamento.
capa do livro futsal conhecimentos teorico praticos para o ensino e o treinamento
Ano de publicação: 2009.
Autor: Fábio Augusto Barbieri.
Editora: Fontoura.
ISBN: 9788587114563.
Páginas: 232.
Sinopse: “O objetivo deste livro foi evidenciar conhecimentos teórico-práticos e novas perspectivas para o processo de ensino e treinamento do futsal, permeando os aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos. Para auxiliar nesta tarefa serão apresentados os conhecimentos a respeito da aprendizagem motora, crescimento e desenvolvimento, biomecânica, fisiologia, psicologia, entre outros, que devem ser utilizados durante o treinamento do futsal. Com isso, durante a leitura do livro ficará claro que foi primado à boa formação como requisito para atuação com a iniciação e o treinamento do futsal, devendo ocorrer constante busca pelo conhecimento. O objetivo deste livro foi evidenciar conhecimentos teórico-práticos e novas perspectivas para o processo de ensino e treinamento do futsal, permeando os aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos. Para auxiliar nesta tarefa serão apresentados os conhecimentos a respeito da aprendizagem motora, crescimento e desenvolvimento, biomecânica, fisiologia, psicologia, entre outros, que devem ser utilizados durante o treinamento do futsal. Com isso, durante a leitura do livro ficará claro que foi primado à boa formação como requisito para atuação com a iniciação e o treinamento do futsal, devendo ocorrer constante busca pelo conhecimento. O objetivo deste livro foi evidenciar conhecimentos teórico-práticos e novas perspectivas para o processo de ensino e treinamento do futsal, permeando os aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos. Para auxiliar nesta tarefa serão apresentados os conhecimentos a respeito da aprendizagem motora, crescimento e desenvolvimento, biomecânica, fisiologia, psicologia, entre outros, que devem ser utilizados durante o treinamento do futsal. Com isso, durante a leitura do livro ficará claro que foi primado à boa formação como requisito para atuação com a iniciação e o treinamento do futsal, devendo ocorrer constante busca pelo conhecimento. O objetivo deste livro foi evidenciar conhecimentos teórico-práticos e novas perspectivas para o processo de ensino e treinamento do futsal, permeando os aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos. Para auxiliar nesta tarefa serão apresentados os conhecimentos a respeito da aprendizagem motora, crescimento e desenvolvimento, biomecânica, fisiologia, psicologia, entre outros, que devem ser utilizados durante o treinamento do futsal. Com isso, durante a leitura do livro ficará claro que foi primado à boa formação como requisito para atuação com a iniciação e o treinamento do futsal, devendo ocorrer constante busca pelo conhecimento.”.

– Futsal: Ensino e prática.
capa do livro Futsal Ensino e pratica
Ano de publicação: 2009.
Autor: Carlos Alberto Tenroller.
Editora: Ulbra.
ISBN: 9788575282199.
Páginas: 152.
Sinopse: “Dedicado há mais de uma década ao futsal o autor aqui apresenta suas experiências teóricas e práticas no meio acadêmico e em competições escolares.”.

– Futsal: Treinamento de alto rendimento.
capa do livro futsal treinamento de alto rendimento
Ano de publicação: 2009.
Autor: Vários Autores.
Editora: Phorte.
ISBN: 978-8576552161.
Páginas: 192.
Sinopse: “O Brasil é o país que melhor representa o Futsal no mundo. Foi seis vezes campeão mundial, inúmeras vezes campeão continental, entre outros títulos quase impossíveis de enumerar nesse momento. Tem diversos atletas brasileiros atuando fora do país, inclusive como titulares em outras seleções, como na Itália. Enfim, o Brasil é claramente a maior potência mundial no esporte, e ninguém tem dúvida disso. Analisando tal quadro, detectou-se a necessidade de contribuir com a modalidade por meio de uma obra como esta. Dessa forma, nada melhor que a iniciativa tomada pelos autores em publicar o livro Futsal: Treinamento de Alto Rendimento. A sequência aqui abordada segue e atende exatamente aos anseios dos leitores. A caracterização do esporte e suas demandas fisiológicas culminam, desvendando os segredos do jogo quanto às ações dentro de quadra. As avaliações físicas são apresentadas sob dois pontos importantes: como e o que avaliar, sendo estes os norteadores para o desenvolvimento das avaliações físicas.”.

– Futsal: Apontamentos Pedagógicos na Iniciação e na especialização.
capa do livro futsal apontamentos pedagogicos na iniciacao e na especializacao
Ano de publicação: 2008.
Autor: Wilton Carlos de Santana.
Editora: Autores Associados.
ISBN: 9788574960906.
Páginas: 146.
Sinopse: “Penso que os jogadores brasileiros de futsal são os melhores do mundo e que praticamos um jogo de altíssimo nível. Bastam-se as evidências de que a Seleção Brasileira esteve em oito das nove finais de campeonatos mundiais, de que venceu a maior parte e de que os nossos jogadores atuam em equipes de todo o mundo. Então, por que escrever um livro sobre pedagogia do futebol? Pelo menos por dois motivos: (a) por conta de a iniciação ao futsal ser ainda muito mal compreendida, o que fomenta a especialização precoce e a excessiva competitividade, e (b) pelas evidências de que a nossa supremacia internacional será cada vez mais difícil de ser sustentada. Estas, entre outras, são complexas questões pedagógicas discutidas neste livro e que pretendo compartilhar com todos aqueles ligados ao futsal.”.

– História do futsal de Paranavaí.
capa do livro historia do futsal de paranavai
Ano de publicação: 2008.
Autores: Rafael Octaviano de Souza e João Carlos Antunes.
Editora: Publicação Independente.
ISBN: 9788590814801.
Páginas: 329.
Sinopse: “Pesquisadores e estudantes agora poderão apreciar a história do futsal de Paranavaí, desde a década de 60,conseguida através de entrevistas com pioneiros do salonismo e pesquisas em arquivos pessoais. O livro é ilustrado com mais de 300 fotos.”.

– O futsal em Santa Maria: Fragmentos históricos.
capa do livro o futsal em santa maria fragmentos historicos
Ano de publicação: 2008.
Autores: Gilson Piber e Sérgio Carvalho.
Editora: Pallotti.
ISBN: 9788577820405.
Páginas: 64.
Sinopse: “O livro aborda a origem do futsal no mundo, a introdução do futsal no Brasil, o início do futsal em Santa Maria – RS, as competições, os amistosos, enfim, um estudo de detalhes históricos que fazem parte do que foi e é esse esporte na cidade, bem como a importância dele para a cultura do futebol como um todo. O volume não é um livro histórico de todos os fatos do futsal que aconteceram na cidade e sim “alguns acontecimentos importantes do ano de 1956 a 1970, totalizando os 15 primeiros anos da prática do futsal no município”.”.

– Brincando e Treinando Goleiros: Futebol de campo, handebol e futsal.
capa do livro brincando e treinando goleiros futebol de campo handebol e futsal
Ano de publicação: 2008.
Autores: Carlos Alberto Tenroller e Vitor Powaczruk.
Editora: Nova Prova.
ISBN: 9788589344548.
Páginas: 104.
Sinopse: “Composto de 75 atividades ilustradas, sendo 30 brincadeiras para o ensino de iniciantes e, ainda, 45 atividades direcionadas para o treinamento de rendimento para goleiros de futebol de campo, handebol e futsal.”.

– Futsal: O berço do futebol brasileiro – Princípios teóricos para treinadores.
capa do livro futsal o berco do futebol brasileiro principios teoricos para treinadores
Ano de publicação: 2007.
Autor: Cris Fonseca.
Editora: Aleph.
ISBN: 9788576570240.
Páginas: 296.
Sinopse: “Tido como uma paixão nacional, o futebol no Brasil ultrapassa, e muito, a mera prática desportiva e o entretenimento. Fenômeno cultural, é um dos ícones da identidade e, não raro, da auto estima dos brasileiros. Desse amor tantas vezes fanático pelo futebol e da criatividade de seus entusiastas nasceu o futsal, uma modalidade genuinamente brasileira que em pouco tempo se tornou um dos esportes mais praticados do país. Para Cris Fonseca, porém, seu sucesso extravasa os limites das quadras. Na história recente do futebol brasileiro, o futsal tem se revelado um verdadeiro berço de craques, responsável direto pelo aprimoramento dos recursos técnicos que fazem do brasileiro um jogador diferenciado. Partindo das origens do esporte até seu reconhecimento pelas entidades oficiais do futebol, o livro apresenta e explica minuciosamente os pressupostos básicos do futsal, desde conceitos elementares de desenvolvimento motor, passando pelas regras até o domínio das técnicas e das táticas do jogo. Voltado para treinadores, Futsal: o berço do futebol brasileiro é uma ferramenta única para os profissionais da área, especialmente aqueles dedicados à formação de jogadores; mas não deixa de ser também um estímulo e um presente para todos os amantes desse esporte. “.

– Futsal: Aquisição iniciação e especialização.
capa do livro futsal aquisicao iniciacao e especializacao
Ano de publicação: 2007.
Autor: José Roulien de Andrade Junior.
Editora: Juriá.
ISBN: 9788536215112.
Páginas: 120.
Sinopse: “O livro Futsal, aquisição, iniciação e especialização, faz uma referência à iniciação esportiva do futsal no Brasil, assunto muito comentado entre técnicos e Professores; o autor dividiu a iniciação em três fases que dão o nome ao livro. Traz a definição de termos técnicos usados no dia a dia dos treinamentos e jogos. O treino técnico e tático faz parte dessa obra, bem como, o jogo de ataque, o jogo de defesa. Exemplifica alguns padrões de jogo usados pelas equipes em todo Brasil. Trata o jogo de contra-ataque de uma forma didática onde são abordadas situações práticas, exemplificando situações inerentes ao jogo. São propostas atividades práticas em duas partes. A primeira, envolve jogos recreativos, e a segunda, atividades que desenvolvem a inteligência tática na diversidade que o jogo do futsal apresenta.O livro também nos traz uma pesquisa de jogos da liga nacional masculina, onde foram identificadas situações do jogo, que poderão subsidiar futuros treinamentos, para dias melhores das nossas equipes, na prática do futsal.”.

– O que é Futsal: História. Regras. Curiosidades.
capa do livro o que e futsal historia regras curiosidades
Ano de publicação: 2007.
Autores: Silvia Vieira e Armando Freitas.
Editora: Casa da Palavra.
ISBN: 9788577340583.
Páginas: 80.
Sinopse: “O livro O que e Futsal traz informações preciosas para aqueles que desejam saber desde as regras e as origens do esporte ate seus grandes nomes, curiosidades e onde praticar. O livro e apresentado de forma pratica e fácil de ler, ideal para todo tipo de leitor que queira saber mais sobre o Futsal.”.

– Iniciação ao futsal: Abordagem recreativa.
capa do livro iniciacao ao futsal abordagem recreativa
Ano de publicação: 2007.
Autor: Rogério da Cunha Voser.
Editora: Ulbra.
ISBN: 9788585692209.
Páginas: 68.
Sinopse: “Sendo professor de futsal, o autor escreveu este livro a partir de trabalho realizado em aula e impelido pela vivência neste esporte desde a infância. Os exercícios estão adequados a cada idade, e são várias as contribuições com sugestões de atividades. É material imprescindível para os profissionais de Educação Física que trabalham com atletas iniciantes e para todos os que têm consciência plena do potencial educativo, social e saudável desta modalidade esportiva, que é a número um do mundo.”.

– Ensinando Futsal.
capa do livro ensinando futsal
Ano de publicação: 2006.
Autores: Rogério Melo e Leonardo Melo.
Editora: Sprint.
ISBN: 9788573322484.
Páginas: 198.
Sinopses: “O livro. dividido em nove capítulos, apresenta desde informações históricas até as atividades envolvidas no treinamento de equipes, seja na fase de aprendizagem ou de alto rendimento. O primeiro capítulo foi dedicado ao registro histórico do surgimento e desenvolvimento do Futsal, com apresentação de documentos importantes do período turbulento em que a FIFUSA e FIFA brigavam pela administração do esporte. A partir daí, a obra discorre sobre uma abordagem de um trabalho voltado para a fase de aprendizagem, etapa em que a criança necessita ter as tarefas voltadas para o seu desenvolvimento. A fase de especialização, também é enfocada, definindo e demonstrando as posições e funções de cada jogador, na quadra de jogo. O quarto capítulo é dedicado aos elementos da técnica individual. O trabalho específico para goleiros, com todas as suas peculiaridade, é apresentado no quinto capitulo e, no sexto, foram abordados os sistemas mais utilizados no Futsal, desde o 2×2 até o mais recente, o 4×0. O capítulo sete disseca as movimentações táticas necessárias para o bom andamento de uma partida. No capitulo oito, destacam-se as principais jogadas que devem ter uma atenção especial por parte de todo professor/treinador. A obra se encerra com a organização de alguns jogos com igualdade numérica, começando com atividades de um-contra-um até chegarmos em quatro-contra-quatro.”.

– Futsal: Princípios técnicos e táticos.
capa do livro futsal principios tecnicos e taticos
Ano de publicação: 2006.
Autor: Rogério Voser.
Editora: Ulbra.
ISBN: 9788575280843.
Páginas: 175.
Sinopse: “Em sua obra, o autor pretende unir toda a sua experiência prática com o conhecimento científico, o que, de certa forma, é um ideal acadêmico. Os diferentes capítulos abordam o treinador, aspectos éticos, pedagógicos, psicológicos e todos os princípios que embasam a técnica e a tática em vigor no início do século XXI.”.

– Futsal: Teoria e prática.
capa do livro futsal teoria e pratica
Ano de publicação: 2005.
Autor: Vários Autores.
Editora: Sprint.
ISBN: 9788573322224.
Páginas: 72.
Sinopse: “Este é um livro que demonstra sugestões de jogadas ensaiadas, opiniões sobre sistemas e descrição de conceitos pode parecer uma pretensão, num país onde se joga o melhor Futsal do mundo, mas não é esta a intenção. Este é um livro que demonstra como é possível unir e aplicar a prática, a teoria e os novos recursos tecnológicos em um processo ensino-aprendizagem, uma vez que é o primeiro livro de Futsal no Brasil com este tipo de recurso. Entretanto, não traz conteúdos para se esgotarem nele mesmo, muito pelo contrário, as jogadas ensaiadas e exercícios propostos são pontos de partida para discussão e reflexão. O grande diferencial deste livro é a maneira com que é apresentado o seu conteúdo, ou seja, por meio de um CD com animações que se aproximam da realidade do esporte; dizemos se aproxima pois nada se iguala à expressividade do movimento humano.”.

– Futebol e futsal: possibilidades e limitações da prática pedagógica em escolinhas.
capa do livro futebol e futsal possibilidades e limitacoes da pratica pedagogica em escolinhas
Ano de publicação: 2005.
Autores: Ricardo Rezer e Michel Angillo Saad.
Editora: Argos.
ISBN: 9798598981214.
Páginas: 222.
Sinopse: “Esta obra é uma crítica sutil e ao mesmo tempo uma coerente avaliação das práticas pedagógicas nas escolinhas de futebol e futsal, “paixões nacionais”. Os autores buscam as possibilidades de entender a escolinha não como um mero diminutivo voltado a competições, busca e formação de talentos, mas como uma verdadeira escola, com uma forma lúdica de educar sem limitações e de maneira inclusiva.”.

– Futsal: Vamos brincar? Técnica e iniciação.
capa do livro futsal vamos brincar tecnica e iniciacao
Ano de publicação: 2005.
Autor: Claiton Frazzon Costa.
Editora: Visual Books.
ISBN: 9788575021682.
Páginas: Não Encontrado.
Sinopse: Não Encontrado.

– Futsal 1000 exercícios.
capa do livro futsal 1000 exercicios
Ano de publicação: 2004.
Autor: Ricardo Silva de Melo.
Editora: Sprint.
ISBN: 9788573320695.
Páginas: 400.
Sinopse: “Jogos e exercícios para aquecimento em círculo, com bola, em colunas, em duplas. Exercícios de adaptação e condução de bola. Passe em dupla, em círculo, em triângulo, em quadrado, em colunas e em trio. Exercícios para controle de bola. Chute a gol de voleio. Exercícios para cabeçada, domínio de bola no peito, na coxa, com a sola do pé, com o peito do pé, de drible e antecipação. Jogos táticos para melhorar a marcação e desmarcação, drible e conservar a posse de bola. Jogos com igualdade, superioridade e inferioridade numérica. Jogadas especiais para faltas frontais e laterais. Saída de bola. Batida de lateral e tiro de canto. Treino para goleiros.”.

– Regras oficiais de futsal.
capa do livro regras oficiais de futsal
Ano de publicação: 2004.
Editora: Sprint.
ISBN: 9788585031107.
Páginas: 33.
Sinopse: “Livro básico de consulta de todas as Regras Oficiais do Futsal. Com marcação da quadra de jogo, códigos de sinais. Ideal para profissionais e amadores.”.

– Futsal: Avaliação técnica.
capa do livro futsal avaliacao tecnica
Ano de publicação: 2003.
Autor: Vários Autores.
Editora: Shape.
ISBN: 9788585253431.
Páginas: 262.
Sinopse: “A redação clara, as diversas figuras, as explicações minuciosas, farão com que, mesmo o iniciante, consiga fazer com perfeição, os procedimentos avaliatórios indispensáveis para a posterior prescrição do treinamento técnico adequado. O livro atende também aos profissionais experientes, ao possibilitar o aperfeiçoamento minucioso das técnicas avaliatórias mais sofisticadas. Se você acredita que treinamento desportivo é ciência e não \’jeitinho\’, esse livro é indispensável para você.”.

– Jogos de Futsal: Da aprendizagem ao treinamento.
capa do livro jogos de futsal da aprendizagem ao treinamento
Ano de publicação: 2002.
Autor: Vários Autores.
Editora: EDUCS.
ISBN: 9788570612267.
Páginas: 104.
Sinopse: “Ensinar o futsal através de formas jogadas e jogos adaptados é a proposta deste livro. Os autores nesta obra procuram fundamentar essa proposta salientando os aspectos positivos da aprendizagem e do treino através do próprio ato de jogar.”.

– Futsal: Treinamento para goleiros.
capa do livro futsal treinamento para goleiros.jpg
Ano de publicação: 2001.
Autor: Gerard Maurício Fonseca.
Editora: Sprint.
ISBN: 9788573320688.
Páginas: 178.
Sinopse: “Qualidades físicas e testes de avaliação. Exercícios de manutenção da forma física, de manejo de bola, de coordenação motora, acrobáticos, para velocidade de reação. Exercícios técnicos para lançamento manual. Organização de treinamento.”.

– Futsal: Da iniciação ao alto nível.
capa do livro futsal da iniciacao ao alto nivel
Ano de publicação: 2000.
Autor: Daniel Mutti.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788586702624.
Páginas: 320.
Sinopse: “Futsal é uma das obras mais completas sobre o tema, trazendo de forma didática, os ensinamentos necessários para esta prática esportiva. Daniel Mutti apresenta na obra tudo sobre as técnicas do processo de aprendizagem, desde sua elaboração até a execução prática desses ensinamentos, ilustrando mais de 450 atividades técnicas e táticas e detalhando-as de maneira acessível a todos os interessados pelo Futsal. A obra esclarece pontos necessários sobre os sistemas, os esquemas táticos e os jogos, além de informar sobre a evolução do Futsal na base infantil, apontando os fatores prejudiciais ao desenvolvimento da criança, muitas vezes ocorridos pela falta de planejamentos coerentes para essa faixa etária, tão importante para a formação das demais bases, propondo assim novas estruturas de ensino da modalidade. Enfim, para aqueles que se interessam pelo tema, sejam estes profissionais atuantes ou simplesmente torcedores, o livro traz uma riqueza no assunto, apontando inúmeras soluções para as dúvidas que sempre surgem, suprindo mais uma lacuna nas pesquisas do tema de uma das modalidades esportivas mais praticadas no país e no mundo.”.

– Futsal: Conceitos modernos.
capa do livro futsal conceitos modernos
Ano de publicação: 2000.
Autores: Nicolino Bello e Ubiratan Silva Alves.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576551515.
Páginas: 64.
Sinopse: “Considerado um dos esportes mais praticados em nosso país, o Futsal é apresentado na obra desde seus dados históricos e técnicos, como até em números registrados de praticantes registrados e informais no Brasil, mostrando a importância desta modalidade esportiva e os cuidados que os profissionais de Educação Física devem ter ao ensinar e praticar o Futebol de Salão. A obra traz informações técnicas do Futsal, a questão das entidades que organizam e comandam este esporte, as competições no âmbito nacional e internacional, o Futsal na atualidade, as mulheres no futsal, dados técnicos e táticos na aplicação do treinamento de Futsal, em muitos subcapítulos, no qual os autores mostram a capacidade desta modalidade esportiva para melhorar a saúde, educação, relação social, geração de empregos, mobilizando milhares de pessoas em sua prática no mundo todo.”.

– Periodização: Contemporânea do Treinamento Desportivo: Modelo das Cargas Concentradas de Forca, sua aplicação nos jogos desportivos (basquetebol, futebol de campo, futsal, voleibol) e luta (judô).
capa do livro periodizacao contemporanea do treinamento desportivo moelo das cargas concentradas de forca sua aplicacao nos jogos desportivos basquetebol futebol de campo futsal voleibol e luta judo 1
Ano de publicação: 2000.
Autor (Organizador): Paulo Roberto de Oliveira.
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576551461.
Páginas: 254.
Sinopse: “Com as constantes mudanças no âmbito do treinamento desportivo, novos modelos de utilização de carga de treinamento de força têm surgido para melhorar o desempenho dos atletas em jogos desportivos e esportes de luta. Neste sentido, o organizador Paulo Roberto de Oliveira, doutor em Ciências do Esporte pela Unicamp, traz, na obra Periodização Contemporânea do Treinamento Desportivo, orientações metodológicas de como estruturar um programa de cargas de treinamento para alcançar um aperfeiçoamento técnico do atleta, em diversos esportes como basquete, futebol, futsal, vôlei e até judô. É composta de seis capítulos, que abordam o tema de forma direta e atual.”.

– Futsal: Futebol de salão: Arte e segredos e futsal base.
capa do livro futsal futebol de salao arte e segredos e futsal base
Ano de publicação: 1994.
Autor: Daniel Mutti.
Editora: Hemus.
ISBN: 9788528900668.
Páginas: 228.
Sinopse: Não encontrada.

– Futsal e a iniciação.
capa do livro futsal e a iniciacao.jpg
Ano de publicação: 1994.
Autor: Ricardo Lucena Ferreira.
Editora: Sprint.
ISBN: 9788585031756.
Páginas: 116.
Sinopse: “A obra faz um estudo sobre o esporte apresentando questões relacionadas à educação psicomotora de crianças e, com uma linguagem didática, apresenta de forma bastante clara e concisa os fundamentos do esporte, além de fazer estudos de sistemas e manobras de jogo. O vídeo apresenta uma série de exercícios para aprimoramento da técnica individual e coletiva.”.

P.S.: Caso você se interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp:

(71) 98760-5501 [Leo Lyra].

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close