Lista de livros sobre: Rugby.

literatura e futebol lista de livros sobre rugby

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre esportes no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Aqui no Brasil, a relação com o Rugby é mais antiga do que costumeiramente se imagina, já que o início da prática da modalidade no país se deu por meados da década de 1950.  Apesar disso, a prática ainda é pouco difundida em território nacional.

A seleção brasileira vem trabalhando forte nos últimos anos, numa crescente e em visível evolução, tendo sido campeã do Sul-Americano de Rugby em 2018. “Os Tupis”, como são conhecidos, representam com muita garra e entrega  o país, e devem alçar voos ainda maiores em breve!

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a modalidade!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre o Rugby! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o esporte brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o tema, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Legado: 15 lições sobre liderança que podemos aprender com o time de Rugby All Blacks.
capa do livro legado 15 licoes sobre lideranca que podemos aprender com o time de rugby all blacks
Ano: 2016.
Autor: James Kerr.
Editora: Benvirá.
ISBN: 9788557170414.
Páginas: 272.
Sinopse: “Time de maior sucesso da história do rugby, os All Blacks, apelido da equipe da Nova Zelândia, têm um extraordinário índice de 86% de vitórias. Mas qual é o segredo do sucesso dessa equipe? Como os jogadores lidam com a pressão? Como treinam para atingir o mais alto nível? Para responder a todas essas questões, James Kerr passou cinco semanas ao lado dos jogadores durante os preparativos para a Copa do Mundo de Rugby de 2010 e descobriu que o sucesso tem tudo a ver com a cultura do time, com os conceitos que eles empregam no dia a dia. Kerr também percebeu que vários dos métodos de gestão adotados pela equipe fornecem um modelo inspirador e eficiente para líderes em outros campos e negócios. Compartilhar responsabilidades e deixar que todos se considerem parte do sucesso, nunca se sentir grande demais para realizar trabalhos “menores”, não se acomodar e sempre tentar melhorar o ambiente e o negócio “deixando a camisa em melhor situação do que quando a pegou” são parte da cultura dos All Blacks e podem ser empregados em qualquer situação. Dentro ou fora de campo. Mais do que um livro sobre a história dos All Blacks ou sobre negócios, Legado é um manual para a vida e o sucesso.”.

– Rugby em cadeira de rodas: Fundamentos e diretrizes.
capa do livro rugby em cadeira de rodas fundamentos e diretrizes
Ano: 2014.
Autores (Organizadores): Mateus Betanho Campana e José Irineu Gorla..
Editora: Phorte.
ISBN: 9788576555025.
Páginas: 232.
Sinopse: “Neste livro, o leitor terá a oportunidade de conhecer as origens do Rugby em Cadeiras de Rodas (RCR) no mundo e no Brasil; as patologias que tornam uma pessoa elegível para a sua prática; as principais regras a serem aprendidas para se dar início à aprendizagem do esporte; os principais eventos que ocorrem no Brasil e no mundo, e as equipes brasileiras existentes até o momento; os princípios técnicos que devem ser observados e ensinados para que alguém possa jogar o RCR, assim como os princípios táticos de ataque e defesa. Além disso, há capítulos específicos sobre o planejamento dos treinos físicos, a avaliação motora e a classificação dos atletas.”.

– Invictus: Conquistando o inimigo – Nelson Mandela e o jogo que uniu a África do Sul.
capa do livro invictus conquistando o inimigo nelson mandela e o jogo que uniu a africa do sul
Ano: 2009.
Autor: John Carlin.
Editora: Sextante.
ISBN: 9788575425053.
Páginas: 272.
Sinopse: “Se você é como a maioria das pessoas, sabe que Nelson Mandela passou 27 anos preso e foi o líder da luta conta o apartheid na África do Sul. Sabe também que ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz e chegou à presidência nas primeiras eleições livres de seu país. Mas não deve saber nada sobre a Copa do Mundo de Rúgbi de 1995. Em Invictus – Conquistando o inimigo, o jornalista John Carlin narra aquela que talvez seja a passagem política mais bem-sucedida de nossa geração. Parafraseando Garibaldi após a unificação da Itália, as eleições de 1994 tinham criado uma nova África do Sul, mas restava o desafio de criar os sul-africanos. Em busca de uma causa capaz de unir brancos e negros, Mandela concordou em sediar a Copa do Mundo de Rúgbi. A escolha desse esporte parecia absurda. Por décadas, o rúgbi fora um símbolo do apartheid. Dessa forma, mais improvável que ganhar a Copa era o Springboks – o time nacional – conquistar o coração dos negros. Mandela precisava que o povo acreditasse no slogan “um time, um país”. Ele teve de fazer os negros verem os jogadores como “nossos rapazes” e assegurar aos brancos que eles tinham um lugar de direito na nova nação. Para isso, mostrou-se um líder carismático e flexível, capaz de conter seus aliados e seduzir seus adversários.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre Futebol Americano:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close