Lista de biografias e livros sobre: Mister Jorge Jesus.

lista de biografias e livros sobre mister jorge jesus

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir todos os livros escritos sobre grandes personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores, e claro, valorizar aqueles que escrevem sobre o nosso esporte bretão!

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre futebol no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, nascido em Amadora (Portugal), dia vinte e quatro de julho de 1954, figura entre os grandes técnicos do futebol mundial na atualidade e surgiu profissionalmente para o futebol no ano de 1973, quando estreou como jogador pelo Sporting Clube de Portugal-(POR) e em 1990 como técnico, pelo Amora Futebol Clube-(POR).

Com 30 anos de carreira como treinador profissional de futebol, tem no seu currículo as seguintes equipes: Amora Futebol Clube-(POR), Futebol Clube de Felgueiras-(POR),Clube de Futebol União-(POR), Clube de Futebol Estrela da Amadora-(POR), Vitória Futebol Clube ‘Setúbal’-(POR), Clube de Futebol Estrela da Amadora-(POR), Vitória Sport Clube-(POR), Moreirense Futebol Clube-(POR), União Desportiva de Leiria-(POR), Clube de Futebol ‘Os Belenenses’-(POR), Sporting Clube de Braga-(POR), Sport Lisboa e Benfica-(POR), Sporting Clube de Portugal-(POR), Al-Hilal Saudi Football Club-(ARA) e Clube de Regatas do Flamengo.

Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro pelo Flamengo em 2019, o Mister tem uma carreira recheada de títulos: 1 Taça Intertoto da UEFA, 3 Primeira Liga, 1 Taça de Portugal, 6 Taça da Liga, 2 Supertaça Cândido de Oliveira, 1 Supertaça da Arábia Saudita, 1 Recopa Sul-Americana, 1 Supercopa do Brasil e 1 taça Guanabara.

Fazendo parte da atual geração de sucesso dos treinadores portugueses,  Jorge Jesus fez história no futebol brasileiro e sul-americano no ano passado e tem tudo para seguir ampliando as conquistas em 2020.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, escritos sobre ele, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida e trabalho do JJ!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os grandes treinadores do futebol mundial! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos (por ordem do ano de lançamento), escritos sobre o nosso querido Mister, são:

– Mister Jesus – Quebrando Paradigmas no Futebol.
capa do livro mister jesus quebrando paradigmas no futebol
Ano: 2019.
Autor: Rui Pedro Braz.
Editora: Allbook.
ISBN: 9786580455225.
Páginas: 288.
Sinopse: “Estamos perante um retrato fiel e objetivo da vida profissional do treinador Jorge Jesus. Obtido a partir de uma análise profunda e rigorosa dos seus 30 anos de carreira, vamos tentar entender as razões por trás do seu sucesso, as metodologias que o tornam tão diferente, os traços de personalidade que fazem do Mister Jesus um personagem único e inimitável no mundo do futebol em 2019. São 52 clássicos disputados em Portugal, 108 jogadores brasileiros com quem trabalhou antes de chegar ao Flamengo, 124 duelos internacionais que protagonizou na Europa, 1121 jogos como treinador profissional e inúmeras histórias de vida que traçam um perfil brutalmente honesto e nunca antes conhecido. Dos confrontos táticos com treinadores como Alex Ferguson, Diego Simeone, Zinedine Zidane, Carlo Ancelotti, Rafa Bénitez ou Didier Deschamps, às estratégias pensadas para travar jogadores como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Ronaldinho Gaúcho, Luka Modric, Zlatan Ibrahimovic ou Karim Benzema. Os maiores palcos do futebol mundial não têm segredos para Jorge Jesus, mas para chegar lá, o técnico teve que começar por baixo, em campos de várzea e em clubes com modestas condições e ambições. Nunca duvidou nem por um instante das suas capacidades e alcançou sempre objetivos por onde passou, chegando a esta fase da sua carreira como um dos raros treinadores europeus a conhecer o sucesso também na América do Sul. É um livro de futebol, sim, mas é muito mais do que isso. É a história do menino que viu seu avô falecer ao seu lado no mais longo jogo da história do futebol, mas é também a história do jovem que decidiu ser jogador depois de adormecer “dentro” de um prato de sopa. É a história do futebolista que foi convidado para ser treinador quando ainda estava de chuteiras e caneleiras no campo, mas é também a história do treinador que teve uma arma apontada à cabeça em pleno campo de treinos. É a história do homem que treinou o irmão do Ronaldinho Gaúcho e o filho do Bebeto, mas é também a história de quem “ensinou” internacionais das melhores seleções do mundo, incluindo a do Brasil. Em suma, é Jorge Jesus na sua mais pura e absoluta essência. Um treinador ímpar e irrepetível, oriundo de um futebol que já não existe e dono de um conhecimento absoluto muito à frente do seu tempo. Prefácio: Júlio César.”.

– Jorge, amado e desamado: Estórias do treinador do Flamengo.
capa do livro jorge amado e desamado estorias do treinador do flamengo
Ano: 2019.
Autor: Luís Garcia.
Editora: Chiado.
ISBN: 9789895263974.
Páginas: 252.
Sinopse: “No final da minha carreira de jogador, aos 35 anos, estava no Almancil, na III divisão. Depois de um jogo contra o Amora, o presidente do adversário veio convidar-me para ser treinador do Amora. Eu disse-lhe que era jogador, mas ele disse-me que tinha percebido que o verdadeiro treinador do Almancil era eu, dentro do campo.” “Aquilo que eu estudo é futebol. Claro que tenho de ter um pouco de cultura geral, mas discurso não é percurso. E jogo falado é uma coisa, jogo treinado outra e jogo jogado outra ainda. O importante é conhecer o jogo e ter um discurso que os jogadores, entendam, porque eles não estão a tirar um curso académico”.

– Mister Mundo: Jorge Jesus, o Flamengo e o incrível ano de 2019.
capa do livro mister mundo jorge jesus o flamengo e o incrivel ano de 2019
Ano: 2019.
Autor: Bruno Palvarini.
Editora: Publicação Independente.
ISBN: 9781653190584.
Páginas: 134.
Sinopse: “A revolução causada em menos de um semestre pelo treinador português que ousou desafiar – sem fazer esforço ou criar conflitos – as crenças cristalizadas do futebol brasileiro. Ganhar jogando bonito e ofensivamente. Bater recordes de desempenho. Não poupar jogadores desnecessariamente. Utilizar marcação alta. Atuar intensamente durante todo o jogo. Levantar uma Libertadores e um Brasileirão no mesmo fim de semana. Jorge Jesus, o Mister, tornou-se a principal atração de um time recheado de estrelas, que voltou a conquistar títulos expressivos após um longo inverno, e transformou em realidade a velha brincadeira da torcida rubro-negra de sentir o eterno “cheirinho” da vitória.”.

– Jorge Jesus em oitchentcha e otcho frases.
capa do livro jorge jesus em oitchentcha e otcho frases
Ano: 2016.
Autora: Cátia Costa.
Editora: Matéria Prima.
ISBN: 9789897690792.
Páginas: 160.
Sinopse: “As frases mais emblemáticas do treinador português. Jorge jesus é um dos mais carismáticos treinadores de futebol de Portugal. Provocador, astuto, conflituoso, fazedor de campeões, as suas palavras raramente são inócuas. Há sempre um visado, há sempre uma vítima dos seus mindgames. Neste livro recordamos, em 88 frases, o que diz do futebol, dos seus jogadores, dos adversários mas também o que os outros dizem dele e da forma como trabalha. Contém fotografias de momentos decisivos da sua carreira.”.

– Benfica 13/14: Visão sobre o modelo de jogo e sua operacionalização – Exemplo de uma sessão de treino de Jorge Jesus – Modelo de aquecimento para dia de jogo – Exercícios de treino.
capa do livro benfica 13 14 visao sobre o modelo de jogo e sua operacionalizacao exemplo de uma sessao de treino de jorge jesus modelo de aquecimento para dia de jogo exercicios de treino
Ano: 2014.
Autor: Hugo Dias.
Editora: Prime Books.
ISBN: 9789896552350.
Páginas: 136.
Sinopse: “O Benfica venceu na época 2013-14 tudo o que havia para ganhar em Portugal: Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça. Ou seja, teve a mais bem-sucedida época de sempre de um clube português a nível nacional. O autor, Hugo Dias, faz neste livro uma exaustiva análise sobre o modelo de jogo do Benfica de Jorge Jesus e explica como uma equipa o pode replicar no terreno, apresentando para o efeito um vasto conjunto de exercícios de treino. Tem ainda a particularidade de mostrar uma efetiva sessão de treino de Jorge Jesus.”.

– Jorge Jesus: Os segredos e a arte de um dos melhores treinadores do mundo – Benfica campeão nacional.
capa do livro jorge jesus os segredos e a arte de um dos melhores treinadores do mundo benfica campeao nacional
Ano: 2014.
Autor: Rui P. Castro.
Editora: Matéria Prima.
ISBN: 9789898461865.
Páginas: 256.
Sinopse: “A época de 2012/2013 tinha tudo para ser perfeita. A competir em três palcos distintos – Campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa -, o Benfica parecia ter recuperado a glória de outros tempos personificada no seu treinador. Mas, num instante tudo mudou e o sonho tornou-se um pesadelo. O Benfica perdeu tudo e, mais, parecia ter perdido o norte. Cenas como a de Cardozo na final da Taça de Portugal davam a entender que o futuro seria tudo menos risonho. É a partir do desfecho da época passada que fazemos uma viagem pelos caminhos que conduziram Jorge Jesus novamente até à glória. Quando tudo parecia perdido e muitos pediam a cabeça do treinador, Jorge Jesus soube mostrar porque era o homem certo para o lugar. O Benfica acaba de conquistar o seu 33.º Campeonato, eliminou o rival Porto da Taça de Portugal e tem ainda uma oportunidade de ouro de chegar à final da Taça da Liga e da Liga Europa. Depois da tragédia esta pode vir a ser a época de todas as glórias: para o clube e para o seu treinador. Abordando a sua infância, passando pela formação, até ao estilo que desenvolveu nos últimos anos, este livro analisa o perfil e a técnica daquele que é um dos treinadores mais fortes e emblemáticos do momento.”.

– Não sou Eça de Queiroz – O mundo de Jorge Jesus.
capa do livro nao sou eca de queiroz o mundo de jorge jesus
Ano: 2014.
Autor: Luís Garcia.
Editora: Chiado.
ISBN: 9789895126774.
Páginas: 674.
Sinopse: “‘No final da minha carreira de jogador, aos 35 anos, estava no Almancil, na III divisão. Depois de um jogo contra o Amora, o presidente do adversário veio convidar-me para ser treinador do Amora. Eu disse-lhe que era jogador, mas ele disse-me que tinha percebido que o verdadeiro treinador do Almancil era eu, dentro do campo’. ‘Aquilo que eu estudo é futebol. Claro que tenho de ter um pouco de cultura geral, mas discurso não é percurso. E jogo falado é uma coisa, jogo treinado outra e jogo jogado outra ainda. O importante é conhecer o jogo e ter um discurso que os jogadores entendam, porque eles não estão a tirar um curso académico’. ‘A Champions é um objetivo da minha vida desportiva. Eu vou ter de ganhar a Champions dê lá por onde der. Em que ano não sei, mas que a vou ganhar disso não tenho dúvidas. Acredito que poderá ser pelo Benfica’. ‘Este foi um trajeto difícil… Ao longo destes 20 anos, as minhas capacidades foram bloqueadas por outros assuntos marginais. Como sempre afirmei, sou um catedrático do futebol. De outras ciências não percebo, mas de futebol…'”.

– Jorge Jesus: O treinador que mantém a chama imensa – Biografia não autorizada. A conquista de títulos na época 2013/2014.
capa do livro jorge jesus o treinador que mantem a chama intensa biografia nao autorizada a conquista de titulos na epoca 2013 2014
Ano: 2013.
Autora: Miriam Assor.
Editora: Livros d’Hoje.
ISBN: 9789722052870.
Páginas: 108.
Sinopse: “Jorge Jesus não desiste. Recusou o convite para treinar no Dragão e mantém-se na Luz com a mesma filosofia de jogo ofensivo e do futebol-espectáculo, conquistando o apoio incondicional do presidente Luís Filipe Vieira e de muitos benfiquistas. O comandante dos encarnados prepara as tropas para ganhar títulos na época 2013/2014. Testemunhos de: António Sala, António Vitorino de Almeida, Domingos Amaral, João Botelho, João Gobern, José Cid, Júlio Machado Vaz, Maya, Nucha, Rui Águas, Rui Pereira.”.

– Os mandamentos de Jesus: Táctica, histórias e metodologia do homem que ressuscitou o 3.º anel.
capa do livro os mandamentos de jesus tactica historias e metodologia do homem que ressucitou o 3 anel
Ano: 2010.
Autor: Rui Pedro Braz.
Editora: Zebra.
ISBN: 9789898391001.
Páginas: 168.
Sinopse: “Jorge Jesus é o 41º treinador da história do Sport Lisboa e Benfica, e foi a aposta de Luís Filipe Vieira e Rui Costa para, em 2009/10, devolver o clube da Luz aos seus tempos de glória. Passados apenas 8 meses da sua chegada ao Benfica, Jorge Jesus conquistou os exigentes adeptos encarnados e colocou o Benfica a jogar um futebol que encanta o País e o Mundo. Goleadas atrás de goleadas, exibições de sonho, vitórias que devolvem, finalmente, o clube da águia ao seu verdadeiro lugar de destaque no futebol nacional e europeu. Mas afinal, quem é este treinador português que, em tão pouco tempo, logrou alcançar no Benfica aquilo em que muitos outros técnicos, bem mais conceituados, falharam redondamente nos últimos 20 anos? Os Mandamentos de Jesus é uma obra biográfica de grande fôlego, uma investigação jornalística que nos leva numa viagem pela vida do actual treinador de um dos maiores clubes do Mundo, a viver o melhor momento desportivo das últimas duas décadas. Das suas origens como um de três filhos de uma família humilde da Amadora, ao início da sua carreira como jogador profissional de futebol no Sporting, passando pela sua vasta carreira como treinador e pelas inúmeras polémicas em que se viu envolvido com colegas de profissão, este livro dá a conhecer, pela primeira vez, o verdadeiro Jorge Jesus, o homem por trás do técnico que ressuscitou o Terceiro Anel. Pelo meio, vamos descobrir todos os seus segredos tácticos, as suas fórmulas de sucesso e a metodologia de treino que lhe permite extrair muito mais rendimento dos jogadores que tem à sua disposição. Uma obra de referência não só para todos os benfiquistas, mas também para todos os amantes do desporto-rei.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autor dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre o Flamengo:

Clique aqui!

P.P.P.P.S.: Confira também a indicação do livro ‘Festa na favela’:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close