Lista de biografias sobre: Evair.

lista de biografias sobre evair

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir as principais biografias nacionais e internacionais sobre personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Evair Aparecido Paulino, nascido em Crisólia-MG, dia vinte e um de fevereiro de 1965, figura entre os maiores atletas da história da Sociedade Esportiva Palmeiras, do Guarani Futebol Clube, Club de Regatas Vasco da Gama e Atalanta Bergamasca Calcio-ITA, tendo jogado ainda por: Yokohama Flügels-JAP, Clube Atlético Mineiro,  Associação Portuguesa de Desportos, São Paulo Futebol Clube, Goiás Esporte Clube, Coritiba Foot Ball Club, Figueirense Futebol Clube e seleção brasileira.

Tricampeão brasileiro, foi camisa 9 da maioria dos clubes por onde passou e teve uma carreira muito vitoriosa, conquistando também: 3 Campeonatos Paulistas, 1 Rio São Paulo, 1 Libertadores, 1 Super Copa Asiática, além de ter vestido a camisa da seleção brasileira e conquistado os títulos do torneio pré-olímpico Sul-Americano de 1987 e dos Jogos Pan-Americanos de 1987, sendo figura presente em convocações até as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o Craque, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida do Evair!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos grandes atletas! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o Matador, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Evair: O matador.
capa do livro evair o matador
Ano: 2017.
Autores: Evair Paulino e Renato de Sá.
Editora: Onze Cultural.
ISBN: 9788592770037.
Páginas: 300.
Sinopse: “Por que Evair? À resposta caberia, em princípio, uma simples argumentação: por se tratar de um dos maiores atacantes brasileiros de todos os tempos, cujo estilo clássico e senso tático criam uma ponte entre a época de ouro e os tempos modernos do futebol jogado por essas terras. Mas Evair é também um dos mais completos exemplos de sua geração, uma extensa safra de atletas que soube, como nunca até então em nosso país, investir na valorização profissional do jogador de futebol. Profissionalização essa que não subtraiu ao craque, ainda que ídolo de várias torcidas, a identificação maior com uma determinada camisa. Fato que prova a absoluta ineficácia do atual processo de “mercantilização” que vivenciamos no esporte. Foi ainda um dos mais qualificados jogadores que se tem notícia diante de momentos decisivos, protagonizando conquistas históricas, que marcaram profundamente em milhares de torcedores. Sua trajetória vencedora – aliada à capacidade única de fazer gols e, também, servir aos companheiros – fez dele um ídolo reverenciado e respeitado por atletas, dirigentes, jornalistas e, principalmente, torcedores, em todos os clubes por onde passou. Figura de primeira grandeza numa geração de grandes craques brasileiros, o “Matador” – apelido cunhado pela fanática torcida esmeraldina – é presença marcante também fora das quatro linhas. Ali, nunca deixou de manifestar um respeito profundo por suas origens, exaltando sempre a Crisólia natal e a estreita convivência com os familiares.”.

– Sociedade Esportiva Palmeiras – 1993: Fim do jejum, início da lenda.
capa do livro sociedade esportiva palmeiras 1993 fim do jejum inicio da lenda
Ano: 2013.
Autores: Evair Aparecido Paulino, Fernando Razzo Galuppo e Mauro Beting.
Editora: BB.
ISBN: 9788562716140.
Páginas: 171.
Sinopse: “Sociedade Esportiva Palmeiras 1993 – Fim do Jejum, Início da Lenda!. Sob esse título, o Palmeiras publica a primeira obra escrita sobre o fim do jejum de 16 anos que o clube viveu entre os anos 80 e 90, que se encerrou em 1993 com a conquista do Campeonato Paulista contra o rival Corinthians. A obra, todavia, vem com um diferencial. Um dos maiores ídolos do Palmeiras e peça fundamental das campanhas vitoriosas do alviverde entre os anos 1993 e 1994, Evair é quem escreve o projeto, editado pelos jornalistas Mauro Beting e Fernando Razzo Galuppo. Para jogar no Palmeiras precisa ser mais homem do que os outros. Não basta ser só um bom atleta. Tem de ser um pouquinho amador. Tem de ser profissional ao extremo para compreender algumas coisas do clube. Tem de compreender o espírito exigente, apaixonado e apaixonante da nossa torcida, diz Evair em trecho retirado do livro, que terá 150 páginas, fora as fichas técnicas dos jogos e fotos pessoais. Essa obra marca os 20 anos da grande conquista de 1993 que tirou o Palmeiras de uma indesejada fila de 16 anos. Evair, precursor junto com outros craques, narra de forma fidedigna os jogos que levaram o alviverde à consagração. Um registro importante e que todo torcedor precisa ter, diz Fernando Galuppo.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close