Lista de biografias sobre: Edmundo.

lista de biografias sobre edmundo

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir as principais biografias nacionais e internacionais sobre personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Edmundo Alves de Souza Neto, nascido Niterói-RJ, dia dois de abril de 1971, figura entre os maiores atletas da história do futebol brasileiro e surgiu profissionalmente para o futebol no ano de 1992, quando estreou pelo Club de Regatas Vasco da Gama.

Multi campeão pelos clubes em que passou, foi tri campeão brasileiro, com destaque para o ano de 1997, quando foi o melhor jogador, artilheiro e campeão brasileiro pelo Vasco, ganhou a Copa América pela seleção, foi eleito o melhor jogador das Américas e para muitos, merecia ser no mínimo ser lembrado na disputa de melhor jogador do mundo aquele ano.

Marcada sempre por muita polêmica, a vida do Animal sempre foi sinônimo de muita entrega nos jogos e resenhas dentro e fora de campo, sendo a sua vida um prato cheio para biografias!

Viveu no Club de Regatas Vasco da Gama, Sociedade Esportiva Palmeiras e Associazione Calcio Firenze Fiorentina-ITA, os grandes momentos da sua carreira, tendo disputado ainda a Copa do Mundo de 1998 pela seleção brasileira, onde ficou marcado com a sua escalação como titular na final de última hora e minutos antes da partida iniciar perdeu novamente a vaga para Ronaldo Fenômeno, naquele que foi o segundo vice campeonato da história da amarelinha. Atualmente é comentarista esportivo na televisão.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida do nosso craque!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos grandes atletas! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o nosso querido Edmundo, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Edmundo: Instinto animal – A história do mais ousado craque de futebol brasileiro.
capa do livro edmundo instinto animal a historia do mais ousado craque de futebol brasileiro
Ano: 2019.
Autor: Sérgio Xavier.
Editora: Seoman.
ISBN: 9788555030932.
Páginas: 184.
Sinopse: “Edmundo Alves de Souza Neto, também conhecido como “Animal” — apelido dado pelo locutor Osmar Santos — está na galeria dos maiores craques do futebol brasileiro. Habilidoso nos campos e polêmico fora deles, muitas vezes pela sua sinceridade, ele sempre esteve em foco nos noticiários, futebolísticos ou não. Agora, em Instinto Animal, livro escrito pelo experiente jornalista esportivo Sérgio Xavier, você irá conhecer todas as facetas de Edmundo, sua história de superação e ascensão nos gramados, suas passagens pelos maiores times do Brasil — e também do exterior —, sua aposentadoria da bola e a reinvenção como comentarista, sem deixar de fora acontecimentos marcantes, como o acidente de carro que iria mudar radicalmente sua vida, assim como o desastre aéreo que o fez refletir e agradecer por uma “nova chance”. Uma leitura inspiradora para todos, sejam fãs de futebol ou não, a biografia do “Animal” é como um gol de placa que ficará em sua memória durante muito tempo!”.

– Afonsinho & Edmundo: A rebeldia no futebol brasileiro.
capa do livro afonsinho e edmundo a rebeldia no futebol brasileiro
Ano: 1998.
Autor: José Paulo Florenzano.
Editora: Musa.
ISBN: 9788585653347.
Páginas: 256.
Sinopse: “O livro “Afonsinho e Edmundo” focaliza a produção do jogador-disciplinar exigido pela modernização do nosso futebol iniciada nos anos 60. José Paulo Florenzano analisa com sensibilidade a trajetória de Afonsinho e Edmundo, dois de uma série de expoentes da rebeldia dentro do futebol brasileiro e que acabaram enquadrados na categoria do jogador-problema. A leitura do livro revela as malhas e os bastidores do poder em busca da produção da docilidade e da excomunhão do rebelde transformado em jogador-problema.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close