Lista de biografias sobre: Romário.

lista de biografias sobre romario

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir as principais biografias nacionais e internacionais sobre personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Romário de Souza Faria, nascido no Rio de Janeiro-RJ dia vinte e nove de janeiro de 1966, figura entre os maiores atletas da história do futebol e surgiu profissionalmente para o futebol no ano de 1985, quando aos 19 anos, estreou pelo Club de Regatas Vasco da Gama.

Tetracampeão mundial e melhor jogador do mundo em 1994, o craque é um dos maiores artilheiros da seleção brasileira e de praticamente todos os times por onde atuou! Recheada de boas histórias e muita polêmica, a sua vida é sem dúvidas, um prato cheio para biografias!

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida do nosso Baixinho!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos grandes atletas! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o craque, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Um olho na bola, outro no cartola: O crime organizado no futebol brasileiro.
capa do livro um olho na bola outro no cartola o crime organizado no futebol brasileiro
Ano: 2017.
Autor: Romário.
Editora: Planeta.
ISBN: 9788542210972.
Páginas: 256.
Sinopse: “As revelações do ex-jogador Romário sobre o crime organizado no futebol brasileiro Ele foi ídolo do Vasco, Flamengo, Barcelona, de todos os times que jogou. Eleito o melhor jogador do mundo por duas vezes, foi o herói da seleção brasileira que conquistou a Copa do Mundo em 1994, nos Estados Unidos. O ‘baixinho’, grande responsável pelo tetra, virou um gigante na política. Primeiro, como deputado federal. Em seguida, como o senador com o maior número de votos no estado do Rio de Janeiro, o político Romário vem fazendo tanto barulho no Congresso como fazia nos gramados. Foi ele quem brigou pela criação da CPI que investigou as suspeitas de irregularidades na gestão financeira da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Foram dois anos de muitos depoimentos, provas e discussões que levaram ao Fifagate e à prisão de vários cartolas. Neste livro, o agora escritor Romário lembra os grandes momentos de sua carreira, conta como o nascimento de sua filha caçula, Ivy, portadora da síndrome de Down, mudou a sua vida e o levou à política. E revela em detalhes todo o processo da CPI cujo objetivo, segundo ele, era colocar na cadeia quem enriqueceu ilicitamente às custas do esporte de maior apelo popular no planeta.”.

– Romário.
capa do livro romario
Ano: 2009.
Autor: Marcus Vinicius Rezende de Moraes.
Editora: Altadena.
ISBN: 9789788570912.
Páginas: 295.
Sinopse: “Foi difícil, a seleção das personalidades, que prestaram seus depoimentos e cujos nomes se encontram na quarta capa, por terem siso tantas as pessoas que participaram da vida do craque. O formato sob a forma de entrevistas é coerente com a atividade de repórter de Marcus, que contou com a participação ativa de Denise Menezes, que o acompanhou filmando grande parte delas. O resultado é uma biografia fascinante repleta de carinho e admiração. Ao ler o livro Romário comentou: Não faltou ninguém.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close