Livro: “Silva, o batuta”.

capa do livro silva o batuta o craque e o futebol do seu tempo 1
Ano: 2015. Autor: Jairo Moura. Editora: Livros de Futebol. ISBN: 9788590567189. Local: Rio de Janeiro/RJ. Páginas: 610. Sinopse: “Ídolo de muitas torcidas, Walter Machado da Silva – mais conhecido como Silva, o Batuta — jogou nos clubes mais populares do Brasil; Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Botafogo de Ribeirão Preto, São Paulo e Santos, além do Barcelona (Espanha) e do Racing (Buenos Aires). Em muitas dessas passagens, seria artilheiro e campeão. Fez mais de 600 partidas oficiais, superando a marca de 300 gols. Com sua técnica, soube se impor num tempo em que o futebol brasileiro foi pródigo em craques. É sobre o carismático camisa dez da Gávea, dos anos 1960, misto de maestro, artilheiro e virtuose do futebol que trata este livro”.

A indicação de hoje vai para o livro que conta a trajetória de um dos grandes jogadores do futebol brasileiro nos anos 60, tendo disputado a Copa do Mundo de 1966.

Com uma carreira invejável, atuou pelo São Paulo, Batatais-SP, Botafogo-SP, Corinthians, Flamengo, Barcelona (ESP), Santos, Racing (ARG), Vasco, Botafogo,  Júnior Barranquilla (COL), Rio Negro-AM e Tiquire Flores (VEN).

Durante a carreira se tornou um dos grandes ídolos da história do Flamengo, onde participou de 130 partidas, marcou 72 gols e teve uma média de 0,55 gol por partida. Fez muito sucesso também com os Hermanos, atuando pelo Racing da Argentina, tendo atuado em 39 jogos e marcado 28 gols, com uma média de 0,72 gol por partida.

Com uma pesquisa pré-produção de impressionar, os capítulos são divididos de acordo com o ano e o clube que o Batuta estava jogando, trazendo fichas completas dos jogos, detalhes das concentrações, do ambiente da cidade ou país onde o craque estava atuando, passando pelas polêmicas, pelas alegrias, pelo início em São Paulo e pelo pós carreira, como técnico, auxiliar, olheiro e a graduação em ‘advocacia’.

Escrito pelo carioca Marcelo Schwob, autor de mais de 10 livros, dentre eles o já indicado por aqui: “Seleção Brasileira de Histórias do Futebol – 1930-1980.”, a obra tem 610 páginas e foi lançado em 2015, exatos 50 anos da saída do craque do Corinthians e da sua chegada no Flamengo.

Volto a frisar a importância que livros assim tem, ao imortalizar os personagens e histórias da caminhada que o nosso querido esporte bretão teve até os dias de hoje. Além disso, volto a pedir: escrevam sobre futebol e os seus personagens, temos muito a aprender com isso! Estarei aqui, incentivando e divulgando os livros, e na torcida por dias melhores para todos!

Vamos por mais!

Para aquisição da obra, entre em contato via WhatsApp:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre o Flamengo:

Clique aqui!

autografo marcelo schwob livro silva o batuta o craque e o futebol de seu tempo
Aproveito para agradecer o autor, Marcelo Schwob, que, por intermédio do seu editor César Oliveira, da editora Livros de Futebol, gentilmente, me enviou um exemplar autografado do livro, que agora tem lugar de destaque, na minha biblioteca!

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close