Lista de biografias sobre: Telê Santana.

lista de biografias tele santana

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir as principais biografias nacionais e internacionais sobre personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Telê Santana da Silva, nascido em Itabirito-MG, dia vinte e seis de julho de 1931, figura entre os maiores técnicos da história do futebol mundial e surgiu profissionalmente para o futebol no ano de 1951, quando estreou como jogador pelo Fluminense Football Club e em 1969 como técnico, pelo mesmo clube.

Bi campeão do mundo, da Libertadores e do Campeonato brasileiro, a sua trajetória como técnico foi marcada por muitos títulos, mas o seu trabalho mais famoso veio justamente de um torneio que não acabou em vitória: a seleção brasileira da Copa do Mundo da Espanha em 1982, que acabou eliminada pela seleção da Itália, numa partida que ficou conhecida como “batalha do Sarriá”.

Além das já citadas passagens por seleção brasileira e Fluminense, treinou também: o Clube Atlético Mineiro, o Botafogo de Futebol e Regatas, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, a Sociedade Esportiva Palmeiras, o Clube de Regatas do Flamengo e claro, o São Paulo Futebol Clube, onde marcou época e é considerado o maior treinador da história do clube.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida do eterno treinador!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos grandes atletas! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o saudoso Telê Santana, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Ao mestre, com carinho: O São Paulo FC da era Telê – A história das conquistas do São Paulo FC sob o comando do maior de todos os técnicos brasileiros na visão de um são-paulino apaixonado pelo Tricolor Paulista.
capa do livro ao mestre com carinho o sao paulo fc da era tele a historia das conquistas do sao paulo fc sob o comando do maior de todos os tecnicos brasileiros na visao de um sao paulino apaixonado pelo tricolor paulista
Ano: 2016.
Autor: Felipe Morais.
Editora: Inova.
ISBN: 9788592526023.
Páginas: 336.
Sinopse: “A história sobre as conquistas do SPFC sob o comando do maior de todos os técnicos brasileiros, na visão de um São Paulino apaixonado pelo tricolor paulista. Registro histórico e jornalístico da época mais laureada do SPFC. Além de entrar na alma de Telê Santana, o mentor que capitaneou a equipe nesta fase histórica, o livro conta com depoimentos de nomes como: José Paulo de Andrade, Claudio Zaidan, Agostinho Teixeira (todos da Rádio Bandeirantes), Milton Neves (Rádio e TV Bandeirantes), Alberto Helena Jr (TV Gazeta), Wanderlei Nogueira (TV Gazeta e Rádio Jovem Pan AM), André Plihal, Paulo Calçade e Arnaldo Ribeiro (ESPN Brasil) e também os depoimentos dos próprios campeões mundiais de 92 e 93. Este é um livro oficial do São Paulo Futebol Clube.”.

– Fio de esperança: Biografia de Telê Santana.
capa do livro fio de esperanca biografia de tele santana
Ano: 2011.
Autor: André Ribeiro.
Editora: Cia dos Livros.
ISBN: 9788563163370.
Páginas: 512.
Sinopse: “É o próprio autor do livro quem conta: ‘Além da atualização que fiz desde 2.000, com o martírio de seu tratamento, morte e homenagens póstumas, há uma contundente história escrita pela Conceição Lemes, sobre aquele estudo do AVC que, creio eu, você [Juca Kfouri], em seu blog, tenha sido o único a divulgar na época. Além da publicação na íntegra desta reportagem, há uma atualização feita por ela, relatando minuciosamente a queda de braço com os médicos que trataram Telê e o Cremesp. Ela foi processada, impedida de receber um prêmio da “Revista Imprensa”, foi aos tribunais e venceu. Eu não sabia, mas o caso do Telê transformou-se em paradigma para mudanças nos hospitais que tratam vítimas de AVC.'”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close