Lista de biografias sobre: Craque Neto.

lista de biografias sobre craque neto

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir as principais biografias nacionais e internacionais sobre personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

José Ferreira Neto, nascido em Santo Antônio de Posse-SP, dia nove de setembro de 1966, figura entre os maiores atletas da história do Guarani Futebol Clube e do Sport Club Corinthians Paulista, além disso, é um dos poucos jogadores a ter passado pelos 4 grandes clubes de São Paulo: o já citado Corinthians, o Santos Futebol Clube, o São Paulo Futebol Clube e a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Medalhista de prata com a seleção brasileira nas Olimpíadas de Seul em 1988, foi vice campeão na Copa América de 1991, e uma das grandes injustiças do mundo da bola é a sua não convocação para a Copa do Mundo de 1990, quando era o melhor atleta atuando no país e poderia ter ajudado e muito a seleção canarinho naquele mundial. Foi presença constante nas convocações durante todo o ciclo da Copa do Mundo de 1994, e poderia também ter feito parte do grupo que conquistou o tetracampeonato nos EUA.

Grande destaque da conquista do primeiro campeonato brasileiro do Corinthians, em 1990, a carreira do nosso querido Craque Neto sempre foi marcada por muito talento, sendo chamado de novo Maradona no início de carreira, graças a sua canhota também mágica, além das semelhanças físicas: baixinho e em brigas constantes com a balança.

Muito polêmico desde a época de jogador, foi já aposentado que conseguiu ganhar mais notoriedade ainda, trabalhando na televisão, como comentarista de futebol e atualmente como apresentador. Sempre dividindo opiniões com suas frases polêmicas, a verdade é que o Craque Neto é um fenômeno na televisão nacional, sendo líder de audiência no seu horário a muitos anos.

Marcado por muita irreverência, são marcas registradas os seus bordões: “garotinho” e “pé de rato” além das críticas as consideradas por ele, mordomias, que os atletas atuais recebem.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida do Craque!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os grandes atletas do futebol mundial! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o Craque Neto, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Sport Club Corinthians: 1990 – A raça e o talento do Corinthians conquistam o Brasil.
capa do livro sport club corinthians 1990 a raca e o talento do corinthians conquistam o brasil
Ano: 2013.
Autores: José Ferreira Neto, Ricardo Taves, Diego Salgado e Renato Nalesso.
Editora: BB.
ISBN: 9788562716171.
Páginas: 180.
Sinopse: “1990 fala sobre a conquista do título brasileiro daquele ano e tem como destaque o craque Neto, o protagonistas daquele momento especial na história alvinegra. O time da conquista, antes tachado de limitado, se observado com o olhar do futebol atual, sobrava em disciplina tática, em uma forma moderna de atuar. Solidários, todos marcavam. Bom, nem todos. Neto sobrava como um falso centroavante, flutuando por toda a peça ofensiva corintiana, enquanto os outros dez corriam por ele. Grupo que mostrou ao país o “falso 11” extinguindo o ponta-esquerda e fazendo Mauro compor a marcação e segurar o lateral.”.

– Eterno Xodó.
capa do livro eterno xodo
Ano: 2011.
Autores: Renato Nalesso e Fabrício Bosio.
Editora: Primavera Editorial.
ISBN: 9788561977337.
Páginas: 384.
Sinopse: “O comentarista mais comentado da mídia esportiva do Brasil e ídolo dos tempos românticos do futebol, José Ferreira Neto é o protagonista do livro-reportagem Eterno Xodó, dos jornalistas Renato Nalesso e Fabricio Bosio. Na apresentação da obra, os autores trazem um síntese da genialidade do jogador, considerado fora de série pela imprensa no início dos anos 1990; um ídolo de uma geração de craques, verdadeiros maestros da técnica, derrotados pelo pragmatismo da modernidade. Como jogador, Neto ficou conhecido por dois momentos distintos: a glória da conquista do primeiro título brasileiro do Corinthians e a cusparada no árbitro José Aparecido de Oliveira, durante um clássico entre alvinegros e alviverdes no estádio do Morumbi, em 1991. Depois de pendurar as chuteiras, tornou-se um dos comentaristas esportivos mais polêmicos da atualidade – tão imprevisível quanto o jogador que fora. (…) “Os paulistas apaixonados por futebol, sobretudo os jovens na faixa dos 30 anos, acostumaram- -se a ver um virtuoso jogador de futebol que desfilava pelos gramados brasileiros com uma perna esquerda mágica. Nascido na pequena Santo Antônio de Posse, no interior paulista, José Ferreira Neto retratou com autenticidade a arte de um gênio da bola. Se Rivellino deslumbrou o planeta nos anos 1970 com sua patada atômica, Neto imortalizou de uma vez por todas a camisa 10 corinthiana. Para muitos, ele foi o último ídolo dos tempos românticos do futebol brasileiro, ou seja, aquele jogador que falava o que pensava, fazia o que queria e extravasava emoções a todo instante. Os jornalistas esportivos que cobriram o auge da carreira de Neto costumam dizer que era impossível concluir o trabalho diário nos clubes sem entrevistar o imprevisível meia-esquerda. Ele frequentemente proporcionava furos jornalísticos.” Ricamente ilustrado por fotos da história, o livro é pontuado por depoimentos de familiares, amigos, jogadores e desafetos como o árbitro José Aparecido de Oliveira; além de dar voz, é claro, ao homenageado. Com extremo bom humor e um certo tom provocativo, o livro é apresentado pelo jornalista Milton Neves, que relembra o primeiro contato que teve com Neto e ressalta que não enxerga ninguém do meio com tamanha sinceridade e firmeza de opinião. A obra narra a história, sem censura, de um dos maiores jogadores do Brasil.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre o Corinthians:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close