Lista de livros sobre: Futebol Alemão.

lista de livros sobre futebol alemao

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

A relação entre Brasil e Alemanha no futebol é bem antiga! A primeira partida oficial entre os dois países foi disputada em 1963, e desde então a rivalidade só aumentou! Nos últimos anos, disputamos a final da Copa do Mundo de 2002, onde, vencemos por 2×0, nos sagrando pentacampeões mundiais, já em 2014, os alemães nos venceram na semi final por 7×1, e na sequencia se sagraram tetracampeões mundiais.

Além disso, 3 atletas brasileiros, após o processo de naturalização, foram convocados e fizeram história pela seleção alemã: o meia atacante Paulo Rink, e os atacantes Kevin Kuranyi e Cacau, que chegaram a disputar amistosos, Copa das Confederações, Eurocopa e até Copa do Mundo.

Campeã olímpica e tetra campeã mundial, a seleção alemã sempre revelou grandes jogadores, dentre eles:  Jurgen Klinsmann, Bastian Schweinsteiger, Lothar Matthaus, Miroslav Klose, Lukas Podolski, Sepp Meier, Gerd Muller, Philipp Lahm, Oliver Kahn, Paul Breitner, Manuel Neuer, Michael Ballack, Toni Kroos, além, é claro, do Franz Beckenbauer.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre o futebol alemão!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre o futebol alemão! Temos muito a aprender com eles! Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o tema, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Klopp: O técnico heavy metal que transformou Borussia Dortmund e Liverpool FC – e está mudando o panorama do futebol na Europa.
capa do livro klopp o tecnico heavy metal que transformou borussia dortmund e liverpool fc e esta mudando o panorama do futebol na europa
Ano: 2019.
Autor: Raphael Honigstein.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214212.
Páginas: 368.
Sinopse: ” Jürgen Klopp é um treinador com o dom de transformar tanto os jogadores sob seu comando quanto os clubes que o empregam. Foi o que fez no Mainz 05 e, sobretudo, no Borussia Dortmund – um time que há tempos frequentava apenas o meio da tabela e, depois de se entregar à Kloppmania, tornou-se bicampeão nacional e uma das equipes mais aclamadas de toda a Europa por seu estilo de jogo. Klopp é autêntico, simpático e divertido, atributos que encantam quem está à sua volta. Incrivelmente obstinado e devotado ao trabalho, o seu temperamento efervescente parece deixá-lo o tempo todo na iminência de uma explosão. Por todos esses fatores, a sua chegada ao Liverpool FC gerou muita expectativa e, mesmo quando os resultados trouxeram frustração, o seu entusiasmo à beira do gramado e o futebol elétrico de seu time conquistaram a torcida, que pôde testemunhar o triunfante retorno do clube a uma final de Champions League. A fim de compor o melhor retrato deste impressionante personagem, o livro recupera a sua história desde os seus primeiros anos de vida, leva o leitor ao início de sua carreira como “jogador de quinta divisão com cérebro de primeira” e relata a sua ascensão acidental ao posto de treinador, com as suas passagens de grande sucesso por Mainz 05 e Borussia Dortmund pavimentando o seu caminho até Anfield, a casa do Liverpool. Com acesso exclusivo a amigos, familiares, colegas, jogadores e ao próprio Klopp, Raphael Honigstein viajou até as cidades pelas quais o treinador já passou para contar a história definitiva de sua carreira, revelando o seu talento para transformar clubes e mobilizar torcedores. Maior especialista em futebol alemão no Reino Unido, Honigstein é também autor do livro “Das Reboot”, correspondente do The Guardian e colunista da ESPN.”.

– Alemanha: Futebol e Nacionalismo.
capa do livro alemanha futebol e nacionalismo 1
Ano: 2019.
Autor: Lucas Pereira Antunes.
Editora: Paco Editorial.
ISBN: 9788546217106.
Páginas: 188.
Sinopse: “A vitória da Alemanha, na Copa do Mundo Fifa de 2014, despertou um interesse especial por esse país que teve possivelmente a história nacional mais conturbada entre todos. Desde o fim da Idade Média que sua população se preocupava com a formação nacional, em meio as divergências religiosas, políticas e culturais existentes. Nesse caldeirão germânico, o nacionalismo se desenvolveu como unidade autoritária e destruidora. Dele resultou o país que por sua cultura de organização e disciplina obteve resultados nos campos políticos, econômicos, sociais e esportivos, alcançando posições impressionantes. Esta obra é resultado da pesquisa da relação desse patriotismo exaltado com o futebol e como esse esporte ajudou na reconstrução e na manutenção da identidade alemã após 1945, quando a Alemanha se viu destruída pelo próprio ímpeto agressivo da Segunda Guerra Mundial. A inesperada vitória na Copa do Mundo de 1954, menos de uma década depois, assim como a vitória em 1974, quando havia claramente uma divisão entre Ocidente e Oriente, serviram como motores tanto para impulsionar o sentimento nacional quanto para criticar. Em 1990, ganhar uma Copa no ano da reunificação tinha o doce significado da unidade, enquanto sediar a Copa em 2006 significava abrir ao mundo a nova Alemanha global. Essa também é uma história de superação, assim como as histórias no esporte costumam ser.”.

– Gol da Alemanha: Uma viagem no tempo para entender as transformações do futebol alemão até a conquista da Copa de 2014.
capa do livro gol da alemanha uma viagem no tempo para entender as transformacoes do futebol alemao ate a conquista da copa 2014
Ano: 2016.
Autores: Axel Torres e André Schön.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214076.
Páginas: 208.
Sinopse: “Na história do futebol brasileiro, não há derrota mais ruidosa que o 7 a 1. O malfadado “7 a 1″… uma expressão tão replicada país afora que já dispensa os complementos usuais: quem eram os rivais em campo, onde foi a partida, o que estava em disputa. Nada disso faz falta, ninguém tem dúvidas sobre o tema da conversa. Mas a mesma história pode sempre ser contada de várias formas – ou desde diferentes pontos de vista. No Mineirão, no dia 08 de julho de 2014, no jogo que valia passagem para a final da Copa do Mundo, quem estava do outro lado era a Alemanha. E para os alemães, aquele mesmo placar – ainda que inimaginável – também constituía um marco. Eles estavam escrevendo, ali, os últimos capítulos de sua trajetória de redenção: tinham visitado um inferno particular de campanhas pífias e derrotas vexaminosas e retornavam ao topo do futebol de peito estufado. Os aspectos mais interessantes dessa “ação de resgate” do futebol alemão, que se concluiria dias depois no Maracanã, formam a essência de Gol da Alemanha. Os coautores do livro, o espanhol Axel Torres e o alemão André Schön, partem de um extenso processo investigativo para responder as perguntas que todo o mundo do futebol vinha se fazendo: o que de fato aconteceu para que a seleção alemã e o Bayern de Munique, dois grandes símbolos do pragmatismo, acabassem se transformando em grandes referências.”.

– Guardiola confidencial: Um ano dentro do Bayern de Munique acompanhando de perto o técnico que mudou o futebol para sempre.
capa do livro guardiola confidencial um ano dentro do bayern de muique acompanhando de perto o tecnico que mudou o futebol para sempre
Ano: 2015.
Autor: Martí Perarnau.
Editora: Grande Área.
ISBN: 9788569214007.
Páginas: 416.
Sinopse: “Josep Guadiola I Sala, ou simplesmente Pep Guardiola, o nome que o futebol consagrou, é o personagem central do livro. Artífice ideológico, como treinador, de um tipo de jogo plástico, vencedor e revolucionário, Pep deixou o Barcelona, onde conquistara todos os títulos possíveis, para se lançar em um novo projeto profissional no Bayern de Munique, outro gigante do futebol europeu. E para escrever sobre ele, o jornalista Martí Perarnau acompanhou durante um ano o dia a dia do novo comandante do Bayern. Perarnau obteve do próprio Guardiola permissão para compartilhar o vestiário com os atletas, seguir de perto todos os passos do técnico e detalhar uma temporada inteira do catalão no comando do clube. Estava lançado o desafio a Martí: decifrar a personalidade de Pep Guardiola, o técnico que deu ao Barcelona os melhores anos de sua história. O autor soube aproveitar o acesso livre – sem precedentes! – aos bastidores de um dos maiores clubes de futebol do mundo. Observou de perto um personagem apaixonado pelo futebol, meticuloso e obsessivo em sua busca pela perfeição. Pôde conhecer melhor também as ideias e conceitos de jogo fundamentais para o técnico, desfazendo ao longo da obra uma série de clichês que rodeiam a figura de Guardiola. Em artigo escrito para o jornal The Guardian, Perarnau descreve a personalidade de um técnico ao mesmo tempo racional e extremamente emocional.”.

– 40 dias com a campeã do mundo: Histórias e bastidores da Alemanha no Brasil.
capa do livro 40 dias com a campea do mundo historias e bastidores da alemanha no brasil
Ano: 2014.
Autor: Gustavo Hofman.
Editora: Via Escrita.
ISBN: 9788567831046.
Páginas: 138.
Sinopse: “Quando os alemães optaram por estabelecer o Centro de Treinamento para a sua seleção na Vila de Santo André, no município de Santa Cruz Cabrália na Bahia, não faltaram polêmicas. A repercussão, tanto na mídia alemã como na brasileira, foi enorme e muito se falou sobre a conveniência ou não de praticamente isolar os jogadores de todo burburinho, para dizer o mínimo, da Copa do Mundo no Brasil, ao contrário de outras seleções como a Holanda e os Estados Unidos, só para citar dois exemplos. Mas, na contramão do que imaginavam os críticos contumazes, a partir do “Marco 0” do Brasil – Santa Cruz Cabrália na Bahia – praticamente tudo deu certo para a seleção alemã em terras brasileiras. E esta jornada foi descrita de forma exemplar pelo jornalista Gustavo Hofman no seu “Diário de Bordo” que à noite, após um exaustivo dia de trabalho enviando boletins para a emissora, fazendo entrevistas com Deus e o mundo, acompanhando coletivas de imprensa, trocando ideias com colegas jornalistas, viajando de cima para baixo com a seleção alemã, comentando os jogos nos estádios, fazendo matérias extra-futebol, além de enfrentar dia sim e outro também, problemas de ordem organizacional que só um setorista conhece, ainda foi encontrar tempo e energia para colocar no papel as suas experiências vivenciadas. E ficará para sempre também em nossa memória graças ao seu livro “40 dias com a campeã do mundo – histórias e bastidores da Alemanha no Brasil” onde o autor soube transmitir com maestria a sua vivência daqueles dias de experiências extraordinárias.”.

– Alemanha 100 dicas de Amaury Jr: O programa Amaury Jr da RedeTV! selecionou o melhor do país da Copa.
capa do livro alemanha 100 dicas de amauryjr o programa amaury jr da redetv selecionou o melhor do pais da copa
Ano: 2006.
Autor: Amaury Jr.
Editora: Gente.
ISBN: 9788573125009.
Páginas: 113.
Sinopse: “As viagens de Amaury Jr. já são famosas na televisão brasileira pela quantidade de descobertas que faz, esteja onde estiver. Não foi diferente na Alemanha, onde o colunista esteve, durante uma temporada, rodando mais de 4 mil quilômetros pelo país-sede da Copa do Mundo. Há um pouco de tudo: comportamento (como paquerar uma alemã), os museus diferenciados (a Alemanha tem 2.000 museus), os lugares da noite, os shows que estarão em cartaz durante a Copa e uma radiografia da Alemanha reunificada, hoje o país mais rico da Europa, pronto para abrigar um grande fluxo de turismo.”.

– Futebol & guerra: Resistência, triunfo e tragédia do Dínamo na Kiev ocupada pelos nazistas.
capa do livro futebol e guerra resistencia triunfo e tragedia do dinamo na kiev ocupada pelos nazistas
Ano: 2004.
Autor: Andy Dougan.
Editora: Zahar.
ISBN: 9788571108035.
Páginas: 204.
Sinopse: “Futebol & Guerra desvenda a verdade por trás do histórico embate entre a Luftwaffe, a força aérea alemã, e o F.C. Start, time formado pelo que restou do glorioso Dínamo de Kiev. Fascinante e comovente, mostra como a equipe do Dínamo – considerado o melhor time de futebol da Europa pré-guerra – foi reformulada como F.C. Start, vencendo de forma brilhante todas as partidas que jogou e levantando o ânimo do povo na Kiev ocupada pelos nazistas. Em 1942, nessa partida de futebol contra a Luftwaffe, a equipe defendeu a honra da cidade e ousou enfrentar, em todos os sentidos da palavra, os alemães. O jogo tornou-se uma alegoria da resistência, e suas consequências foram brutais. Ao separar os fatos da ficção e reconstituir no centro da Segunda Guerra Mundial um momento de extraordinária bravura, Andy Dougan comprova que o futebol também pode ser uma questão de vida ou morte – e muito mais que isso. “Quando você acha que já leu todos os bons livros sobre a (Segunda) Guerra, mais um é publicado. Futebol & Guerra é um desses livros. … Excelente.” Philip Kerr, Sunday Times “Você não precisa se interessar por futebol para passar a noite inteira lendo esse livro de Andy Dougan.” Spectator Magazine “Andy Dougan relata as calamidades em Kiev com total e aterradora vivacidade. … Um livro comovente e inesquecível.” Tribune”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

5 comentários em “Lista de livros sobre: Futebol Alemão.

  1. gostei das dicas dos livros.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico muito feliz que você curtiu! Abração

      Curtir

      1. amo futebol, torço para o EC Bahêa e gosto de apoiar blogs que falam sobre o melhor esporte da terra,

        Curtir

      2. Demais irmão! Obrigado pela força! Já conferiu a lista de livros sobre o Esquadrão?

        Curtir

      3. Me passa pra eu dar uma olhada?!
        Você tem lista de crônicas e contos sobre futebol também?
        Vou sempre dar uma olhada no seu blog e vou compartilhar os textos que tiver nele.

        Curtir

Deixe um comentário