Lista de biografias sobre: Zico.

lista de biografias sobre zico

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir as principais biografias nacionais e internacionais sobre personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Arthur Antunes Coimbra, nascido no Rio de Janeiro-RJ, dia três de março de 1953, figura entre os maiores atletas da história do futebol mundial e surgiu profissionalmente para o futebol no ano de 1971, quando estreou pelo Clube de Regatas do Flamengo.

Campeão da Libertadores e do mundial em 1981 pelo Rubro Negro carioca, o craque é um dos maiores artilheiros da história da seleção brasileira, tendo disputado três Copas do mundo: 1978, 1982 e 1986.

Camisa 10 histórico em todos os clubes pelos quais atuou: Clube de Regatas do Flamengo, Udinese Calcio, Kashima Antlers e seleção brasileira, o galinho sempre foi sinônimo de muito profissionalismo e boas resenhas, sendo a sua vida um prato cheio para biografias!

Vindo de uma família de atletas, é o irmão caçula de Eduardo (Edu) Nunes Coimbra e Fernando (Nando) Nunes Coimbra, que fizeram história por América Football Club-RJ e Ceará Sporting Club-CE, respectivamente.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida do nosso “Galinho de Quintino”!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos grandes atletas! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o craque, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– A história de Ziquinho.
capa do livro a historia de ziquinho
Ano: 2018.
Autores: Eduardo Reis Silva e Murilo Pruner.
Editora: Eureka Infantil.
ISBN: 9788554110086.
Páginas: 32.
Sinopse: “Livro ilustrado que narra a trajetória de Zico, desde sua infância em Quintino, passando por sua chegada à Gávea e alcançando o estrelato, transformando-se em uma das maiores lendas do futebol mundial.”.

– Ziquinho: O campeão – Livro de colorir.
capa do livro ziquinho o campeao livro de colorir
Ano: 2018.
Autores: Eduardo Reis Silva e Murilo Pruner.
Editora: Eureka Infantil.
ISBN: 9788554110093.
Páginas: 32.
Sinopse: “Livro com desenhos para colorir e texto resumido contando a história de Zico.”.

– Ziquinho: Bom de bola – Livro de atividades – Cartela com 250 adesivos.
capa do livro ziquinho bom de bola livro de atividades cartela com 250 adesivos
Ano: 2018.
Autores: Eduardo Reis Silva e Murilo Pruner.
Editora: Eureka Infantil.
ISBN: 9788554110109.
Páginas: 16.
Sinopse: “Livro de atividades com cartela de adesivos relacionados ao Zico e ao Flamengo.”.

– Zico: O Rei do Maraca.
capa do livro zico o rei do maraca
Ano: 2017.
Autor: Paulo Sérgio de Souza.
Editora: Singularidade.
ISBN: 9788593734007.
Páginas: 118.
Sinopse: “Zico é o maior goleador da história do Maracanã. Em 2016, completaram-se 45 anos da primeira vez que ele marcou um gol no velho estádio. O livro “ZICO O REI DO MARACA” traz o registro de todos os jogos em que Zico marcou gols, com ficha técnica completa dessas partidas, além de mais de 160 gráficos que reproduzem esses gols. Durante a pesquisa encontrou-se um gol que havia escapado das anotações do próprio Zico. Foram 334 os gols marcados pelo craque no Maracanã. A linha do tempo é acompanhada de pequenos trechos publicados na imprensa, que dão a dimensão e importância desses momentos. Prefácio é de Mauro Cezar Pereira e depoimentos de Mauro Beting, Martha Esteves, Renato Zanata Arnos e Lúcio de Castro. Publicação histórica para quem acompanhou a trajetória do grande craque e para aqueles que querem conhecer mais sobre o maior ídolo do Flamengo.”.

– Uma vez Zico… sempre : Vida e obra do Galinho sem truques nem firulas.
capa do livro uma vez zico sempre vida e obra do galinho sem truques nem firulas
Ano: 2017.
Autor: Luís Miguel Pereira.
Editora: Prime Books.
ISBN: 9788567821153.
Páginas: 230.
Sinopse: “Um livro único pelo conteúdo e pela apresentação, num formato diferenciado, que reúne o essencial e mostra tuda a vida e obra do Galinho de Quintino sem truques nem firulas. Não tem (propositadamente) ordem nem método, nem princípio nem fim. E mostra toda a história do ZICO através de informação estatística, fatos relevantes, curiosidades inéditas, frases célebres, times históricos onde jogou, técnicos marcantes, superstições, os rivais ou até letras de canções.”.

– Simplesmente Zico.
capa do livro simplismente zico
Ano: 2014.
Autora: Priscila Ulbrich.
Editora: Contexto.
ISBN: 9788572448413.
Páginas: 208.
Sinopse: “Quem é Zico? Como o garoto franzino, nascido Arthur Coimbra, transformou-se em um dos maiores jogadores de todos os tempos e o maior ídolo da história do Flamengo? Neste livro – por meio de depoimentos de colegas como Adílio, Júnior e Roberto Dinamite, de técnicos como Joel Santana e Valdir Espinosa e até de “fãs” mais recentes como Neymar e Alex –, o leitor vai conhecendo a carreira, a vida e os bastidores que contribuíram para formar esse jogador tão especial. Zico ganhou tudo com o rubro-negro. E se não ganhou uma Copa do Mundo, é como disse Edu César: “azar da Copa”.”.

– a.Z. – d. Z.: O Flamengo e o Mundo antes e depois de Zico.
capa do livro az dz o flamengo e o mundo antes e depois de zico
Ano: 2014.
Autores: Aldizio Tabosa e Marcelo Rosenthal.
Editora: Maquinária.
ISBN: 9788562063619.
Páginas: 176.
Sinopse: “Muitos livros já foram escritos sobre o craque Zico. E quando já se imaginava que nada de original pudesse ser produzido sobre o tema, surge ‘a.Z.-d.Z. – O Flamengo e o mundo antes e depois de Zico’. Uma obra que se diferencia de todas as outras sobre o ídolo rubro-negro. Os autores situam Zico como um autêntico marco para contar a história do Flamengo e do próprio mundo. A partir daí o leitor vai se deliciar com episódios não só da carreira do jogador, mas também aqueles ocorridos na política, na economia, na cultura e no comportamento de uma maneira geral.”.

– Zico: Uma lição de vida.
capa do livro zico uma licao de vida
Ano: 2006.
Autor: Marcus Vinícius Bucar Nunes.
Editora: Thesaurus.
ISBN: 9788570625557.
Páginas: 296.
Sinopse: “Os grandes ídolos sempre chamam a nossa atenção, de maneira positiva ou negativa. É muito raro encontramos opiniões neutras sobre aquelas pessoas que se sobressaíram e se notabilizaram. Elas passam a ser notícias frequentes de jornais, rádio e televi são e o povo sala, comenta, analisa, porque lê o que se escreve e ouve o que se fala. Cada um forma, então, a sua imagem e tem assim, a sua opinião. Zico é um desses ídolos. No futebol sua profissão ele obtém os aplausos do mundo inteiro. Certamente ninguém, da sua época, chamou tanto a atenção e despertou tanto interesse. Li o original deste livro em primeira mão. Eu conhecia o Zico como todos conhecem. Com o livro fiquei conhecendo o Zico menino, o Zico adolescente, o Zico homem. A sua carreira nasceu do sonho, o sonho de um menino que queria ser um grande jogador, em um futebol que ainda tinha Garrincha, Gérson, Nilton Santos, Pelé, Tostão e tantos outros jogadores, reconhecidos como os melhores do mundo. Era. portanto, um sonho. Um sonho bonito, com o Maracanã lotado, gritando o seu nome. Um sonho muito difícil de realizar, sem dúvida. Este sonho se realizou. Zico venceu. Não só no Maracanã, mas todos os estádios do mundo gritam o seu nome. Como Zico conseguiu isso é o que este livro conta.”.

– Zico: 50 anos de futebol.
capa do livro zico 50 anos de futebol
Ano: 2003.
Autores: Roberto Assaf e Roger Garcia.
Editora: Record.
ISBN: 9788501067029.
Páginas: 237.
Sinopse: “Esta é a tão esperada biografia de Arthur Antunes Coimbra o craque Zico. Conta um pouco da vida deste homem que é um exemplo de perseverança coragem obstinação cuidando para que nenhum momento da vida de Zico especialmente no futebol fossem esquecidos. Evitando exageros e ufanismos pretende ser acessível à compreensão de todos que tenham a curiosidade de conhecer a vida e a obra de um dos maiores craques da história do futebol.”.

– Zico – Perfis do Rio.
capa do livro zico
Ano: 2000.
Autora: Lúcia Rito.
Editora: Relume Dumará.
ISBN: 9788573162301.
Páginas: 114.
Sinopse: “A vida de um atleta segue uma escalada, mas o Zico, mal se transformou em ídolo virou mito, um ser acima do bem e do mal, dentro e fora de campo. Ele tinha um comportamento esférico perfeito, transcendeu a dimensão humana, porque tinha virtudes de cidadania que o identificaram com o povo brasileiro.”.

– Zico conta a sua história.
capa do livro zico conta a sua historia
Ano: 1996.
Autor: Zico.
Editora: FTD.
ISBN: 9788532219138.
Páginas: 128.
Sinopse: “Zico conta sua história, desde a infância em Quintino ao empresário de hoje. Nessa trajetória, fala sobre a luta contra o físico franzino, a política dos cartolas e a fragilidade do joelho.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a lista de livros sobre o Flamengo:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close