Lista com todos os livros escritos pelo: Paulo Vinícius Coelho (PVC)

lista com todos os livros escritos pelo paulo vinicius coelho pvc

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir todos os livros escritos por grandes personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores, e claro, valorizar aqueles que escrevem sobre o nosso esporte bretão!

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre futebol no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Paulo Vinícius de Mello Coelho, nascido em São Paulo-SP, dia trinta de agosto de 1969, figura entre os maiores jornalistas esportivos da história do Brasil, tendo ganhado notoriedade pela sua capacidade de trabalhar com números, estatísticas e muita memória, capaz de lembrar de jogos e escalações dos mais diversos escretes do esporte bretão.

Com passagem de sucesso em praticamente todas as áreas do jornalismo esportivo: revistas, livros, jornais, rádio, redes sociais, sites e televisão, PVC passou pelos grandes grupos da mídia nacional, com destaque para: Placar, Lance!, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, UOL, Estadão, CBN/Globo, ESPN, Fox Sports e SporTV.

Enfim, é chegada a grande hora! Todos os livros impressos (por ordem do ano de lançamento), escritos pelo nosso querido PVC, são:

– Escola brasileira de futebol.
capa do livro escola brasileira de futebol 1.jpg
Ano: 2018.
Autor: Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editora: Objetiva.
ISBN: 9788547000578.
Páginas: 294.
Sinopse: “O jornalista esportivo mais original de todos os tempos em um livro que destrincha, de forma inédita, o estilo brasileiro de jogar bola. Por que o Brasil forma tantos jogadores? O futebol brasileiro é conhecido e admirado no mundo inteiro, mas, por algum motivo, a escola brasileira de futebol nunca foi registrada em nenhum livro. Paulo Vinícius Coelho, o PVC, analisa os diversos esquemas táticos utilizados por times consagrados e pela vitoriosa seleção brasileira, buscando entender como o futebol brasileiro evoluiu ao longo de décadas. A escola brasileira de futebol é uma mescla de estilos, alimentada por técnicos que fizeram história e que formaram jogadores históricos. O Brasil é, sem dúvida, o país do futebol, e por isso a sua escola precisa ser difundida, tanto pela bola nos pés quanto pelo conhecimento sobre sua teoria.”.

– Derby 100 anos: Palmeiras x Corinthians.
capa do livro derby 100 anos palmeiras x corinthians
Ano: 2017.
Autores: Celso Unzelte e Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editora: inBook.
ISBN: 9788564654204.
Páginas: 146.
Sinopse: “Com autoria de Celso Unzelte e Paulo Vinicius Coelho, o livro comemora os 100 anos de Palmeiras x Corinthians / Corinthians x Palmeiras. O livro contém duas capas, uma do Palmeiras e outra do Corinthians, e nenhuma contracapa. Cada metade do livro conta a história dos 50 jogos mais importantes entre Palmeiras e Corinthians, na perspectiva de cada time.”.

– Tática mente: A história das copas explicada pelas cabeças e pranchetas dos treinadores.
capa do livro tatica mente a historia das copas expllicada pelas cabecas e pranchetas dos treinadores
Ano: 2014.
Autor: Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editoras: Saraiva e Panda Books.
ISBN: 9788578883447.
Páginas: 168.
Sinopse: “A tática mente. Não explica totalmente a vitória de um time em um jogo, mas é responsável por uma parcela da vitória. Há quem diga que quem superestima a parte tática subestima o acaso. Será mesmo? Neste livro, Paulo Vinicius Coelho, o PVC, selecionou da sua prancheta as histórias das trinta melhores táticas que marcaram as Copas do Mundo. Ele discute os sistemas mais conhecidos, as escalações mais inovadores e as estratégias que foram superadas pelo acaso. Parceria entre a Panda Books e a Saraiva, o livro conta com apresentação do técnico da seleção brasileira, Luis Felipe Scolari. Descubra como ter uma visão tática sobre o jogo de futebol com quem mais entende do assunto.”.

– O planeta Neymar: (Um perfil).
capa do livro o planeta neymar um perfil
Ano: 2014.
Autor: Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editora: Paralela.
ISBN: 9788565530637.
Páginas: 248.
Sinopse: “O maior craque da atualidade pelo nosso mais original jornalista esportivo. Paulo Vinícius Coelho, o jornalista que mudou a maneira como o brasileiro vê futebol, foi o primeiro a escrever sobre o craque Neymar, quando ele ainda tinha treze anos. Para PVC, como é conhecido o comentarista da ESPN e colunista da Folha de S. Paulo, Neymar, o melhor jogador da Copa das Confederações de 2013 e a grande esperança brasileira para a próxima Copa, não só representa a retomada da boa tradição do futebol arte, como significa também uma grande mudança na maneira como os craques nacionais gerenciam a própria carreira. Neste livro, Paulo Vinícius Coelho analisa a carreira do atacante do Barcelona desde o tempo em que, garoto, jogava futsal em São Vicente, no litoral paulista, passando pela vitoriosa carreira em um dos melhores times do Santos e culminando com a espetacular atuação pela seleção brasileira na Copa das Confederações. Ao contrário do argentino Lionel Messi, Neymar preferiu se formar e jogar por cinco temporadas no Brasil, antes de ir para a Espanha. Sua carreira, muito bem planejada pelo pai, é um sucesso nos gramados e fora dele.”.

– Os 100 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos.
capa do livro os 100 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos
Ano: 2012.
Autor: André Kfouri e Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editoras: Pocket Ouro e ESPN.
ISBN: 9788579550737.
Páginas: 240.
Sinopse: “Este livro apresenta o perfil, as curiosidades e as vitórias de craques como Belini, Jairzinho, Zico, as jogadas e as confusões de Edmundo, Rivelino, os pênaltis da carreira de Taffarel e outros. Contém as fichas técnicas de cada jogador, com informações sobre a carreira nos clubes e na Seleção Brasileira.”.

– Os 55 maiores jogos das Copas do Mundo.
capa do livro os 55 maiores jogos das copas do mundo
Ano: 2010.
Autor: Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editora: Panda Books.
ISBN: 9788578880453.
Páginas: 248.
Sinopse: “Para esta edição atualizada, com novo projeto gráfico e fotos inéditas, PVC incluiu os cinco maiores jogos da Copa de 2006: Itália 2 X 0 Alemanha, Itália 1 X 1 França, Argentina 6 X 0 Sérvia, Portugal 1 X 0 Holanda, França 1 X 0 Brasil. PVC utilizou os vastos conhecimentos táticos para contextualizar uma época e recontar cada partida com novos fatos. Nas partidas mais importantes, o autor ilustrou a jogada, mostrando detalhes do lance. De 1930 a 2006, confira os 55 maiores jogos que marcaram as Copas do Mundo.”.

– Bola fora: A história do êxodo do futebol brasileiro.
capa do livro bola fora a historia do exodo do futebol brasileiro
Ano: 2009.
Autor: Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editora: Panda Books.
ISBN: 9788578880194.
Páginas: 196.
Sinopse: “O autor reúne neste livro a história dos jogadores brasileiros que foram trabalhar em times no exterior. Embora hoje se fale muito da venda de jogadores para os times europeus, esse tipo de transação começou há muito tempo. O primeiro caso foi em 1914, quando Arnaldo Porta deixou Araraquara para jogar pelo Verona, na Itália. Com a bagagem de quem conhece como ninguém o mundo futebolístico, PVC revela fatos inéditos dessas transações milionárias, como a ida de Falcão para a Roma no anos 80, a de Pelé para os EUA em 1977, até chegar nos dias de hoje com a venda de Kaká e Neymar. O livro traz ainda tabelas com as negociações mais milionárias e a lista dos jogadores de todos os tempos que atuaram ou atuam no mercado europeu.”.

– Os 50 maiores jogos das Copas do Mundo.
capa do livro os 50 maiores jogos das copas do mundo
Ano: 2006.
Autor: Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editora: Panda Books.
ISBN: 9788576950301.
Páginas: 140.
Sinopse: “Contar jogos históricos de Copas do Mundo sem repetir o que já foi dito é uma missão quase impossível. Será? Com certeza não para o jornalista Paulo Vinicius Coelho, o PVC, considerado um dos maiores estudiosos do futebol mundial da atualidade. PVC escolheu cinquenta entre os 644 jogos já disputados em Copas do Mundo desde 1930 para compor este livro. PVC utilizou os vastos conhecimentos táticos para recontar cada partida com novos fatos. Entrevistou, ainda, jornalistas da Itália, da Argentina, da França e da Holanda, e pesquisou em fontes até então inéditas. Os 50 maiores jogos das Copas do Mundo é um marco na literatura esportiva brasileira.”.

– Futebol passo a passo: Técnica, tática e estratégia.
capa do livro futebol passo a passo tecnica tatica e estrategia
Ano: 2006.
Autores: Bebeto, Valdano e Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editora: Lance!.
ISBN: 9788585926076.
Páginas: 167.
Sinopse: “”Futebol Passo a Passo: Técnica, Tática e Estratégia” ilustra e explica com modelos reais e com todos os detalhes os fundamentos da técnica individual, desde um simples controle com o pé até ações tão sofisticadas como um arremate de chilena. Na segunda parte explicamos, com muitos gráficos e ilustrações, os esquemas táticos e os movimentos estratégicos que tornaram o futebol uma verdadeira ciência. Com várias referências a jogadores, técnicos e equipes que fizeram e fazem a história, esta obra se torna um manual indispensável para todos os amantes do esporte mais popular do mundo.”.

– Jornalismo esportivo.
capa do livro jornalismo esportivo
Ano: 2003.
Autor: Paulo Vinícius Coelho (PVC).
Editora: Contexto.
ISBN: 9788572442138.
Páginas: 120
Sinopse: “Quem decide ser jornalista esportivo? Considerada por muitos uma editoria pouco importante, o que atrai excelentes profissionais para esta área? Como fazer para desvencilhar-se da pecha de “palpiteiro” que muitas vezes vem colada ao exercício da profissão? Este livro apresenta as respostas pregando a necessidade de uma atuação mais profissional, baseada nos princípios consagrados do bom jornalismo – esforço, independência, imparcialidade e criatividade.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autor dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close