Lista com todos os livros escritos pelo: José (Zé) Trajano.

lista com todos os livros escritos pelo jose ze trajano

Fala, galera!

Esse é o primeiro, dentre vários textos, onde irei reunir todos os livros escritos por grandes personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores, e claro, valorizar aqueles que escrevem sobre o nosso esporte bretão!

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre futebol no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

José Trajano Reis Quinhões, nascido no Rio de Janeiro-RJ, dia vinte e um de outubro de 1946, figura entre os maiores jornalistas esportivos da história do Brasil, tendo ganhado notoriedade e reconhecimento principalmente pelo trabalho desenvolvido no canal ESPN, numa parceria histórica de 21 anos, que teve fim em 2016.

Carioca nascido e criado no bairro da Tijuca, como não poderia deixar de ser, é torcedor do centenário América Football Club, que tem a sua histórica sede social no bairro. Sempre presente nos jogos, é figurinha carimbada na torcida do alvirrubro no estádio Giulite Coutinho.

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos (por ordem do ano de lançamento), escritos pelo nosso querido Zé, são:

– Os beneditinos.
capa do livro os beneditinos
Ano: 2018.
Autor: José Trajano.
Editora: Alfaguara.
ISBN: 9788556520579.
Páginas: 152.
Sinopse: “O narrador desta deliciosa trama não está em seus melhores dias. Perdeu o emprego de jornalista, vive só, no bairro da Mooca, e tem de cuidar da saúde, que não anda boa. A vida lhe reserva poucos momentos de felicidade: assistir às partidas do Juventus, o Moleque Travesso, que o faz se lembrar do América, seu time do coração. Tomar ocasionalmente uma cerveja com petiscos. E se dedicar às suas partidas de futebol de botão contra veteranos do bairro. Suas perspectivas mudam, no entanto, ao folhear uma revista na sala de espera de seu dentista e encontrar a manchete: “Será em Londres o 1º Mundial de walking futebol”. Futebol andando? Com a ajuda de seu filho, ele descobre mais sobre essa categoria, reservada aos que já passaram da flor da idade, em que não se pode, em momento nenhum da partida, tirar os dois pés do chão. É a chance que procurava para reunir seu antigo time do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, e colocar os esportistas aposentados para treinar. Desta vez, os beneditinos irão à desforra das derrotas sofridas para o Santo Inácio, tantas décadas atrás.”.

– Tijucamérica: Uma chanchada fantasmagórica.
capa do livro tijucamerica uma chanchada fantasmagorica
Ano: 2015.
Autor: José Trajano.
Editora: Paralela.
ISBN: 978-8584390021.
Páginas: 232.
Sinopse: “Todo fã de futebol tem um time dos sonhos, uma escalação ideal para a equipe perfeita. Mas e quando os grandes craques ficaram no passado e os torcedores já não conhecem mais o sabor da vitória? É o caso do mitológico América, time-símbolo do bairro da Tijuca, que há décadas não levanta uma taça – nem mesmo um copinho que seja. Neste divertido e inusitado livro, José Trajano vai contar com uma ajuda sobrenatural para trazer de volta a alegria para o gramado do Campos Sales. Munido de um verdadeiro exército de videntes, mágicos, gurus e pais de santo, Trajano faz renascer a maior seleção do América de todos os tempos. O resultado é uma chanchada fantasmagórica que traz de volta para os dias de hoje uma época que tanto marcou – e segue marcando – a Cidade Maravilhosa.”.

– Procurando Mônica: O maior caso de amor de Rio das Flores.
capa do livro procurando monica o maior caso de amor de rio das flores
Ano: 2014.
Autor: José Trajano.
Editora: Paralela.
ISBN: 9788565530538.
Páginas: 112.
Sinopse: “Quando José Trajano conheceu Mônica, ele ainda era chamado de Zezinho, e mal tinha largado as calças curtas para descobrir as festas e bares de Rio das Flores, cidade no interior do Rio de Janeiro onde costumava passar o verão. O garoto nem desconfiava que aquele encontro daria início a uma obsessão de mais de quarenta anos, a um amor não correspondido que ele nunca iria esquecer. Procurando Mônica é a história dessa paixão impossível, um relato repleto de esperanças, sonhos e frustrações. Puxando pela memória, Trajano recria sua implacável busca por Mônica, contando com humor e uma dose de “tragédia grega” os inúmeros foras que recebeu de sua musa. Mas os tempos mudaram. Trajano, que conquistou uma carreira brilhante no jornalismo esportivo, não é mais o garoto inseguro que Mônica tanto desprezou. Com uma nova dose de coragem, ele partirá novamente atrás dela para, quem sabe, escrever o último capítulo desse livro.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autor dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Atualmente o José (Zé) Trajano tem desenvolvido um trabalho de forma independente chamado Ultrajano e você pode conhecer melhor e apoiá-lo através do link abaixo:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close