Lista de biografias sobre: Raí.

lista de biografias sobre rai 1

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir as principais biografias nacionais e internacionais sobre personagens envolvidos no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Raí Souza Vieira de Oliveira, nascido em Ribeirão Preto-SP, dia quinze de maio de 1965, figura entre os maiores atletas de praticamente todos os times pelos quais atuou: Botafogo Futebol Clube-SP, Associação Atlética Ponte Preta-SP, São Paulo Futebol Clube, Paris Saint-Germain (PSG) – FRA e seleção brasileira.

Bicampeão do mundo, uma vez pela seleção brasileira e uma pelo São Paulo Futebol Clube, equipe pela qual também foi bi campeão da Libertadores, o craque era literalmente a 10 e a faixa em todas as equipes por onde passou, além disso, sempre foi um atleta a frente do seu tempo, dentro, e principalmente, fora de campo, onde marcou o seu gol mais bonito, junto com o também ex jogador Leonardo: a Fundação Gol de Letra. E ah: é o irmão caçula do saudoso Doutor Sócrates!

Recheada de boas histórias, a sua vida sempre foi marcada por muito profissionalismo, sendo então, um prato cheio para biografias, e aos 54 anos, seguirá escrevendo novos capítulos por muitos e muitos anos.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre a vida do nosso craque!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre os nossos grandes atletas! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim, é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o craque, em português, e por ordem do ano de lançamento, são:

– Raí: auto_fotobio.
capa do livro rai autofotobio
Ano: 2015.
Autor: Raí.
Editora: Olhares.
ISBN: 9788562114304.
Páginas: 164.
Sinopse: “Raí foi um dos melhores jogadores do mundo ao longo da década de 1990. É ídolo supremo do São Paulo, e também do Paris Saint-Germain, clubes onde fez carreira, em uma trajetória repleta de títulos, incluindo a Copa de 1994, o Mundial de Clubes, duas Libertadores, Copa da Europa, Campeonatos Brasileiros, Franceses, Paulistas e muitos outros. Conquistou tudo o que podia. No livro Raí auto_fotobio, o craque, que acaba de completar 50 anos, conta da infância, da família e da descoberta da vocação e início de carreira, aos 17 anos, no Botafogo de Ribeirão, com a responsabilidade de ser irmão do Dr. Sócrates, grande – e o mais controvertido – jogador da época. Em seguida, repassa a carreira e sua vida pessoal em paralelo, avaliando os privilégios e restrições que essa vida dupla oferece. E chega ao pós-carreira, em que também tem colecionado realizações relevantes como a Fundação Gol de Letra, a Ong Atletas pelo Brasil e a empresa Raí+Velasco. No livro, cada relato é acompanhado de um conjunto de imagens, somando cerca de 100 fotos e reportagens, que permitem ao leitor visualizar a história em campo, nas narrativas da época e em momentos da vida privada de Raí, sendo conduzido por essa sequência integrada de textos e imagens.”.

– Raí. Como gostar de esporte – Histórias da minha infância à adolescência para motivar a prática da atividade física.
capa do livro rai como gostar de esporte historias da minha infancia a adolescencia para motivar a pratica da atividade fisica
Ano: 2013.
Autor: Raí.
Editora: Abril.
ISBN: 9788536414836.
Páginas: 186.
Sinopse: “Como gostar de esporte não é um segredo. Mas Raí conta no livro lançado em 2013, pela Editora Abril, histórias inéditas e divertidas de sua infância e adolescência e dá espaço para que 36 renomados especialistas apontem, por meio de estudos científicos, como as táticas adotadas pela família do craque podem ajudar no estímulo à pratica esportiva.”.

– Raí. Para ser jogador de futebol: Dicas de um campeão para você se tornar um jogador profissional de sucesso.
capa do livro rai para ser jogador de futebol dicas de um campeao para voce se tornar um jogador profissional de sucesso
Ano: 2012.
Autores: Raí, Soninha e Milly Lacombe.
Editora: Senac-RJ.
ISBN: 9788589894319.
Páginas: 128.
Sinopse: “Mais de 180 milhões de habitantes, quase 180 milhões de pessoas interessadas em futebol. Seja pela saudável atividade, pela devoção ao time do coração, pelas inesquecíveis jogadas, seja pelas promissoras possibilidades de realização profissional, o futebol é, indiscutivelmente, uma das grandes paixões nacionais. Único país a participar de todas as Copas do Mundo, inclusive das três últimas finais, o Brasil tem, hoje, mais de 13 mil jogadores profissionais. Destes, a cada ano, cerca de 800 vão jogar no exterior, o que é, até mesmo mais do que jogar na Seleção Brasileira, o ápice do sonho para milhares de jovens, de todas as classes. Mas como orientar os adolescentes que têm interesse nessa área? Como reconhecer o talento e a verdadeira vocação? Como começar uma carreira profissional? O que distingue um bom jogador de um craque? Como lidar com os medos, as pressões e o sucesso? Esses e inúmeros outros pontos são muito bem expostos pelo jogador Raí no livro Para ser jogador de futebol , escrito em parceria com Milly Lacombe e Soninha Francine, reconhecidas experts e declaradas amantes do futebol. O subtítulo Dicas de um campeão para você se tornar um jogador profissional de sucesso traduz muito bem tudo aquilo a que o livro se propõe. A vitoriosa vida de Raí serve como oportuna referência para um mergulho aprofundado no assunto, reunindo seus indispensáveis ensinamentos, preciosas dicas de Soninha e sensatas análises de Milly. Os três iniciam o livro discutindo as relações entre felicidade e futebol e como cada jogo deve refletir o melhor de cada indivíduo – paixão, dedicação, superação e perseverança. No capítulo Será que eu levo jeito para a coisa?, o relato de como Raí soube que, um dia, seria um verdadeiro craque é um pretexto perfeito para explicar o que é talento, as diferenças entre técnica e habilidade, a importância da coordenação motora.”.

– Raí: 1992 – O mundo em três cores.
capa do livro rai 1992 o mundo em tres cores
Ano: 2012.
Autores: André Plihal e Raí.
Editora: Panda Books.
ISBN: 9788578882532.
Páginas: 104.
Sinopse: “O início dos anos 1990 estava difícil para o futebol brasileiro. A recente derrota na Copa da Itália para a Argentina, os campeonatos internos desprestigiados, o público deixando as arquibancadas… o sentimento de tristeza imperava na alma do então tricampeão do mundo. É nesse cenário que começa a surgir um grupo de jogadores comandados por um mestre que transformava depressão em euforia. Pela primeira vez o São Paulo se tornaria campeão do mundo, desbancando um dos maiores clubes do mundo, o Barcelona. O líder da equipe, Raí, e o jornalista André Plihal contam em 1992 – O mundo em três cores de que forma o time cresceu e virou uma máquina de ganhar títulos, jogando o mais puro futebol brasileiro, em toda a sua essência. Raí faz um retrato fiel de Telê Santana, de como o técnico unia e comandava os jogadores, e explica a importância de cada integrante do esquadrão, exaltando o trabalho em equipe e o respeito que tinham um pelo outro. O livro ainda traz a ficha técnica de todos os jogos da temporada de 1992 e um caderno de fotos para nenhum fanático botar defeito. Na caixa também vem um flipbook com os dois golaços de Raí na final contra o Barcelona, para o torcedor rever os momentos decisivos da partida a qualquer hora.”.

– Turma do infinito.
capa do livro turma do infinito
Ano: 2011.
Autor: Raí.
Editora: Cosac & Naify.
ISBN: 9788575039694.
Páginas: 56.
Sinopse: “Raí, ex-jogador da seleção brasileira de futebol e dos clubes São Paulo e Paris Saint-Germain, apresenta a seus admiradores uma outra habilidade: a de escritor. O lançamento de Turma do infinito pela Cosac Naify marca sua estreia como autor na literatura infanto juvenil. Ele, que já realiza um trabalho social com crianças reconhecido internacionalmente por meio da Fundação Gol de Letra, escolheu este público para dividir sua mensagem: juntos, podemos fazer a diferença no mundo que nos cerca. No livro, Raí nos apresenta os amigos Sol, Filó e Sofia que, com a recém-chegada Zen, formam a Turma do infinito. Acompanhamos a trajetória dos personagens desde o nascimento, quando tudo parece orbitar ao redor deles. No colégio se conhecem e percebem que fazem parte do mesmo mundo. Por meio das ilustrações de Jan Limpens, acompanhamos o crescimento das crianças e suas transformações, além de todos os elementos que compõem o universo infantil: brincadeiras, atividades escolares e excursões. O grupo vai descobrir que, para viver em sociedade, é preciso haver tolerância. O livro aborda uma questão importante: a busca do próprio lugar na vida, como indivíduo e também na sociedade.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close