Lista de livros sobre: Coaching Esportivo.

coaching esportivo

Fala, galera!

Esse é mais um, dentre vários textos, onde irei reunir os principais livros nacionais e internacionais sobre as profissões envolvidas no futebol! A ideia é ajudar os profissionais que já trabalham na área, os que pretendem trabalhar, os estudantes e os pesquisadores.

Conheço bem as dificuldades de encontrar os livros sobre o esporte bretão no nosso país e, espero poder contribuir para melhorar esse cenário!

Aproveito para ratificar o que já falei em algumas oportunidades: além da leitura técnica sobre o tema, é muito importante também a leitura das biografias dos grandes profissionais e das grandes referencias na sua área de atuação, neste caso, os principais coachings esportivos do mundo que, muito em breve, ganharão uma lista só sua, também!

Aqui no Brasil, a profissão de Coach Esportivo é bastante recente! Os primeiros profissionais dedicados a área ganharam notoriedade a partir dos anos 2000 e tem recebido cada vez mais espaço nas comissões técnicas.

Atualmente, há vários cursos voltados para a área do coaching esportivo, tanto online quanto presenciais. Numa busca rápida na internet é possível encontrá-los e saber mais detalhes sobre eles.

Acrescentar o uso de técnicas utilizadas em outras modalidades esportivas, como por exemplo: o tênis, o basquete, o vôlei, o futsal e o handebol, ajudará o seu atleta a atingir o máximo do seu potencial, acrescentando a ele, as peculiaridades de cada prática esportiva, que exigem elementos diferentes dos seus praticantes.

Além disso, é importante frisar que o coaching esportivo deve sempre associar o seu conhecimento a outras áreas, como por exemplo: a psicologia e a psiquiatria do esporte, baseando-se sempre também na literatura e pesquisas realizadas nessas áreas.

Além dos livros impressos, no Brasil e no exterior, sobre o tema, já foram produzidos muitos artigos, monografias, dissertações, teses, entrevistas, notícias, matérias, reportagens, e-books, vídeos, DVDs e VHSs, por excelentes profissionais, que poderão auxiliar, e muito, o seu aprofundamento sobre o tema!

Finalizo, então, fazendo um pedido: escrevam sobre o coaching esportivo! Em outras línguas, como o inglês, é maior o número de obras lançadas e isso ajuda demais aos seus respectivos países. Vamos unir forças e ajudar a alavancar o futebol brasileiro!

Enfim é chegada a grande hora! Os principais livros impressos sobre o tema (por ordem do ano de lançamento), são:

– Coaching esportivo: 100 perguntas para aprimorar autoconhecimento, inteligência emocional e performance.
capa do livro coaching esportivo 100 perguntas para aprimorar autoconhecimento inteligencia emocional e performance
Ano: 2019.
Autor: Hélio Fádel.
Editora: Matrix.
ISBN: 9788582305331.
Páginas: 100.
Sinopse: “Quem vê um atleta se consagrando, muitas vezes não enxerga o tamanho da pressão que ele precisou suportar, o desgaste mental e físico que ele sofreu, a superação de limites e de rivalidades que ele enfrentou e tantas outras dificuldades que estiveram no caminho da vitória. Este livro em forma de caixinha foi escrito com o objetivo de elevar a capacidade e o desempenho dos que querem atingir resultados melhores, com o apoio de técnicas atuais e de estudos científicos embasados em coaching e em psiquiatria do esporte. Mais do que treinar muito, é preciso planejar bem a carreira para saber como e aonde chegar. E lembrar que os principais desafios a serem vencidos estão dentro de nós mesmos.”.

– Coaching Esportivo & Saúde: Estratégias para melhorar o rendimento esportivo e o bem-estar físico.
capa do livro coaching esportivo e saude estrategias para melhorar o rendimento esportivo e o bem estar fisico
Ano: 2015.
Autores: André Percia, Daniel Abissamra e Maurício Sita.
Editora: Ser Mais.
ISBN: 9788563178794.
Páginas: 224.
Sinopse: “Aumente a performance e administre bem os estados emocionais para alcançar um ótimo rendimento esportivo e até melhorar a saúde. Você sabia que o domínio da mente é capaz de auxiliá-lo em momentos cruciais do seu cotidiano? Neste livro, coaches, especialistas em saúde e do meio esportivo trazem dicas tanto para melhorar o desemprenho nos esportes quanto para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Tratam de temas indispensáveis como concentração, planejamento profissional e pessoal, e ensinam a definir metas claras e objetivos. Se o seu intuito é conquistar excelentes resultados, descubra aqui como eliminar crenças e ser mais assertivo.”.

– O jogo interior do tênis: O Guia Clássico para o Lado Mental da Excelência no Desempenho.
capa do livro o jogo interior do tenis o guia classico para o lado mental da excelencia no desempenho
Ano: 2015.
Autor: W. Timothy Gallwey.
Editora: Sport Book.
ISBN: 9788569371014.
Páginas: 160.
Sinopse: “O livro já vendeu mais de um milhão de cópias e foi o responsável por impulsionar o estilo que hoje conhecemos popularmente por “Jogo mental”. Ele oferece um método revolucionário de aprender e refletir sobre o jogo. – Harvard Tennis News Em vez de propor técnicas de jogo, este livro se concentra no fato de que todo jogo é composto por duas partes: exterior e interior. O jogo exterior é disputado contra os oponentes e é repleto de eventos inesperados; já o interior acontece dentro da mente do jogador, sendo seus principais obstáculos: a insegurança e a ansiedade. Com o elevado nível técnico e preparo físico dos jogadores da atualidade, o Jogo interior é muitas vezes o fator decisivo para colocar o troféu de um Grand Slam nas mãos de um jogador. Trata-se de psicologia esportiva. Este brilhante livro, chamado por Billie Jean King (detentora de 39 títulos de Grand Slams) de a Bíblia do Tênis, traz as teorias de Gallwey sobre concentração, eliminação de vícios de jogo, autoconfiança dentro da quadra e consciência individual. A filosofia aqui apresentada transcende o mundo esportivo e se estende para os negócios, para melhoria de performance, para um novo estilo de vida.”.

– Coaching Esportivo: Um valioso processo usado para alcançar metas e melhorar resultados, amplamente testado e aprovado por profissionais do futebol.
capa do livro coaching esportivo um valioso processo usado para alcancar metas e melhorar resultados amplamente testado e aprovado por profissionais do futebol
Ano: 2014.
Autores: Gustavo D’ Ávila e Lulinha Tavares.
Editora: Leader.
ISBN: 9788566248166.
Páginas: 208.
Sinopse: “Considerada uma das profissões que mais cresce no mundo desde a última década, o Coaching começou a ganhar mais espaço no futebol há aproximadamente seis anos e vem ocupando a cada dia mais aceitação e sendo cada vez mais utilizado por atletas, comissões técnicas e gestores. Este Livro se propõe a explicar para o leitor, utilizando-se de uma linguagem simples e objetiva, o que significa esse termo Coaching, quem é esse profissional – o Coach -, como ele atua, como esse processo se desenvolve no desporto de alto rendimento e como está auxiliando os desportistas a alcançarem suas metas e melhorarem seus resultados. Considerada uma das profissões que mais cresce no mundo desde a última década, o Coaching começou a ganhar mais espaço no futebol há aproximadamente seis anos e vem ocupando a cada dia mais aceitação e sendo cada vez mais utilizado por atletas, comissões técnicas e gestores. Este Livro se propõe a explicar para o leitor, utilizando-se de uma linguagem simples e objetiva, o que significa esse termo Coaching, quem é esse profissional – o Coach -, como ele atua, como esse processo se desenvolve no desporto de alto rendimento e como está auxiliando os desportistas a alcançarem suas metas e melhorarem seus resultados.”.

– Formando Atletas De Futebol com Coaching.
capa do livro formando atletas de futebol com coaching
Ano: 2012.
Autor: Ricardo Policarpo de Oliveira.
Editora: Ser Mais.
ISBN: 9788563178671.
Páginas: 144.
Sinopse: ““Formando Atletas de Futebol com Coaching” traz aos leitores o lado do futebol longe da fama, os desafios da carreira, principalmente àqueles que abandonam a família e os estudos para dedicação exclusiva ao futebol. Porém, mesmo sendo uma carreira de sucesso para pouquíssimos sonhadores, o intuito deste livro é apoiá-los e orientá-los a terem muito foco por meio das ferramentas do coaching, visando alcançar seu objetivo maior, serem atletas profissionais de futebol, além de proporcionar uma visão detalhada do mundo da bola aos apaixonados pelo esporte. A importância de um Plano B profissional para estes enquanto estiverem nas categorias de base dos clubes é fundamental, já que muitos deles não serão profissionalizados como atletas. Estarem matriculados e estudando torna-se uma necessidade. Dessa forma, conseguiremos reduzir a quantidade de jovens frustrados por não alcançarem seus objetivos no futebol, uma vez que conseguirão adentrar ao mercado de trabalho por meio de outra profissão. Não podemos continuar permitindo que nossos jovens, os sonhadores com o futebol, cheguem aos 20 anos sabendo apenas jogar.”.

P.S.: Caso você tenha interesse em comprar alguma das obras aqui citadas, tenha alguma sugestão, reclamação, indicação ou interesse em mais informações, favor enviar um e-mail para:

literaturaefutebol@outlook.com.br

ou uma mensagem no WhatsApp para:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S.: Aproveito para ratificar que as sinopses foram escritas pelas editoras e/ou autores dos livros, não expressando necessariamente a minha opinião pessoal sobre a obra.

P.P.P.S.: Confira também a nossa lista de livros sobre Psicologia do Esporte:

Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close