Lançamento do livro Dom Lauthenay + Entrevista ao Globo Esporte!

Fala, galera!

Na noite de ontem, aconteceu em Maceió, durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2019, no Arquivo Público de Alagoas (APA), stand da Imprensa Oficial, o lançamento do livro: “Dom Lauthenay um quixote do esporte nacional: Vida, obra e luta do guardião da memória esportiva alagoana e brasileira”, de autoria de Mário Lima e Wellington Santos.

convite lancamento do livro dom lauthenay um quixote do esporte nacional vida obra e luta do guardiao da memoria esportiva alagoana e brasileira
A obra, que conta com 400 páginas, narra a trajetória do maior cronista esportivo e pesquisador da história do esporte bretão, de Alagoas e conta bastidores da vida do fundador do Museu dos Esportes Edvaldo Alves Santa Rosa – Museu Dida, que fica localizado no estádio Rei Pelé, no bairro do trapiche, em Maceió. Museu esse, que conta com todo o seu acervo pessoal de pesquisa e itens de coleção, e fica aberto diariamente, com entrada gratuita!

A noite foi muito bacana, e o lançamento foi um sucesso! Estiveram presentes, grandes personagens do esporte e da crônica esportiva alagoana, além, claro, dos familiares dos autores e do biografado, transbordando todos, em alegria!

O ponto auto para mim, na noite de ontem, foi finalmente conhecer pessoalmente o Lauthenay Perdigão, fonte de inspiração e de quem sou admirador. O presenteei com uma camisa do Literatura & Futebol, ganhei autógrafos e claro, registrei em várias fotos!

Somado a isso, tive a oportunidade de dar uma entrevista ao Globo Esporte, onde aproveito para registrar aqui, mais um agradecimento a Emanuelle Borba, que foi a grande responsável por isso! Mais uma vez, obrigado! Fico te devendo várias!

Se liga como ficaram as entrevistas:

” Um fã de Salvador
Léo Lyra, fã de Lauthenay, ao lado de seu ídolo — Foto: Emanuelle Borba/GloboEsporte.com
Léo Lyra, fã de Lauthenay, ao lado de seu ídolo – Foto: Emanuelle Borba/ GloboEsporte.com

Léo Lyra, de 22 anos, não é alagoano, mas isso não o impediu de ser fã do trabalho e da própria história de vida de Lauthenay. O estudante de biblioteconomia, baiano, natural de Salvador, já tentou a carreira de jogador, é amante do esporte e, inclusive, achou uma maneira de conciliar o estudo com o futebol. Para ele, essas duas coisas podem andar juntas sem problema.

– Eu pesquiso e escrevo sobre livros de futebol. É basicamente isso. Eu vim para jogar num time profissional, mas acabou não rolando por alguns problemas. Eu joguei no profissional, na segunda divisão lá no Paraná. Eu vim para Maceió, para jogar a primeira divisão. O Literatura e Futebol, hoje, é um espaço para divulgação de livros sobre futebol e também para vendas. Eu preciso me manter e, como isso demanda muito tempo, eu comercializo os livros. Começou como um espaço para fomentar a leitura sobre futebol, porque no Brasil todos entendem do esporte, gostam mesmo, nem que seja de quatro em quatro anos na Copa do Mundo. A gente tenta trazer essas pessoas para o mundo da leitura através do futebol.

Léo revelou ter descoberto na Bienal mais sobre o fundador do maior acervo esportivo de Alagoas. Ficou encantado.

– Eu conheci quando cheguei aqui, em 2017, porque sou de Salvador. Eu descobri o livro dele na Bienal que teve, e comprei. Fiquei maluco com as histórias. Comecei a pesquisar sobre ele, fui ao Museu dos Esportes algumas vezes. Lá tem uma biblioteca também, fiquei doido para arrumar tudo e organizar (risos). Espero chegar no patamar dele. O fato dele tornar pública todas essas conquistas, toda essa parte de preservação do futebol alagoano e brasileiro, me encanta profundamente. A gente não pode deixar isso cair em esquecimento. Ser o que Lauthenay é hoje, seria uma realização pessoal, de sonho de menino.”.

Devagarzinho vou conquistando o meu lugar ao sol, e agradeço demais a todos vocês que ajudam o Literatura & Futebol a crescer a cada dia, essa conquista é nossa!

Vamos por mais!

P.S.: Para aquisição da obra: “Dom Lauthenay um quixote do esporte nacional: Vida, obra e luta do guardião da memória esportiva alagoana e brasileira” entre em contato via WhatsApp:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

P.P.S: Confira as publicações originais do Globo Esporte:

Site: Clique aqui!
Televisão: Clique aqui!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close