Livro Nacional, nos trilhos do futebol brasileiro.

Capa do livro Nacional nos trilhos do futebol brasileiro
Ano de lançamento: 2019. Autor: Leandro Massoni Ilhéu. Editora: Flutuante. Páginas: 488.

A indicação de hoje foi escrita pelo jornalista esportivo Leandro Massoni, um paulista da Zona Norte que é um apaixonado por futebol. Recentemente, foi homenageado, na Câmara Municipal de São Paulo, durante a cerimônia de comemoração dos 100 anos do Nacional, pelos seus serviços prestados ao clube e ao esporte, por conta dos seus trabalhos que visam a conservação da memória e história  do Naça, através do livro indicado hoje e do documentário: “O Futebol Nacional”, lançado em 2012.

Prefaciado pelo ilustre Mauro Beting, com a participação de grandes nomes do nosso jornalismo, como: Celso Unzelte, Milton Neves, Luiz Ademar, Jota Júnior, Flávio Prado, Michelle Giannella e Odir Cunha. Não tinha como sair algo diferente do resultado final!

Um grande clube, merece um grande livro, são 488 páginas, frutos de muita pesquisa e anos de dedicação, que começa trazendo um resgate histórico, importantíssimo, do pai do futebol brasileiro, Charles Miller, através do seu biógrafo, John Mills, passando pela fundação da ferrovia São Paulo Railway (SPR), que ligava a cidade de Santos à Jundiaí, e trazendo os detalhes de como essa linha férrea ajudou na implantação do esporte bretão no Brasil.

A obra traz, ainda, entrevistas com grandes atletas com passagem pelo clube, como: Magrão (Goleiro), Dodô (Ex-atacante), Zé Carlos (Ex-Lateral direito), Cacau (Ex-Atacante naturalizado alemão), Índio (Ex-Lateral direito) e Biro Biro (Ex-Meio campo).

Durante a narrativa, várias curiosidades são trazidas a tona e, uma delas, me chamou atenção: o Nacional se chamava SPR em homenagem a empresa, de mesmo nome, que tinha sede na famosa Estação da Luz na capital paulista e que bancava o clube da Barra Funda. Durante a década de 1940, no período em que ocorreu a 2ª Guerra Mundial, o clube foi obrigado a mudar de nome, assim como os conhecidos Palestras: Palmeiras e Cruzeiro.

Leitura mais que recomendada a todos os apaixonados por futebol, pesquisadores do início do esporte no Brasil e, claro, a toda torcida Nacionalina!

Aproveito para fazer um pedido: escrevam sobre os clubes de futebol! Vamos ajudar a preservar a nossa história e a construir um futuro melhor para todos!

Deixo aqui registrado também, o parabéns para essa agremiação histórica e meu sincero desejo de dias melhores no clube da Barra Funda!

Vamos por mais!

Para aquisição da obra, compre via WhatsApp:

(71) 9 8760-5501 – Leo Lyra.

Aproveito para agradecer o autor Leandro Massoni que, gentilmente, me enviou um exemplar, autografado, do livro, que agora tem lugar de destaque na minha biblioteca! Valeu, xará!

Para quem se interessou pelo documentário citado na indicação, ele é dividido em 2 partes, e os links para que você possa assistir, de forma gratuita, no YouTube, estão logo abaixo:

Parte 1 Parte 2

Saiba mais: O Nacional Atlético Clube é um dos clubes mais tradicionais da cidade de São Paulo. Manda os jogos no seu estádio: o Nicolau Alayon, que também é conhecido como Comendador Souza, devido a sua localização. Fundado em 16 de fevereiro de 1919, completou 100 anos recentemente e foi rebaixado para à série A3 do Campeonato Paulista no último dia 30/03, num clássico contra o Juventus da Mooca, onde o moleque travesso venceu o clube ferroviário por 3X2.

Os principais títulos da agremiação, são:
Campeonato Paulista Série A3: 1994, 2000 e 2017; Campeonato Paulista da Segunda Divisão: 2014 e Copa São Paulo de Futebol Júnior: 1972 e 1988.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close