Psiquiatria do esporte.

 

Ano de publicação: 2018.
Autor: David MacDuff e Helio Fádel.
Editora: Manole.
Páginas: 302.

Aproveitando o embalo da proximidade da Copa do Mundo, ápice do futebol profissional no que diz respeito ao desempenho: técnico, físico, tático e mental; o livro a ser indicado por aqui, trata dos aspectos da saúde mental do atleta, e como um psiquiatra do esporte pode intervir para que o mesmo possa estar mentalmente 100%.

A temática é nova no Brasil, e o autor e tradutor da versão brasileira, Dr. Helio Fádel é a referência nacional no que se refere a Psiquiatria do Esporte. A versão em inglês fica por conta do Dr. David MacDuff, que é pioneiro e referência mundial do tema.

São 11 capítulos que abordam a temática de uma maneira bem completa, passando por todo o contexto de atuação do psiquiatra, exemplificando com muitos casos reais a forma de atuação e como se fez imprescindível a presença e o trabalho desse profissional no meio esportivo.

O último capítulo do livro é dedicado exclusivamente ao futebol brasileiro e evidencia o quão deficitária e negligenciada é a saúde mental do atleta, durante a sua formação nas categorias de base, e como essa realidade se reflete nos profissionais.

Ao abordar o contexto do futebol nacional, passando pelo racismo, pelas dificuldades de calendário, financeiras, as barreiras para o futebol feminino e os e-sports, o livro cumpre a sua função social de forma muito interessante ao trazer o tema para o meio acadêmico, no qual a discussão sobre o futebol é relativamente recente. Unindo assim, a teoria e a realidade prática.

Sabemos o quanto as profissões de: psiquiatra e psicólogx são um tabu aqui no Brasil por conta principalmente da falta de conhecimento de parcela da sociedade e, tenho certeza de que a inserção de especialistas da área dentro do esporte, ajudaria a romper com essas barreiras e fazer com que a nossa sociedade se acostumasse com a presença e o trabalho destes profissionais, chegando finalmente ao fim, o clichê, recheado de preconceito, de que: “psicólogx e psiquiatra é coisa de maluco”.

Vamos por mais!

P.S.: Segue link para aquisição da obra:

http://www.heliofadel.com.br/livro/

P.P.S.: Confira nos links abaixo matérias acerca do livro:

 

P.P.P.S.: Fique por dentro de todas as novidades do Dr. Helio Fádel e do seu trabalho com a Psiquiatria do Esporte, através dos links abaixo:

logo 2

E-mail: heliofadel@abp.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/heliofadelpsiquiatra/

Instagram: https://www.instagram.com/helio.fadel/

Instagram 2: https://www.instagram.com.br/prosportjf

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/helio-fádel-3b81b7156/

Site: http://www.heliofadel.com.br/

Aproveito para agradecer ao Dr. Helio Fádel pelo livro autografado, que hoje tem papel de destaque no acervo do Literatura&Futebol.

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close