Posso crer no amanhã. #forçachape

posso crer no amanhã

Há exatos 365 dias, ocorria o acidente com a delegação da Chapecoense. Foram 6 sobreviventes, dentre eles, o zagueiro Neto, o último a ser resgatado. Essa parte da história, quase todos nós conhecemos e o livro vem justamente para revelar o lado que não é de conhecimento público, em uma narrativa de leitura simples e direta conhecemos os bastidores do acidente e da sua recuperação, a partir de relatos dele, dos familiares, dos médicos e demais pessoas envolvidas, além de falar da carreira do craque, desde o início da sua trajetória profissional, trazendo as dificuldades e glórias de uma linda carreira que deve ser retomada em breve e conta com toda a nossa torcida e orações.

Numa história que passa por jogar em clubes que não pagam salários, mal estruturados, com um calendário sem competições durante a maior parte do ano, sofrendo com várias lesões e contando com o apoio incondicional da família, esse relato poderia ser a de milhares de brasileiros numa triste coincidência do mundo da bola, e que confesso, me surpreendeu, afinal não esperava que ele tivesse vivido o que a maioria de nós vive/viveu e me deixou mais ainda na torcida pela recuperação do Neto.

Trazendo detalhes do dia-a-dia do hospital, da nova rotina para amigos e familiares que estavam na Colômbia enquanto ele se recuperava, o livro é impactante. A vontade de viver que ele demonstra e a fé de toda a sua família, é surpreendente. Os detalhes do acidente, o sonho premonitório que teve, a reação ao acordar do coma e o pós operatório são muito claros e ricos em detalhes, nos dando a sensação de que estamos lá, vivendo todo aquele momento.

Ao povo Colombiano, mais uma vez o agradecimento dos seus irmãos Brasileiros, jamais esqueceremos o que fizeram por nós. Menção honrosa ao clube Atlético Nacional, adversário naquela final que jamais aconteceu, e que gentilmente cedeu o posto de Campeões Sul-Americanos aos eternos guerreiros da Chapecoense.

Confesso ter sido difícil escrever esse texto, perdi pessoas conhecidas no acidente, as quais sofri a sua morte como se familiar fosse. Espero que tenhamos aprendido as lições que a tragédia proporcionou, e que enquanto funcionários do mundo da bola possamos ser mais protegidos contra essas mazelas que muitos gestores do futebol Brasileiro nos proporcionam e que nesta ocasião infelizmente gerou a morte de 71 pais de família:

Jornalistas:Victorino Chermont – FOX, Rodrigo Santana Gonçalves – FOX, Deva Pascovicci – FOX, Lilacio Pereira Jr. – FOX, Paulo Clement – FOX, Mário Sérgio – FOX, Guilherme Marques – Globo, Ari de Araújo Jr. – Globo, Guilherme Laars – Globo, Giovane Klein Victória – RBS (repórter da RBS TV de Chapecó), Bruno Mauri da Silva – RBS (técnico da RBS TV de Florianópolis),Djalma Araújo Neto – RBS (cinegrafista da RBS TV de Florianópolis), André Podiacki – RBS (repórter do Diário Catarinense), Laion Espindula – Globo Esporte (repórter de Chapecó), Renan Agnolin (Rádio Super Condá), Gelson Galiotto (Rádio Super Condá), Fernando Schardong (Rádio Chapecó), Edson Ebeliny (Rádio Chapecó), Douglas Dorneles (Rádio Chapecó), Jacir Biavatti (Rádio Chapecó).
Tripulação: Miguel Quiroga, Ovar Goytia, Sisy Arias, Romel Vacaflores, Alex Quispe, Gustavo Encina, Angel Lugo.
Jogadores da Chapecoense: Danilo (goleiro), Filipe Machado (zagueiro), William Thiego (zagueiro), Marcelo Augusto (zagueiro), Dener Assunção (lateral), Mateus Caramelo (lateral), Gimenez (lateral), Ananias Monteiro (meia), Arthur Maia (meia), Cleber Santana (meia), Gil (volante), Matheus Biteco (volante), Sérgio Manoel (volante), Josimar (volante), Bruno Rangel (atacante), Aílton Canela (atacante), Everton Kempes (atacante), Lucas Gomes (atacante), Tiaguinho (atacante).
Comissão Técnica e Convidados: Caio Júnior (técnico), Eduardo Filho, Anderson Araújo, Anderson Martins, Marcio Koury, Rafael Gobbato, Luiz Cunha, Luiz Grohs, Sérgio de Jesus, Anderson Donizette, Andriano Bitencourt, Cleberson Fernando da Silva, Emersson Domenico, Eduardo Preuss, Mauro Stumpf, Sandro Pallaoro, Nilson Jr., Decio Filho, Jandir Bordignon, Gilberto Thomaz, Mauro Bello, Edir De Marco, Daví Barela Dávi, Ricardo Porto, Delfim Pádua Peixoto Filho.

Na página 12 do livro nas últimas linhas há uma pequena observação: “Por entender a relevância de Posso crer no amanhã como uma história que precisa ficar registrada, a Editora Vida firmou contratualmente que 100% do lucro gerado por esta obra será doado para fins beneficentes destinados pelo próprio jogador”. Como forma de promover essa ação muito legal por parte da Editora Vida e com o intuito de incentivar projetos como esse, segue o link para compra do livro, no site da Editora Vida:
http://www.editoravida.com.br/p/1763-posso-crer-no-amanha/

20171128_170715.jpg
No dia 28/10 Neto esteve presente em Salvador fazendo o lançamento do seu livro e distribuindo autógrafos. Por motivos pessoais não pude estar presente, mas meu pai e minha irmã compareceram e me presentearam com esta dedicatória no livro em que recebi. Fica registrado então o meu agradecimento ao Grande Neto, obrigado pelo livro e por ter mostrado o quão é grande o Deus em que acreditamos!

P.S.: “Gostaria de deixar registrado aqui o apoio incondicional do L&F aos familiares dos sobreviventes nas batalhas judiciais que vem sendo travadas à respeito do não cumprimento, até agora, dos direitos que lhes são garantidos. Com um forte desejo de que essa situação seja resolvida o mais rápido possível e a disposição para ajudar no que necessário for.” – Leo, criador do blog Literatura & Futebol.

 

Um comentário em “Posso crer no amanhã. #forçachape

  1. Tainá Costa 28/11/2017 — 21:01

    Muito bom !!! Parabéns!!! ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close